PIX: Rapidez e praticidade são as características preferidas dos clientes

A Globo realizou pesquisa na área de inteligência do mercado para verificar quais são as características preferidas dos clientes do Pix, sistema de pagamentos e transferências instantâneas criado pelo Banco Central.

A praticidade foi a característica escolhida pelos entrevistados por causa da simplificação das movimentações com a chave Pix, tornando desnecessário o uso de dados antes utilizados em DOCs e TEDs. A rapidez também foi mencionada por causa da velocidade tanto da transferência quanto da confirmação de pagamentos.

A pesquisa foi feita para compreender como os clientes estão usando a modalidade e o potencial que ainda pode ser explorado. Ela foi feita no fim de 2020 com 500 pessoas bancarizadas de todas as classes sociais e regiões do Brasil.

Entre os entrevistados, 93% já ouviram falar do Pix em algum momento. Além disso, 53%encontram alguma novidade em uma lista de funções que o sistema pode fazer. Ou seja, a pesquisa concluiu que, ainda que grande parte da população já tenha ouvido falar sobre o Pix e seu nome estar bem difundido, a maioria não sabe de tudo que pode ser feito com ele.

Oito a cada dez entrevistados afirmam que gostariam de ter canal aberto com seu banco ou instituição financeira para tirar dúvidas sobre o Pix. Dos entrevistados, 77% acreditam que as instituições poderiam ajudar a esclarecer sobre o sistema. Além disso, 74% afirmam que dariam preferência para empresas que estejam dispostas a ajudar os seus clientes.

A pesquisa concluiu ainda que o brasileiro se mostra disposto a conhecer novas formas de pagamento. Na pesquisa, 60% afirmaram gostar de utilizar novas tecnologias em meios de pagamento. O Pix é mais conhecido como um sistema para transferir dinheiro. Um total de 72% sabiam que ele podia ser utilizado como pagamento em lojas. A intenção de uso no comércio foi considerada “alta ou muito alta” para 44% de lojas físicas e para 47% de e-commerce.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.