Número de endividados: maior patamar em 11 anos

Ao todo o percentual de endividados do país é 66,5%. De acordo com o estudo fechado em 2020, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os índices foram divulgados nesta sexta-feira (29).

Este foi o maior patamar de endividamento familiar em 11 anos. Em 2019, por exemplo, os endividados eram 63,6% das famílias brasileiras.

 Veja qual a situação das famílias em relação as dívidas: 

  • Um total de 25,5% da família estavam inadimplentes, ou seja, com contas ou dívidas em atraso. Em 2019, eram 24%
  • Outros 11% das famílias no ano passado não tinham seque condição de pagar as dívidas em atraso. Em 2019, eram 9,6% nesta mesma situação.
  • O percentual de pessoas que se declararam muito endividadas também subiu. Saindo de 13,3% em 2019 para 14,9% em 2020.

Veja também as principais fontes de dívidas: 

  • Cartão de crédito (78,7%);
  • Carnê (16,8%);
  • Financiamento de carro (10,7%);
  • Financiamento de casa (9,5%);
  • Crédito pessoal (8,5%).

Já quanto ao tempo médio de comprometimento das famílias com dívida:

  • 2020 – 7,2 meses
  • 2019 – 6,9 meses

5 dicas para economizar e se livrar das dívidas:

1 – Anote todos os seus gastos fixos

Os gastos fixos são aqueles que devem ser pagos todo mês, como aluguel, água, luz e internet. Se você tiver controles sobre estes gastos poderá saber todo mês qual o valor total da suas despesas e o grau do seu endividamento.

Existe vários sites que disponibilizam planilhas de controle de gastos. Ao final do mês faça um fechamento com todos seus gastos fixos e anote também os variáveis. Anote também as

Analise quais gastos poderiam ser revistos. Está também é a nossa próxima dica.

2 – Economize

Depois de colocar na ponta do lápis todos os seus gastos, veja aqueles que podem ser cortados ou reduzidos. Também é possível, por exemplo,  verificar pacotes mais em conta de serviços e negociar com as operadoras.

Economizar pode ser feito com redução de gastos, como também deixar de comprar itens desnecessários.

3- Evita comprar itens por consumismo

Por vezes compramos itens apenas porque estão na promoção ou por uma vontade imediata. Antes de comprar qualquer coisa analise se você de fato precisa mesmo daquilo. Ter em mente o valor do quando você paga em contas todo mês, pode servir também para reduzir este tipo de gasto.

4- Busque uma renda extra

Neste caso, é importante avaliar se o que você ganha tem sido suficiente para cobrir seus gastos fíxoz. Aqui, vale vender itens que não usa mais e promover uma bazar. Ou então se tornar revendedor de alguma marca de cosméticos, por exemplo. Também é possível ganhar dinheiro pela internet, clique aqui e saiba mais.

5 – Fuja de acumular parcelas no cartão de crédito

O que acontece muitas vezes, é que com o cartão de crédito o número de parcelas e itens comprados saem do controle. Acompanhe sempre todos os seus gastos e parcelas pelo aplicativo do banco e evite ao máximo parcelar vários itens em muitas vezes. Importante destacar que parcelar e pagar o mínimo do cartão do crédito é um dos piores erros que pode se cometer. Isso porque o juros do cartão de crédito é um dos mais altos.

Leia também:

LIBERADO: empréstimo para negativado autônomo

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.