Prévia do PIB indica queda de 9,73% na economia do Brasil

Índice representa maior recuo desde o início da série histórica

Foi divulgado nesta quinta-feira, 18 de junho, que o nível de atividade econômica do Brasil recuou 9,83% em abril, quando comparado à março. A porcentagem foi calculada pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) e divulgado pelo Banco Central (BC).

O nível de atividade da economia é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O PIB, por sua vez, é o índice que calcula os bens e serviços produzidos pelo Brasil, ele é o mais popular índice para medir a evolução da economia do país. Neste caso, o índice indica retração de quase 10%.

A retração é consequência da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, que foram sentidas com mais intensidade a partir de março, quando o Brasil passou a aderir ao isolamento social. O valor de 9,73% teve ajuste sazonal, que “compensa” para comparar períodos diferentes do ano.

A série histórica foi iniciada em janeiro de 2003 e, desde então, há 17 anos, esse foi o maior índice de retração. Em março, quando o isolamento social foi iniciado, representando o primeiro mês de impacto da pandemia na economia do Brasil, o índice registrou retração de 6,16%, quando comparado à fevereiro.

Antes de março e abril, a maior retração no IBC-Br havia acontecido em maio de 2018, quando recuou 3,96%. Na época, o país passava pela greve dos caminhoneiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.