Guedes: pandemia é ‘tragédia de dimensões bíblicas’ e número de vacinados no país ‘muito pouco’

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu declarações polêmicas nesta sexta-feira (19). Ele afirmou que a pandemia no Brasil hoje seria uma “tragédia de dimensões bíblicas, de magnitude épica” e criticou o ritmo que a vacinação estaria acontecendo no país.

As declarações foram dadas em entrevista a um jornal espanhol digital e as informações são do G1.

A pandemia no Brasil hoje enfrenta um dos momentos mais críticos. Para se ter uma ideia, a Fiocruz chegou a divulgar que nesta semana o país passa pelo “maior colapso sanitário e hospitalar da história”.

“Outra vez, a pandemia chega com a segunda onda. Se expandiu muito rapidamente com as novas cepas, aparentemente mais mortais. A reação é uma só: vacinação em massa para garantir o retorno ao trabalho seguro”, declarou Guedes.

Para o ministro, a pandemia no Brasil hoje ainda lida com o desafio da vacinção, ele declarou que o número de vacinados até agora é “muito pouco”.

“Cinco por cento da população já foi vacinada, é muito pouco. Temos de melhorar muito, trabalhar muito, estamos ampliando acordos de vacina. A estimativa é de que tenhamos 500 milhões de vacinas até o fim deste ano, mas será muito tarde. Estamos acelerando, com 100 milhões de vacina com Pfizer até setembro. Temos de tentar vacinar o mais rápido possível a população nos próximos seis meses”, afirmou Guedes
A declaração foi dada no mesmo mês que Guedes disse que quando entra no supermercado as pessoas se mostram gratas pela sua gestão. 
“Eu entro no supermercado, as pessoas me agradecem. Isso me recompensa mais que qualquer elogio”, afirmou Guedes em uma entrevista no último dia 12, ao portal de notícias Jota.

Com pandemia no Brasil hoje, ministro pede investimentos

Paulo Guedes também se manifestou pedindo apoio aos investidores espanhóis mesmo com o estado da pandemia no Brasil hoje. Ele pediu, por exemplo, verbas para ações produtivas no Brasil, como a privatização dos Correios.

“Sabemos que o futuro é verde e digital. Por favor, invistam, que a Espanha venha a investir. Qualquer investimento espanhol se beneficia de um mercado de 200 milhões de brasileiros. Vocês podem vir disputar no processo de privatização dos Correios. já falei com uma empresa espanhola com respeito a isso. Estamos abertos, vamos vacinar maciçamente para voltar ao trabalho e retomar crescimento sustentado com reformas”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.