Poupança – Como Poupar Mediante a Instabilidade Financeira

Ter uma poupança pode ser um desafio pessoal

Ter uma poupança pode ser um objetivo de muitas pessoas. No entanto, com tanta instabilidade financeira no cenário atual, pode ser um desafio guardar uma parte do seu dinheiro. Todavia, é importante realizar um planejamento para que possa direcionar suas metas, sendo poupar dinheiro, uma delas. 

Ampare seu futuro e sua necessidade imediata

Reservar dinheiro pode ser uma meta específica, por exemplo, para realizar uma viagem, fazer um curso, adquirir um produto. Bem como, pode reservar um valor para amparar seu futuro.

 Neste caso, pode ser importante analisar as opções de investimento em longo prazo. Além disso, é importante que possua uma reserva de emergência. Por isso, pode ser interessante realizar dois planejamentos simultaneamente. 

Defina metas de valores

É importante ter uma definição de valor mínimo que pretende poupar todos os meses. No entanto, para que possa realizar essa definição com assertividade é importante conhecer suas finanças e elaborar seu planejamento.

Sendo assim, ao definir um valor mínimo poderá aumentá-lo com o passar do tempo, caso tenha dois planejamentos, considerando uma reserva de emergência e uma meta específica, poderá direcionar o valor mínimo para cada objetivo. Mesmo que esse valor lhe pareça muito baixo, é importante que alimente o hábito da poupança.

 Tenha uma conta poupança

É importante ter uma conta direcionada para essa finalidade, principalmente se for uma conta isenta de taxas. Assim sendo, a conta poupança deve ser utilizada somente para esse fim.

Isso porque na rotina, muitas pessoas tentam guardar dinheiro em conta corrente, mas acabam utilizando o valor, dada a circunstância e a facilidade  de acesso.

Evite retiradas

 Evite retirar valores da sua poupança. Porém, caso seja necessário por uma questão emergencial, tente inserir uma devolução desse valor dentro do seu planejamento.

Dessa forma, poderá ter flexibilidade quanto a sua própria necessidade imediata, sem perder o foco nas suas metas pessoais. É importante iniciar sua poupança mesmo que esteja passando por um período de endividamento. Assim sendo, poderá realizar um planejamento para amparar as duas necessidades, pagar e poupar.

Direcionamento do seu fluxo financeiro

 Dessa forma, poderá direcionar seu fluxo financeiro pessoal para que atinja seus objetivos e diminua suas dívidas, com o passar do tempo. Assim, poderá alcançar suas metas pessoais sem a necessidade de recorrer a empréstimos, por exemplo.

No entanto, caso seja necessário, é importante que continue poupando um valor fixo, mesmo que pareça um valor baixo. Visto que em longo prazo pode fazer diferença na sua vida financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.