Pix: Tire suas dúvidas sobre o novo sistema de pagamentos

Novo sistema de pagamentos feito pelo Banco Central ficará disponível dia 16 de novembro

O Pix é o novo meio de pagamentos e transferências feito pelo Banco Central, com objetivo de simplificar e agilizar transações financeiras. Ele irá funcionar com contas que o cliente já possui em alguma instituição financeira.

O mercado tem expectativa de que o Pix seja um substituto do DOC e do TED, pois é gratuito e pode ser usado a qualquer dia e hora, com a transação sendo finalizada quase que instantaneamente.

Para que serve o Pix?

O Pix serve para fazer pagamento ou para transferências de dinheiro entre pessoas físicas ou jurídicas. Para pagamentos, será possível fazer compras e pagar pelo celular, pelo app da instituição financeira, sem necessidade de dinheiro, cartão de crédito ou boleto. Órgãos governamentais também irão aderir ao Pix para que os brasileiros possam pagar contas e tributos.

O cadastro é automático?

A adesão ao Pix é opcional. As instituições deverão confirmar com seus clientes o cadastramento das “chaves Pix”.

O que é a chave Pix?

A chave Pix é a identificação do usuário e pode ser um e-mail, número do CPF/CNPJ, número de telefone ou o EVP, código alfanumérico.

Cada conta pode ter até cinco chaves diferentes. O Pix também pode ser ativado pelo cliente para diferentes contas de bancos que possua. Nesse caso, é necessário utilizar diferentes chaves em cada conta.

A mesma chave pode ser usada para diferentes bancos?

O cliente pode ter chaves Pix em mais de uma instituição financeira, entretanto, só é possível uma modalidade por instituição. Ou seja, ao cadastrar o CPF como chave em uma determinada instituição, ele só poderá ser usado como chave nela. Para cadastrar uma chave Pix em outro banco, o cliente deverá, por exemplo, fazê-lo com o número de celular e assim por diante.

Qual a diferença entre Pix, DOC e TED?

A maior diferente entre o Pix e os DOCs e TEDs é a possibilidade de fazer operações a qualquer dia e horário. O TED permite movimentação até as 17h, com crédito realizado no mesmo dia e sem limite de valor. Já o DOC permite valor máximo de R$ 4.999,99, compensando o valor no dia útil seguinte ou dois dias úteis, quando é feito aos fins de semana e feriados. O DOC e TED geralmente cobram taxa ao fazer a operação.

Já o Pix será gratuito para pessoas físicas e poderá ser feito a qualquer dia e horário, mesmo fins de semana, feriados e madrugada. A previsão é de que a operação seja concluída em até 10 segundos. Já o limite de valor por operação varia de acordo com a instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.