IR 2020: Receita paga restituição para 273 mil contribuintes HOJE

Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal realiza o pagamento  do lote residual de restituição do Imposto de Renda 2020 do mês de outubro. O lote será  para de 273.545 contribuintes, totalizando R$ 560 milhões.

Como saber se sua restituição foi liberada?

O contribuinte que deseja saber se teve a restituição liberada, deverá acessar o site da Receita Federal ou pelo aplicativo, disponível para  Android e iOS. Na página, o contribuinte deve acessar o serviço Meu Imposto de Renda e verificar se há alguma inconsistência de dados. Neste caso, a pessoa pode avaliar as inconsistências e fazer a regularização por entrega de retificação.

O valor da restituição ficará disponível para o contribuinte durante um ano. Se o recurso não for resgatado, ainda há a possibilidade por meio de um Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. 

O que fazer se o valor não for creditado?

Se o valor não for creditado, o contribuinte deve contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil, ou ligar para a Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos). 

Consulta

Ao realizar a consulta,  o contribuinte será informado:

  • que foi contemplado e que receberá o pagamento;
  • que a declaração está na “fila de restituição”, ou seja, que está tudo correto (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses),
  • ou que está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão. Quando a declaração está “em processamento” ou na “fila de espera”, é provável que haja alguma inconsistência de informações, e o contribuinte pode revisá-la para ter certeza, mas isso ainda não é certo.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.