Nome sujo: Como verificar se CPF está negativado e como regularizar

Quando um brasileiro está com “nome sujo”, significa que o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) está inscrito em banco de dados de restrição ao crédito. Com isso, o cidadão vira sinônimo de mau pagador. Isso acontece quando alguma dívida não é paga dentro do prazo de vencimento. Em outros casos, quando o CPF é incluso no cadastro indevidamente, o cidadão tem direito a indenização por dano moral.

Nos casos em que de fato houve uma dívida não paga, o consumidor precisa limpar o nome. Para isso, há duas alternativas: quitar a dívida ou aguardar sua prescrição. Uma dívida pode prescrever – ou seja, “perder a validade” – em até dez anos.

O principal banco de dados sobre o assunto no Brasil é a Serasa Experian. Em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a situação pode ser verificada de forma gratuita, bastando um cadastro prévio. A consulta pode ser feita no site da Serasa ou aplicativo, disponível para Android e iOS. É possível fazer a consulta apenas do próprio CPF.

No site, o consumidor deve informar CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e registrar uma senha. Após o cadastro feito, fica possível verificar se o nome está limpo ou sujo e a situação frente à Receita Federal, se está regular ou não.

Também é informado o Serasa Score, que vai de 0 a 1.000 pontos. Com a pontuação, o cidadão vê a probabilidade de seu perfil pagar contas dentro do prazo nos próximos 12 meses. Essa pontuação é muito utilizada para levar em conta, por exemplo, concessão de financiamentos, empréstimos e cartões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.