Não está no último lote do IR e caiu na malha fina? Veja o que fazer

Consulta ao quinto e último lote do Imposto de Renda 2020 foi liberado semana passada

Semana passada, a Receita Federal liberou a consulta ao quinto e último lote do Imposto de Renda (IR) 2020. Quem não recebeu a restituição e não está neste lote caiu na malha fina. Isso acontece quando foram algum dado foi informado incorretamente ou omitido.

Antes de ser intimado pela Receita Federal, é possível verificar sua situação e até mesmo corrigir possíveis problemas. Para verificar se caiu na malha fina, é necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

No site, informe o CPF, código de acesso e senha. Após fazer login, verifique no menu à esquerda a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato de DIRPF)”. No quadro “Processamento”, clique em “Pendências de Malha”. Se houver pendência, ela será mostrada ali.

No caso de haver pendências, há duas formas de resolver. Na primeira, quando há erro ou informações incompletas, elas devem ser corrigidas o mais rápido possível. Para isso, basta enviar uma declaração retificadora com os dados corretos. Não é possível enviar declaração retificadora após a Receita convocar o contribuinte para prestar esclarecimentos. Por isso, é recomendado corrigir as informações o quanto antes.

O outro caso acontece quando a declaração cai na malha fina, mas há a certeza de que todas as informações foram preenchidas corretamente. Nesse caso, o recomendado é aguardar a Receita chamar para prestar contas. E, então, apresentar os documentos e explicações.

Também é possível antecipar a convocação da Receita. Isso pode ser feito no e-CAC, na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. No quadro “Processamento”, clique em “Antecipar Entrega de Documentos de Declaração em Malha” e siga as instruções mostradas.

No caso de intimação da Receita, no quadro “Processamento”, clique em “Responder Intimação ou Notificação da Malha Fiscal”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.