Pix: Já foram criados mais de 70 domínios falsos para golpes

Criminosos estão aproveitando alta do assunto após início do cadastramento das chaves Pix

Até a última sexta-feira (09), já haviam sido criados mais de domínios falsos com intenção de aplicar golpes se aproveitando do Pix. Criminosos aproveitaram que o tema está em alta para praticar os crimes. Os dados foram divulgados pela empresa de cibersegurança Kapersky.

“Vimos duas campanhas de phishing (roubo de dados) massivas em que o atacante fez uso de hostings gratuitos, como do Google, e também identificamos o uso de sites legítimos que foram comprometidos pelos criminosos. Isto demonstra que grupos menos experientes começaram a explorar a temática do Pix para aplicar golpes”, afirmou Fabio Assolini, analista de segurança da Kapersky, Ele explicou que desde a última terça-feira, quando foi iniciado o período de cadastramento das chaves do Pix, há diferentes técnicas de golpes.

Entre os domínios registrados para aplicar golpes estão: chavepix.me; gerenciadorpix.com; pagarpix.com; pixapp.online; pixbrasil.tech; pixempresas.com; suportepix.online e pix.atualizacaowebsegura.gq.

Estão sendo enviados também mensagens por e-mail, SMS e WhatsApp fingindo ser de uma instituição financeira. Nesses casos, geralmente os criminosos solicitam que o alvo clique em um link que irá direcioná-lo a um site falso.

Para evitar cair em golpes, o recomendado é utilizar apenas os meios oficiais de atendimento da instituição financeira de que se é cliente. No caso de dúvida sobre a veracidade de uma mensagem, o recomendado é entrar em contato diretamente com a instituição financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.