IR 2021: Casal deve fazer declaração conjunta?

No momento de fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) 2021, pode surgir a dúvida sobre se ela deve ser realizada em conjunto com o cônjuge ou de forma separada. A resposta mais recomendada varia de acordo com a realidade de cada casal, sua renda e despesas dedutíveis, por exemplo.

Para chegar à conclusão sobre qual das duas opções é a melhor, é recomendado fazer simulações da declaração em conjunto e em separado e concluir qual opção tem maior vantagem fiscal para os dois.

Quando a opção é pela declaração em conjunto, um é titular e o outro cônjuge é tido como dependente. As duas rendas são somadas, bem como as despesas dedutíveis previstas em lei, como gastos com filhos com educação, além de gastos com saúde, tanto de filhos quanto de si próprios.

A diferença entre as rendas e despesas é utilizada para basear o cálculo do Imposto de Renda anual. Do valor apurado, é deduzido todo o imposto retido na fonte no ano passado. Quando é feita a declaração em conjunto, o aumento da renda da família pode fazer que a declaração vá para uma faixa de tributação mais elevada. Mesmo assim, quando é feita a soma de todas as despesas dedutíveis de cônjuge e filhos, a base de cálculo do Imposto de Renda pode ser menor.

Quanto maior a renda tributável, maior é, geralmente, a necessidade de deduzir despesas para diminuir a base de cálculo do imposto. Quando o casal opta por declarar separadamente, cada um faz seu formulário. Mas é necessário decidir em qual declaração os filhos serão informados como dependentes. Eles não podem ser declarados das vezes. Quem tem mais de um filho, por exemplo, pode dividi-los nas declarações.

Vale lembrar que a declaração em conjunto pode ser feita para brasileiros oficialmente casados, quem tem união estável há mais de cinco anos e casais com filhos em comum.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.