Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

IPVA vai ter ESTES carros isentos do imposto ainda em 2020

Mas você sabe quem, de fato, é obrigado a pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) é um tributo pago todos os anos por proprietários de veículos. Mas você sabe quem, de fato, tem obrigação de pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

Os veículos com mais de 10 anos de fabricação têm isenção do IPVA nos seguintes estados: Roraima e Rio Grande do Norte.

Há, ainda, estados que preveem isenção por um tempo maior:

  • 15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
  • 18 anos: Mato Grosso,
  • 20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, os veículos que são fabricados até 1985 são isentos do tributo. Em Pernambuco e Minas Gerais, há um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.

A conta, vale destacar, é simples. O proprietário deve consultar o documento oficial do seu carro para verificar o ano de fabricação e fazer a conta referente à validade de cada estado citado acima.

No CRV ou CRLV, consta o “ano de fabricação” e o “ano-modelo”. Para cálculo do IPVA, é levado em conta o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.

Lojistas, pessoas físicas e a tabela FIPE consideram o “ano de fabricação” para estabelecer uma referência de valor de mercado.

Veja também: DOIS lotes de pagamentos de até R$2.090 no PIS e até R$1.045 do FGTS são liberados

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

141 Comentários
  1. FELIPE Diz

    Pessoal, o Governo Bolsonaro na parte de trânsito tá fazendo o que nenhum governo anterior fez…
    O IPVA é um imposto direcionado a manter a política dos Estados de sangrar o bolso das pessoas…e alimentar uma cadeia de privilégios.
    Pergunto: Pq o Governo Federal não manda um projeto uniformizando a isenção de IPVA nos Estados? Vão esperar haver alguma resolução do Contran?
    Duvido. É como ir contra a máfia da indústria das motos que impõe a sociedade privilegiar os motociclistas nas ultrapassagens e toda a ditadura impostas pelos mesmos dentro das cidades…Onde está o Contran? E pq a PRF, por meio de suas lideranças não iniciam uma mobilização para acabar com as mortes nas estradas envolvendo acidentes…?
    Quem vai defender a sociedade contra esses e outros abusos na área de trânsito?

  2. Jean Diz

    E Minas Gerais não tem IPVA insetos
    Só Minas que esta ficando pra trás..
    ne Romeu zema

    1. Zanini Diz

      Minas é o estado que mais explora seu povo…
      Ainda cobrando IPVA de carro velho..
      Vergonha governador Zema..

  3. Rivaldo Diz

    Unhum…
    O caso do Eduardo Bolsonaro, está sendo tão abafado, por isso que você não lembra.
    Né meu amigo?!…

  4. Rona alves Diz

    E minas nada aqui e uma maquina de imposto meu carro tem 43 anos e melhor muitos de 5 anos de uso porcaria de estado

  5. Jr Diz

    Um presidente honesto no meio de uma grande quadrilha! O único a querer o fim do ipva no país.haha

  6. Jr Diz

    Um presidente honesto no meio de uma grande quadrilha! O único a querer o fim do ipva no país.haha

  7. Jr Diz

    Um presidente honesto no meio de uma grande quadrilha! O único a querer o fim do ipva no país.

  8. Marcos Diz

    Tem diferença, quem rouba uma balinha vai preso, e quem rouba um milhão vai pra Disney.

    1. hallison Diz

      No Estado de Goiás são 10 anos, de acordo com o CTE vigente

  9. Paulo Alves Diz

    PT é uma quadrilha, aumentou o tamanho do Estado e quebrou o Brasil! PT NUNCA MAIS!

    1. [email protected] Diz

      Vá estudar carluxa

  10. Lucas han Diz

    Vamos parar de defender esses vagabundos, porque partido político não é time de futebol, todos tem rabo preso, todos de um jeito ou de outro acabam roubando, uns mais e outros menos mas isso não importa, qual a diferença de quem rouba uma balinha pra quem rouba 1 milhão? Diferença nem uma a intenção é a mesma a ocasião que foi diferente.

    1. Osmani Diz

      Concordo com seu ponto de vista.

    2. Danilo Diz

      Mas até o momento neste governo não tem nenhum caso de corrupção… Até o momento estão de parabéns … Meu voto continua sendo do Mito… 38..

  11. Rogério Alves Ramos Diz

    Tem muito por arrumar. Melhor seria não votarmos a ponto de cancelar a eleiçao. Eles teriam que fazer novas eleições com outeos candidatos. Isto já ajudaria muito a por ordem na casa

    1. Danilo Diz

      É só contínuar votando no Mito e nos candidatos do partido NOVO30… Aí vc vai notar a diferença…

  12. Itamar Silva Diz

    Amigo concordo com cada palavra que vc mencionou e acrescento o seguinte cada homem que entrar no nosso governo com a intenção de se fazer alguma coisa de boa útil para o povo eo Brasil ele vai ser barrado desmotivado corrompido a ponto de ficar com as mãos atadas e assim vai a pergunta é até quando.

  13. Moacir Jose Costa Diz

    Santa Catarina cobra IPVA de um carro de 35 anos de idade? fala sério!
    Se pelo menos fosse revertido com boas estradas valeria a pena. mas cá pra nós 35 anos o carro já é uma sucata…

    1. Sueli Diz

      TENHO UM CARRO DE 40 ANOS .INTEIRO .NAO SEI SE VOU PAGAR IPVA ,TODO ANO PAGO .POREM ESTE ANO VOU MUDAR PARA PLACA PRETA DE COLECIONADOR DE CARROS ANTIGOS .O.MEU MARAVILHOSO LINDO

    2. Saulo Diz

      Que merda tenho veículo emplacado em SC e saber que só será isento com 35 anos, algum político de merda que inventou isso!!!

    3. Carlos Alberto Ribeiro Faria Diz

      Sou contra a cobrança anual ,porém o carro continua com o mesmo peso,usa as mesmas medidas de pneu,porém o injusto é pagar um preço abusivo pra esses ladrões da política roubarem. O Detran cobra a polícia trabalha. O Detran tinha de ter autoridade policial pra fiscalizar ,e a policiais continuaria com seu trabalho policial.100 reais por ano pra cada carro . (Nos EUA o imposto é unico?)

    4. Geraldo Diz

      Minas Gerais é uma vergonha. É o único estado da União onde não existe isenção de IPVA exceto para carros com mais de 30 anos chamados de coleção e que para ter essa isenção precisam ter mais de 80% originalidade. Outra máfia é a dos clubes avaliadores que cobram por este serviço e sem o certificado deles não consegue a isenção. E por aqui para piorar o antigo governador petista que passou pelo Palácio da Liberdade em 2016 mudou a tabela de cobrança (pasmen) aumentando o IPVA de carros velhos ou usados em mais de 400% em alguns casos. Eu pagava 165,00 e hoje pago 560,00 da minha camioneta que tem 31 anos. Um verdadeiro assalto e nem na TV houve uma matéria. Nunca vi um único projeto na assembleia de algum deputado estadual para alterar isto. Tudo conivente. Por isto não voto mais, justifico.

    5. Dino Diz

      É uma sucata se o dono deixar!!
      Tenho uma coleção de carros dos anos 50 a 70 e estão mais zeros que muito carro 2019 por aí!

      1. Lucas Diz

        Vergonha do povo brasileiro, fica torcendo pra times políticos e brigando entre si, enquanto os políticos metem a mão no bolo.. 15 anos um depois 15 anos outro, e agora a moda é dizer que o partido não é nem azul nem vermelho! Pois pra mim é só uma outra estratégia ilusionista pra tirar o foco da atenção.. e o povo continua sem voz política! Podem chorar e esperniar que não se muda nada.. enquanto os de cima são uns prepotentes os de baixo são uns impotentes.. Espero que um dia o povo amadureça e não sejam mais como uma criança indecisa entre um carro azul ou vermelho..

      2. Lucas Diz

        Então já que eles são muito bons por que o senhor não coloca eles pra andar no dia a dia, ir pra roça, de verão a verão, faça chuva ou sol, quando tranquilo e quando com pressa.. aí ao invés do sr tirar só a capa pra polir a pintura.. o senhor lava ele de verdade… Todo dia, lava o motor uma vez por semana.. aí ao invés do senhor ligar o carro uma vez por semana, o Sr deixe ele desligado uma vez por semana pra ele descansar e pega outro já que tem muitos.. volta aqui ano que vem nos conte como foi a experiência.. Quem sabe o senhor tenha alguma voz política já que por aqui só os ricos teem, e depois disso concorde que o IPVA sai caro pras pessoas comuns, que muitas pessoas perdem seu veículos por decidirem usar o dinheiro pra dar uma manutenção no carro, a final do que vai valer o carro se não funciona.. mas como os carros mais velhos são os mais parados em blitz o cara vai e perde o carro.. ou muitos que vendem o carro bem mais barato por estar com documentos atrasados.. não consegue manter…

      3. Lucas Diz

        Aí o cidadão paga um imposto caro que deveria ser aplicado nas vias.. mas o cidadão que mora na roça.. só enfrenta buraco, poeira e pedra que foram jogados na estrada, entulho, escória, pó de minério de ferro, nada natural do lugar.. e tudo que vai te fazer morar na oficina.. o imposto que o trabalhador pagou só foi investido na estrada que o rico usa pra ir pra casa de praia.. é muita avareza.. parece que tem uma grande massa que tem medo de ver as pessoas bem! Tem medo da evolução das pessoas..

  14. Luís Carlos Diz

    Se voceis na época de eleições pararem de votar em politicos e justificar o voto como faço as eleições teriam abstenções mas acham que tem politicos bons ainda ainda mais no Brasil

    1. Chico pau Diz

      Nunca mais quero vota pra essa cambada de corruptos só tão fodendo com o povo se ninguém vota preses canalha vão ter que mudar isso aí esse governo puto aqui do sul vai prédica cinco milhões de gauchos vai aumenta pra 40 ano os imposto dos carro vai fude com os miseráveis que tem um carro mais velho gente não votem maís pra ninguém se

      1. DANILO Diz

        Votem para candidatos do partido NOVO30 esses sim são diferentes desde a inscrição pois passam por processos seletivos e tem que ter ficha limpa…

  15. Valdinei Ribeiro Rocha Diz

    Bom dia por quê o estado de Minas Gerais nunca aparece em nem uma isenção de impostos?

    1. Rômulo Diz

      Minas é só o estado mais caro em tudo, ou quase tudo, pra tirar carteira muito caro, conta de energia e água absurdos, IPVA não isenta nunca, vai decrescendo hahaha isso pra mim é piada, tenho um Punto 2013 e paguei quase1400 reais de documentos, esse país só vai melhorar qndo a esquerdalha deixar Bolsonaro governar, ou deja, Nunca!

    2. Daniel Alves da Silva Diz

      Porque os mineiros é besta, e aceitamos tudo que coloca pra nós pagarem.

  16. Marcos Diz

    Não sou contra o imposto, sou contra o valor exorbitante do imposto e a forma como o dinheiro retorna em forma de serviços pra população!

    1. WAGNER BARBOZA DE OLIVEIRA Diz

      Na verdade deveria retornar mais não é isso que acontece, infelizmente.

    2. MENDES Diz

      Vc compra um carro paga a vista e na verdade ele nunca e seu seu carro c acaba e vc todo ano paga ele

      1. MENDES Diz

        E m perdoe o q irei dizer vou causar polêmica isso não e culpa d PT PL PCC PV e de todos os políticos todos pq c eles quiserem eles tiram isso ou pelo menos diminuiria bastante exemplo seguro obrigatório não diminuí então a é msm pq o dinheiro é de uma empresa particular c fosse pro governo teria aumentando

    3. Francisco Guimarães Diz

      Venham pagar IPTU aqui em São Paulo são verdadeiros aluguéis mensais

  17. Beto Diz

    Só observando, a esquerda nunca perde a chance d passar vergonha!!! Alguém mencionou q Bolsonaro prometeu acabar com IPVA, pra gente desinformada, ignorante e estúpida q tem cabeça d caranguejo, ele até fez uma MP q graças a imundície do Rodrigo Maia e cambada d dePUTAdos vagabundos não votaram e expirou, só nesse governo, o presidente fez 42 MPs q caducaram graças a esses vagabundos q foram eleitos por “nossos” votos. (“Nossos” pois cada grupo d eleitores votaram elegendo um inútil daqueles), logo a culpa não é do presidente e sim da população q quando não é acomodada e desinformada, a ponto d não cobrar seus deputados e senadores, são no mínimo ignorantes a nível d achar q o presidente vai conseguir governar, reconstruir e botar ordem nessa casa (Brasil) sozinho. Só observar q a maioria dos políticos dos estados repetidamente aqui mencionados são d esquerda, resumindo, cabeças d merda q não estão nem aí pra população.

    1. Wilson Diz

      I – imposto pra..
      P – políticos
      V – vagabundos
      A – aproveitadores

    2. Valter Francisco de Almeida Diz

      Saudações, só um adendo, teu presidente prometeu sim o fim do IPVA, porém, enviou o fim do Seguro DPVAT, que são coisas bem distintas.

  18. José Geraldo Caetano Diz

    Como pode ter gente no Brasil para dizer que ipva tem.reduzido estamos em um mar de bandido ladroes do inferno e alguém ainda tem q achar q temos q pagar impostos ! Eu. Vó falar uma coisa o brasileiro e burro medroso enquanto samos maioria vamos pro pau karaio fica ai só comentando ninguém tem q pagar nada.

    1. Paulo Diz

      são tudo bandidos .tem que fechar congresso aí botar aí.5 ditadura pro Bolsonaro e seus corruptos para de roubar.botar todo congresso cadeia

  19. Marcos i Nogueira Diz

    No Rio Grande do Sul, nosso Governador aumentou para 40 anos a isenção. A maior do país! 😱

    1. Rogee Diz

      Tem estados como Minas Gerais q nem tem isenção, seu carro pode ter 100 anos q vai pagar

    2. Romualdo Diz

      Tenho um Voyage quadrado 92 com placa de Minas Gerais cada ano que passa ta aumentando o valor .. e um roubo…

  20. Jilvan Diz

    Concordo

    1. Marcelo ledur Diz

      Vem para o Rio grande do Sul para ver quanto vão pagar de imposto IPVA, gasolina, transferência de veículos,ICMS e outros os mais caros do Brasil e o governador quer aumentar pouca vergonha e sacanagem com o povo

    2. Angela Diz

      Falou tudo…👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  21. LUCAS FREDERICO DE JESUS BARCELOS Diz

    Na minha opinião: deveria isentar no mínimo 50% do IPVA de todos os veículos, devido o COVID 19

  22. Leandro Silva da silva Diz

    É muita covardia desses senvergonhas

    1. Giliard Diz

      Imposto abusivo tenho carro 2008 modelo popular e todo ano somando IPVA mais licenciamento e taxas são quase 800 reais carro já com 12 anos de uso e vou ter q continuar pagando pelos próximos 8 anos e como se eu tivesse q pagar por uma coisa q já e minha sem falar na máfia das multas aki em sao Paulo…

  23. Alex Diz

    No Amapá é 10 anos e não 15.

  24. Roger Diz

    Só observando, a esquerda nunca perde a chance d passar vergonha!!! Alguém mencionou q Bolsonaro prometeu acabar com IPVA, pra gente desinformada, ignorante e estúpida q tem cabeça d caranguejo, ele até fez uma MP q graças a imundície do Rodrigo Maia e cambada d dePUTAdos vagabundos não votaram e expirou, só nesse governo, o presidente fez 42 MPs q caducaram graças a esses vagabundos q foram eleitos por “nossos” votos. (“Nossos” pois cada grupo d eleitores votaram elegendo um inútil daqueles), logo a culpa não é do presidente e sim da população q quando não é acomodada e desinformada, a ponto d não cobrar seus deputados e senadores, são no mínimo ignorantes a nível d achar q o presidente vai conseguir governar, reconstruir e botar ordem nessa casa (Brasil) sozinho. Só observar q a maioria dos políticos dos estados repetidamente aqui mencionados são d esquerda, resumindo, cabeças d merda q não estão nem aí pra população.

    1. Sergio Diz

      Falou tudo que eu penso cambada de fofoqueiros inúteis .

      1. Junior Diz

        Bolsominion é burro e ainda dá atestado. Quanto desconhecimento. Nada do que falou confere. Maioria dos deputados e senadores são da direita. Quanto ao IPVA, já responderam aqui. Fala sério.

        1. Rômulo Diz

          Vc é tão estúpido que é contra um governo que tem feito mais em 1 ano e meio com crises globais do que um governo de esquerda em 30 anos qndo a economia global estava de vento em poupa, vê se tem coragem de enxergar ao menos um palmo a frente do seu nariz, não custa nada vc aprender ler e escrever e parar de ir a protestos pra comer pão com mortadela e ganhar 20 reais, pena que sua esquerdopatia neurológica crônica não tem cura e senão acredita é só pesquisar no Google esquerdismo é uma doença e não tem cura. Tá fudido idolatra de bandidos pro resto da vida, oh coitado!

    2. José Carlos firmino Diz

      Verdade amigo pura verdade

    3. Renata Diz

      Acho que quem está desinformado é o senhor pois o atual presidente não encaminhou nenhuma proposta para o legislativo sobre acabar com IPVA, ele propôs acabar com o DPVAT que é um seguro para que vítimas de acidentes de trânsito seja indenizadas. E penso que o senhor não precisa usar tantos adjetivos ofensivos para contrapor a quem pensa diferente. Muito deselegante de sua parte

      1. Rômulo Diz

        Propôs acabar com auto escolas obrigatórias está sendo criada carteira para pessoas de baixa renda, propôs tirar radares móveis, propôs acabar com a máfia das clínicas ESMEP e propôs acabar com DPVAT fez muitas mudanças sobre direitos autorais nas placas de veículos pra não pagar milhões de reais de direitos, e vc sabe o que? O que disso TD passou pelos canalhas da esquerda que só sabem engessar e atrapalhar o governo por não aceitar que a fonte de mamatas e corrupção acabaram, desliga ai, vai estudar que talvez seja possível se curar da esquerdopatia, talvez por um milagre, Deus pode tudo!!!?

        1. Feliciano Diz

          Idiotas funcionais falam mal do presidente sem conhecimento de causa…nem adianta discutir com esse povo que adora uma globinho e vive no mundo da esquerda doentia

    4. Luciliane Marques Diz

      Verdade! Tornasse impossível mudar alguma coisa no Brasil com esses parlamentares corruptos que só coloca em votação o que trás benefícios pra eles. Os presidentes da câmara e do senado só querem atrapalhar o governo Bolsanaro.

    5. Carcará Diz

      Tiraram um selfie sua com o presidente e saiu vc mamando no saco do Bozonabo

      1. Rômulo Diz

        Ir contra Bolsonaro é apoiar toda política corrupta e TD que vai contra princípios morais de religião e familia, além de se agradar com TD que é errado, talvez por se beneficiar de alguma forma ou simplesmente por ser um completo idiota Anencéfalo que não enxerga um palmo a frente, sai fora idolatra de bandido, vai procurar um protesto do MST ou dos Antigas pra comer pão com mortadela com kissuco.

    6. Cyene Diz

      Roger 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  25. Celio Diz

    Tocantins nao existe esta isenção, foi revogada.

    1. Anderson Diz

      Rio grande do Sul como sempre e em tudo que se diz respeito a taxas, impostos, cobranças e etc… Metendo a mão no bolso do seu povo sem dó, vergonha do Brasil.

  26. Anderson Ribeiro de Mendonça Diz

    E onde está a novidade , já é assim faz tempo pelo menos em sp

  27. rondinelly Diz

    amigo não esqueça que o atual presidente da República tentou acabar com esse roubo, queria tirar esse tributo mas o STF e sua corja não permitiram !

    1. Renato Diz

      O atual presidente tem que mexer nos impostos federais, não dita nada em impostos estaduais.

    2. Marcos i Nogueira Diz

      Estás confundindo, essa discussão era sobre o Seguro Obrigatório DPVAT.

      1. Jordan Damasceno Diz

        concordo plenamente.

  28. jorge luiz henrich Diz

    A quantia de impostos desde a compra de um zero e durante os quinze anos em combustíveis pedágios estacionamentos manutenção pode-se comprar outro zero só de impostos.

    1. Domingos Bertolo Diz

      Eu creio que estou sendo sacaneado pelo Detran de SP . Meu carro, um Toyota Corolla, já
      completou 20 anos e, em 2020 tive que pagar o IPVA. Quando a pandemia acabar vou questionar o pagamento junto ao Detran.

    2. Emerson Diz

      Em Minas gerais IPVA e pra vida inteira São cobrado “quatro por cento” sobre o valor do veículo não importa seu ano de fabricação

  29. jucagodoy Diz

    E CLARO QUE NO ESTADO DE SÃO PAULO A COBRANÇA DE IPVA SÓ SERÁ PARA QUEM TEM CARROÇA, LADRÕES DESGRAÇADOS, QUE ESTE ROUBO NÃO CUBRAM O VALOR QUE VOCÊS POLÍTICOS TERÃO QUE GASTAR COM SUA SAÚDE

    1. Luis Fernando Diz

      Disso eu já sabia em São Paulo sempre foi 20 anos a isenção do IPVA não tem nenhuma novidade nessa notícia e o presidente não manda em nada é só um fantoche lá oq ele qr fazer ele não pode pois não tem poder nenhum kkkkkk

  30. Paulo Diz

    Os politicos do Pernambuco não largam dessa teta de jeito nenhum, pode chegar a trinta anos que eles vão cobrar

  31. Mário Diz

    Vc paga IPVA todo ano e se vc atrasar e cair na dívida ativa vc paga o dobro um absurdo isso.é se não pagar não licencia o carro .

  32. Celio Dias Diz

    Minas Gerais não abre mão nem dos Gordines ou Vemagues da vida. Eita Estado sem vergonha. Tenho vergonha de ser Mineiro
    Vai gostar de Sangrar o Povo assim nos infernos!!!

    1. Edineide Diz

      Pois é amigo, Recife também é assim, eles não abrem mão de jeito nenhum.

      1. João Santana Diz

        Porque essa diferença……todos os Estados fica dentro desse pedaço de terra BRASIL….então porque essa separação de valores e idade de carro…..se a lei é pra todos então que seja essa lei de idade pra todas as regiões e não pra alguns…..anos de carro 15 anos isentos .ta ótimo pra todos os Estados…..ninguém é melhor do que o outro …..somos todos iguais …..morremos e não levamos nada….u

    2. ADEMAR VICENTE FERNANDES Diz

      E vdd , brincadeira viu minas é uma vergonha . E o icms do combustível tbm é o mais de todo pais .. pqp q estado sem vergonha

    3. Tiago Diz

      Kkkkkkk…
      Ê verdade amigo. O lugazim do trem doido.

  33. Gildo Diz

    Tenho um caminhão MB608 com 40 anos de fabricação e ainda pago em Pernambuco se paga até o ar que respira.

    1. Thiago Diz

      Arruma uma declaração de residência em outro estado e faz por lá. Hj o documento é digital não precisa mais ir no Detran ou o pessoal padroniza ou vai acontecer isso, o pessoal vai escolher o estado que mais lhe favoreça e deu.

      1. Marcos Diz

        Não sou contra o imposto, sou contra o valor exorbitante do imposto e a forma como o dinheiro retorna em forma de serviços pra população!

  34. José Marcos da Silva Diz

    Aqui em Pernambuco .o veículo pode ter cem anos .mais tem que pagar IPVA .somos estoquido de tudo quanto é geito

  35. Roberto Diz

    O IPVA e pra pagar os gasto dos deputados e os confortos deles e do prefeito aí de Minas cambada de ladrão

  36. Celio Diz

    E fora que em Minas pagamos 4% de imposto e quanto outros estados 2%. No ES se comprar um carro zero e emplacar lá paga 1% no primeiro ano…

    1. Malvadeza Diz

      Aqui em Minas ainda a taxa de licenciamento

  37. Wagner Diz

    Santa Catarina isenta carro fabricado até 1985 ou seja com 35 anos de uso… esses carros nem andam mais…

  38. Tony Wilson Borges Diz

    Porque Minas Gerais não está na lista será que é para os governantes ladrões ficarem mais ricos

  39. John Diz

    Ainda mais com esse Zema no comando, empresário que só pensa em capitalismo!

  40. Bruno Santana Diz

    Uai, o Bolsonaro não disse q iria acabar com o IPVA, q seria taxa única em vários impostos? Quem acreditou?

    1. Jilvan Diz

      É parceiro vc tem que se atualizar mais, o presidente tentou, porém a oposição e o STF barraram. Pesquise

  41. Marcio Diz

    Penso que 15 anos de imposto para um veículo está bom demais para o estado, já que pagamos tantos impostos e nossas ruas não são tudo aquilo. Na cidade para estacionar tem que pagar, na BR tem imposto chamado pedagios. No óleo na gasolina tudo tem imposto…entao 15 anos esta de bom tamanho imposto para veículos.

    1. Allan pedro. Diz

      No rj também nunca isenta nada aqui tudo paga!

    2. Jilvan Diz

      Acho que dez anos seria o suficiente

  42. José paulo Diz

    Pernambuco não insentou carro por mais velho que seja, kkkkk

    1. Zair Diz

      Esse criterio de SC e um absurdo, exatamente por isso, propriwtarios nao dao manutencao em carros posterior a 1985, transformando em sucata. Nao e de surpreender a quantidade de carros atolados em multas, vendidos a troco de bananas e botando a vida da populacao em perigo. Vc nao ve uma autoridade tomando providenxia sobre isso. E uma vergonha

    2. Moises Oliveira Antunes Diz

      Acho que esse ano deveria todos os carros serem izentados do imposto pois estamos em um ano morto por causa da pandemia.

    3. Luiz Moreira Diz

      15 anos você pagou outro carro

  43. Thiago Morais Diz

    Engraçado né… MINAS nunca isenta nada. Kkkkk

    1. Celio Dias Diz

      Minas Gerais não abre mão nem dos Gordines ou Vemagues da vida. Eita Estado sem vergonha. Tenho vergonha de ser Mineiro
      Vai gostar de Sangrar o Povo assim nos infernos!!!

    2. Paulo Diz

      Os politicos do Pernambuco não largam dessa teta de jeito nenhum, pode chegar a trinta anos que eles vão cobrar

    3. MATEUS OLIVEIRA DE QUADROS Diz

      20 anos pagando IPVA é roubo muito tempo

      1. Jilvan Diz

        Mas o povo continua votando nos mesmos, ou seja, tá tudo ótimo.

  44. Raul Lopes Bandeira de Melo Diz

    Vendi o ” meu ” carro esse mês . Cansei de ser extorquido todos os anos . Ladrões !

  45. Mota Diz

    Sugestão: O tempo que estamos aqui reclamando, deveríamos procurar os deputados que elegemos e exigirá criação de uma lei onde veículos com mais de 10 anos tivesse isenção a nível nacional.

    1. Osmar Diz

      Se depender de deputados , aí é que estamos cerrados, eles fazem é aumentar

  46. Adriano Diz

    Só o Povo Brasileiro que concordou com este imposto e também é o único que paga parece que gosta de pagar cada vez mais impostos pois nunca protestam

  47. Maria Diz

    Tem que comprar o carro,pagar o IPVA uma única vez e PRONTO.Agora ter que pagar todo ano é assalto!

    1. Marcelo Alves Diz

      Eu concordo!!
      O IPVA só deveria ser recolhido no ato da compra…..e se no período de 5 anos este veículo for transferido para um novo proprietário chegando a 10 anos ficaria isento.
      Até porque depois de 10 anos o veículo já está bem avariado devido a malha viária que Nossas Excelências nos oferece.

  48. Área Livre Diz

    Imposto é roubo, já o IPVA é assalto a mão armada!

  49. Julio Diz

    Esse governo de minas e um dos que mais aproveita da população por que nós outros Estado não tem IPVA de carros com mais de 20 anos de fabricação alguém pode me explicar

    1. Rodrigo Diz

      Concordo com vc! Estado é um dos mais tributados do País! Perdemos em tudo aqui e ainda somos roubados! Pouca vergonha!

      1. Clodoaldo Diz

        Aqui no Rio grande do Sul o estado mais quebrado que o país, bom imposto altíssimos não há investimento nenhum.carros com 20anos tem insensao

  50. luciano americo Diz

    Ainda dizem que somos uma nação

    1. Allan pedro. Diz

      No rj também nunca isenta nada aqui tudo paga!

  51. Cesar Diz

    É um absurdo

  52. Leonardo Vargas Cavalcanti Diz

    Em Minas se você tiver uma carroça do tempo do Faraó, você paga IPVA.

    1. Renan Diz

      Goiás São 10 anos, não 15.

    2. Joaquim Diz

      A culpa é nossa ,vamos mostrar a força do povo logo nesta eleição de 2020.

  53. Ricardo Diz

    Goiás pode ser da época dos Flintstones que ainda paga. E se não pagar colocam o nome em protesto, SPC e Serasa. Nunca vi estado mais carniceiro. Só pensa em sugar ia habitantes.

  54. Mauro Jardim Diz

    Meu carro o ano e 1995 e o governo de Pernambuco insiste em cobrar o famigerado IPVA por que??? Só pernambuco e minas gerais por que???????

    1. Alexandre Diz

      Aqui no Rio grande do Norte a governadora Fátima não deixa passar nada!!!!
      Bota pra lascar mesmo…

  55. Léo Moura Diz

    Regiane, com todo o respeito, que merda hein pqp

  56. Stenio Diz

    Deveria ser taxa única e não essa exploração anual, compramos o veículos, mas não temos autonomia.

  57. Juliano Da Silva Diz

    Em Minas Gerais a roubalheira continua… o carro pode nem estar rodando mais, mas os impostos tem que serem pagos…

  58. Ernanres Diz

    Em Recife-PE, não tem boquinha , paga-se em qualquer anos de uso 10,20,30!

  59. Leno Basilio Diz

    Vejo que a roubalheira de IPVA aqui em Minas Gerais é a pior do Brasil !

  60. Marcos Heitor Diz

    Meu carro é um Fox 2005/2006.Este ano ainda não paguei o licenciamento.Oago IPVA ou estou isento?

  61. Robson Diz

    Em Pernambuco o governo Paulo Camara que só sabe punir. Não faz nada para melhorar o estado.

  62. Humberto Diz

    Procura um advogado e pede o ressarcimento dos anos pagos! Pode ser uma boa!

  63. Elisângela Diz

    Eu acho um absurdo minas ter que pagar essa taxa de Itamar já ate morreu e porque só em Minas deveriam acabar com essa taxa ja que estado nenhum tem isso.😡

  64. Regiane Diz

    Em Santa Catarina, carros fabricados em 1985 não pagam IPVA, os demais pagam. Tenho dois carros, um com 41 anos e outro com 20 anos e pago IPVA dos dois.

    1. Jorge Diz

      Graças a Deus aqui em Manaus é 15 anos tenho um new civic 2007 so vou pagar IPVA até 2021 !!!

    2. Ismail Miranda Teixeira Diz

      Em minas tem um sistema diferente de cobrança progressiva os cambal, tenho um Kadett 1998, e cheguei a pagar em 2014 eu paguei de IPVA 165,00 já em. 2015 foi 287,00 e assim foi subindo até chegar em 367,00 a vista, esse 2020 paguei 348,00 só no IPVA, e como que tem reducao progressiva em MG? Alguém do órgão responsável me explica essa situação?

    3. Marcio Diz

      Está na hora de rever este estatuto, quando eu era criança já prevalecia a idade do carro de 1985, agora já tenho 35 anos e nada mudou.

    4. Mota Diz

      Sugestão: O tempo que estamos aqui reclamando, deveríamos procurar os deputados que elegemos e exigirá criação de uma lei onde veículos com mais de 10 anos tivesse isenção a nível nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?