Primeira fase do Open Banking começa em 1º de fevereiro no Brasil

A primeira fase do Open Banking já está em operação, ela se iniciou no primeiro dia deste mês. O sistema promete revolucionar o que hoje conhecemos como mercado financeiro.

A primeira fase deveria ter começado ainda em novembro, mas foi adiada para fevereiro de 2021 devido a pedido das instituições financeiras. À época as alegações eram que a maioria dos esforços e serviços tecnológicos estavam em ação, principalmente por conta da movimentação do auxílio emergencial e lançamento do Pix – um serviço de pagamento instantâneo.

Veja o cronograma do open banking:

  •  A segunda fase seria 31 de maio agora é 15 de julho.
  • A terceira foi mantida para 30 de agosto.
  • A quarta e última fase foi transferida de 25 de outubro para 15 de dezembro.

Quando a fase final for completada, as instituições financeiras poderão ter mais dados dos clientes e consequentemente oferecer melhores serviços. Para isso, será necessária a autorização do cliente.

Ainda tem dúvida? Nós preparamos uma série de perguntas e respostas abaixo:

O que é Open Banking?

Em tradução livre, Open Banking significa “banco aberto” ou “sistema bancário aberto”. Em outras palavras, significa que os seus dados não serão somente posse de um único banco.

Ou seja, seus dados e histórico bancário poderá ser compartilhado entre os bancos. Para isso, será necessária a autorização pelo responsável da conta.

Essa funcionalidade promete entregar serviços financeiros personalizados, independente se você tiver conta no banco que deseja a contratação de algum serviço financeiro.

Isso seria possível porque o banco A, receberia informações do banco B, a qual a pessoa tem conta e poderia entregar um serviço de acordo com o perfil do cliente.

A funcionalidade promete também aumentar a competitividade entre os bancos, na hora de atrair cliente e oferecer linhas de crédito.

O sistema já funciona em outro lugar do mundo?

Sistemas similares já funcionam no Reino Unido desde 2008. A Austrália e outros países, como o EUA, também estudam aderir à medida.

Neste caso, cada país deve definir sua legislação e estruturas para que isso aconteça. Levando em consideração que cada país possui seu mercado financeiro diferenciado entre si.

Todos os bancos participarão do Open Banking?

Não. Os bancos tradicionais como Santander, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco serão obrigados a aderir ao Open Banking. Já outras instituições financeiras tem liberdade de escolha, como o Nubank, que é uma fintechs.

Quem irá monitorar todo este sistema?

O Open Banking será monitorado pelo Banco Central. Entre os atribuições do banco público será verificar se a legislação está sendo cumprida e punir participantes que a descumpram.

Por fim, vale destacar que todo e qualquer dado só será fornecido com a autorização do cliente.

Leia Também:

Pagamentos por Whatsapp podem ser liberados até o 1º trimestre de 2021; VEJA!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.