PIB tem tombo histórico e Brasil volta à recessão

Com o tombo histórico de 9,7% no PIB, o país volta à recessão econômica

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve tombo histórico no segundo trimestre de 2020. O índice é comparado com o primeiro trimestre deste ano. O número foi divulgado na manhã desta terça-feira (01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, o PIB do Brasil teve tombo histórico de 9,7%.

O número faz a economia brasileira entrar oficialmente em recessão técnica. Esse estado é definido por dois trimestres consecutivos do nível de atividade diminuindo. A queda do segundo trimestre de 2020 é a maior já registrada pelo IBGE no PIB trimestral, iniciado em 1996. Até agora, o maior tombo já registrado no Brasil era de -3,9%, em 2008. Quando comparado ao segundo trimestre de 2019, a queda é ainda maior, de 11,4%.

A intensidade da nova recessão que o Brasil acaba de entrar se dá principalmente por dois fatores. O primeiro é a crise sanitária que ocorre em todo o mundo, decorrente da pandemia do novo coronavírus. No Brasil, entretanto, há o agravante de que o país ainda não havia se recuperado de sua última recessão, que durou de 2014 a 2016.

O tombo do PIB do Brasil já era aguardado pelo mercado e pelo governo do país. O PIB é calculado com a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e mede a evolução econômica do local.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.