‘Prévia’ do PIB indica retração de 4,05% em 2020

No fim da semana passada, o Banco Central (BC) divulgou o seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). Esse índice é considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB). E o índice apontou que a economia do Brasil diminuiu em 4,05% no ano passado.

Se o índice for confirmado, o tombo do PIB vai interromper histórico de três altas consecutivas no nível de atividade do país. Além disso, se confirmado, será a maior contração desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A série histórica foi iniciada em 1996. Até então, o PIB era calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O PIB é calculado com a soma de todos os bens e serviços que o país produziu. O índice será divulgado oficialmente apenas no dia 3 de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa realizada pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras, a expectativa do mercado é para retração de 4,3% em 2020. Para o Ministério da Economia, a estimativa de queda é de 4,5%. E para o Banco Central, a retração será de 4,4%

A retração foi impactada pela pandemia do novo coronavírus, que ocasionou medidas de isolamento social e fechamento do comércio. Nos últimos meses, vem sendo notada uma retomada da produção e vendas e os números mostram a saída do cenário de recessão.

Evitando um PIB ainda pior, o governo criou auxílio aos mais vulneráveis em 2020, desembolsando R$ 524 bilhões. O auxílio emergencial foi o programa mais abrangente, com pagamento de R$ 293 bilhões para trabalhadores informais. Também foi criado programa para minimizar o desemprego, programas de crédito e auxílio financeiro aos estados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.