Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

IPVA: isenção CONFIRMADA para ESTES carros

Você sabe quem, de fato, tem obrigação de pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) é um tributo pago todos os anos por proprietários de veículos. Mas você sabe quem, de fato, tem obrigação de pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

Os veículos com mais de 10 anos de fabricação têm isenção do IPVA nos seguintes estados: Roraima e Rio Grande do Norte. Vale destacar, ainda, estados que preveem isenção por um tempo maior:

  • 15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
  • 18 anos: Mato Grosso,
  • 20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, os veículos que são fabricados até 1985 são isentos do tributo. Em Pernambuco e Minas Gerais, há um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.

A conta, vale destacar, é simples. O proprietário deve consultar o documento oficial do seu carro para verificar o ano de fabricação e fazer a conta referente à validade de cada estado citado acima.

No CRV ou CRLV, consta o “ano de fabricação” e o “ano-modelo”. Para cálculo do IPVA, é levado em conta o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.

Lojistas, pessoas físicas e a tabela FIPE consideram o “ano de fabricação” para estabelecer uma referência de valor de mercado.

Veja também: PL quer CNH gratuita para todo o Brasil; veja como vai funcionar

Leia Também:

47 Comentários
  1. Ádamo OLIVEIRA FAJARDO Diz

    Engraçado o cara fala para nós estudarmos mais ele esquece que quem paga a boa vida é o povo que ele diz que não tem noção!

  2. Ádamo Oliveira fajardo Diz

    Engraçado o cara fala para nós estudarmos mais ele esquece que quem elegeu ele foi o povo que ele diz que não tem noção!

  3. Carlos varejao Diz

    O certo seria acabar com o IPVA.
    Somente no Brasil se cobra este imposto absurdo.
    Deveria ser cobrado somente um licenciamento anual e o seguro obrigatório.
    Mas enquanto aceitarmos tudo o que estes políticos votam. Estaremos sendo subjugados aos mesmos.

  4. Marcio santos Diz

    Segundo PAULO GUEDES ,o país e constituído de pessoas ignorantes e desprovidas de conhecimento na área. Sim concordo com esta informação, porém os “estudados e inteligentes”que poderiam fazer a diferença em nosso país só pensam em enriquecer a sí e suas famílias e a população que sobrevivam com as migalhas deixadas por eles.

  5. Ademir Diz

    Muito fácil de resolver essa questão. É só aprender a votar em gente que presta ! Ocorre que o brasileiro vota em bandido de estimação, daí essa situação sem solução !

  6. Everon Diz

    Pernambuco ainda é o pior, não ta incluso nem em 10, 15 e 20. Paulo Câmera ladrão

  7. Antônio Fernandes filho Diz

    Aí os burro sai de casa arriscando si contaminar com covid 19 pra eleger ladrão, pra depois eles ficar metendo a mão grande naquilo que você trabalhou honestamente pra conseguir

  8. Daniel Diz

    Basta,imposto igualitario para todos estados e justo.

  9. Farias Diz

    So em pernambuco que vc tem que pagar ..ate a sombra do veiculo.se nao o governo toma e depois vende

  10. Farias Diz

    So em pernumbuco que vc nao tem direito de nada. E muoto revoltante….aqui vc tem que pagar ate a sombra do veiculo nao importa o ano . mais tem que pagar. Se nao o governo toma. E depois vende. E bronca.

  11. Arcanjo Diz

    Os impostos são muitos e a tendencia é criar mais alguns. Numa empresa, os funcionarios não têm autonomia para estabelecer seus próprios salários. Já na máquina pública os servidores de elite, se reunem e decidem quanto devem receber. O custo pra manter o funcionalismo é faraonico. É muito alto. Pra população sobra umas migalhas. Ou melhor para um bom numero da população nao sobra nada. Se precisar de medico tem que pagar. Se precisar de exames a mesma coisa. E vai continuar assim ou ainda piorar. Essa é a realidade.

  12. José Diz

    mais uma coisa que eu esqueci, nos estados vizinhos, RS e PR, carros con 20 anos de uso ñ paga mais IPVA, pq só aqui em SC essa palhaçada!! e os catarinensses ñ falam nada ,só vão enchendo o rabo dos governantes de dinheiro, como se ja ñ batace, tão metendo mais 2 pedágios aqui no sul, um em jaguaruna e outro em Araranguá, e os catarinenses continuam passivos, dele a encher o rabo deles de dinheiro!!

  13. José Diz

    moro em sc ,só esse estado que ñ tem isenção, só pra carros fabricados até 1985 !! um carro ano 85 aqui que é só maresia, já ta todo podre! quem vai andar com um carro desses! uma lei dessas aqui é rir da cara dos catarinenses!! e agora esses fdpts vem pedir votos!!

  14. Marco Diz

    Na minha opinião o Brasil está muito atrasado. É um contra-senso abrir mão de receita, de maneira invertida. O correto seriam os carros novos terem IPVA mais barato e, com o passar do tempo, ele fosse aumentando, chegando ao ponto em que não seria mais viável possuir carro velho. Qual a vantagem? Incentivar a indústria direta e indireta, na produção de veículos. A frota circulando, seria mais moderna e mais segura. Os proprietários de carros velhos teriam incentivo, para adquirir um veículo novo e, os carros antigos seriam reciclados.

  15. Paulo Guedes Diz

    Estudem e quando todos vocês tiverem um pingo de noção e inteligência suficiente, eu deixo um mero assumir meu cargo. E saberá a verdade.

  16. Marco Antonio da Paz Diz

    Na minha opinião,deveria ser igual em todos os Estados,tipo salário mínimo.

  17. Joel Diz

    Imposto no Brasil só serve pra bancar a boa vida dos ladrões que governam esse país.

  18. Sílvio Dos Reis Soares Diz

    Minas Gerais jamais vai ficar sem cabrar impostos pois como a ratos vão fazer. Tem mais uma é do dia 2 de janeiro ate o dia 30 de janeiro paga ou morre estado fudido tinha,que ser pelo final da da placa pra gente tomar um fôlego

  19. Anderson Diz

    Em minas gerais o povo sofre mesmo, o estado que mais paga imposto, somos sempre feito de trouxa. Isenção em todos impostos já. Chega de pagar impostos.

  20. Mario luiz dias da silva Diz

    Caros amigos revoltados na verdadade foi criado pra 50 por cento arrecadado ir pra saude pública ser investido em hospital.coisa que nunca aconteceu. O restante seria parte pra manutenção das estradas e pontes mas sobre supervisão do dner porem sem o recurso o mesmo foi instinto. Graca a uma coisa chamada consórcio onde políticos se unirao aos empresários pra construir os pedágios cuja o faturamento e absurdo no brasil um pedagio famoso da franca que une um trecho de seis horas duas cidades importantes na franca equivale tres dolares ida e volta no brasil seria cobrado 90 reais pelos nossos empressarios alegando gasto com manutenções da merda de asfalto que e usada aqui por eles alguem sabe a vida ultil de um asfalto aqui pois na europa chega 10 anos nas principais rodovias aqui nem tres dias resiste mas voltando ipva como. Seguro obrigatório e controlado por uma marfia de políticos e empresa assim como transporte público e a saúde e segurança nossos ministros do stf sabe disso nao preciso falar nada mas um dia a globo fala por nos cidadoes enganados vao votar sim veja o doutor truazio varela fala de democracia seria o povo nao ser obrigado a votar e sim para de ouvir. Merda em período de eleições pais tem ladrao e povo iludido

  21. Luís Cláudio de Souza Alves d Diz

    Aqui na Bahia era 10 anos ! O governo do PT com o Rui Costa aumentou de 10 p 15 anos o pagamento do IPVA ! Em um decreto ! Partido,Governador criando mais imposto p pagarmos q já são muitos !

  22. Onivaldo José Biela Diz

    Pedro Henrique acredito que sua msg foi em resposta ao meu comentário.
    É viável sim a implantação da minha sugestão também por aqui
    O que falta é vontade política de enxergar solução. Quem viaja convive com muitos carros sem condições de rodar em rodovias (à noite só acende farol dianteiro) provocando ou se expondo ao risco de acidente.
    É óbvio que num primeiro momento haverá um mercado paralelo de “espertos” pra burlar a lei, mas, já é um inicio.
    Todos os anos teríamos esse círculo vicioso de renovação de frota
    Não existe veículo velho e sim mal conservado!

  23. Nonato Diz

    Este imposto é imoral.

  24. Valdson Diz

    Tenho carro com mais de 22anos e ainda pago IPVA moro no tocantins.nao sei quem fez essa matéria e tudo metira

  25. Pedro Henrique Diz

    Concordo com vc… Pq assim teria uma maior rotação no mercado, geraria mais empregos, etc. Porém, vivemos no Brasil, onde grande parte da população mal consegue se sustentar com o salário que recebe, quem dirá comprar carro novo. Para países melhores desenvolvidos e mais organizados, essa sua ideia é valida, infelizmente não é o caso do Brasil.

  26. Tatiana Diz

    Olá,isso vai valer aparti do ano que vem?Porque o meu carro é 97.

  27. Pc Diz

    Tá bom , e em Minas que o carro pode ter 500 anos que paga cada vez mais caro.

  28. Eudes Roberto Diz

    Só neste País que o povo sempre é feito de trouxa, nos outros paises tem só o licenciamento.
    #FimDoIPVA

  29. Teófilo dos Santos Silva Diz

    Kkkk…aqui em minas abaixa abaixa mas nunca chega num valor baixo. Por mais que o carro seja velho o valor e sempre alto com relação a idade do veículo.

  30. Helcio Diz

    Kkķkķ pois entao esgou até agora pensando o se passa pela cabeça de uma pessoa com umas ideias dessa..
    Que aumenta pro pobre e diminui pro rico….

  31. José Júnior Diz

    De todos os estados, pernambuco é o que cobra mais caro o ipva e não isenta nada!

  32. Eliza Diz

    Q absurdo !!!Esses governantes estão.todos malucos. Qual o intuito de aumentar imposto para os carros mais velhos e reduzir dos carros novos??
    Que pais é esse???

  33. Bruno Diz

    Tenho um fusca ano 1994 ,2 carburador 1600 inteiro a Fipe dele é boa mas é um absurdo fazer isso com esses carros só pq são mais antigos, tenho certeza que dá muita surra nesses carros novos, e hj se comprar um 0km saiu da loja desvalorizou esses antigos só aumenta o preço deles …. absurdo isso.

  34. Gerson Diz

    Eu, que o governador do RS está equivocado com a reforma tributária do estado, cobrar IPVA de veículos com mais de 20 anos de fabricação é uma ação iatrogênica, espero que alguém faca algo pra impedir essa loucura de Sr Eduardo Leite

  35. Carlos Diz

    Eu acho que esses impostos teriam que ser bem menos, só assim todos teriam condições de adquirir carro para o trabalho e lazer, alimentando a quantidade de vida do cidadão. O Estado rouba o cidadão com altos impostos e não devolve em politicas públicas. O que a gente vê é um ciclo de corrupção e incompetência.

  36. Ronaldo Gonçalves Corrêa Diz

    As vezes fico me perguntando pq é tanto imposto IPVA é para q mesmo? Pq aqui em Minas Gerais não vejo nada é todo ano pagando uma coisa sem retorno pq vc compra um carro paga imposto gigantesco e depois tem q pagar o aluguel de uma coisa q vc comprou se deixar de e pagar esse imposto pegam uma coisa q vc comprou isso é justo? Aí ai políticos STF lixo q Pais é esse como diria Renato Russo

  37. Luiz Carlos Diz

    É um total.absurdo esse tipo de lei diferenciada.
    O estado de SC então é fora da casinha
    35 anos????

  38. Gilberto Diz

    Tem muitos carros velhos, que da de 10 em alguns carros novos.

  39. Carlos Diz

    Eu sei que é uma situação difícil pra quem não tem condições, mas veículo usado não gera tanto emprego quanto ao veículo novo que gira muito mais a economia por isso é melhor incentivar a compra de veículos novos, mas deveria haver uma fiscalização só o valor abusivo do veículo 0km

  40. Sergio Diz

    Papo de esquerdopata

  41. Onivaldo José Biela Diz

    Seria mais inteligente sucatear os carros com mais de 20 anos (levar o recorte do n° do chassi e baixar o documento no DETRAN) e ganhar isenção de impostos para carro básico e linha de financiamento tipo 300.00/mês, (valor que se gasta em media em manutenção) limitando 1 por CPF. Renovaria a frota, diminuiria risco de acidente e poluição, aqueceria o setor gerando emprego e renda e aumentaria a auto estima da pessoa.

  42. Matkoll Diz

    Minas Gerais não isenta nada só rouba o estado que mais cobra impostos e é uma bosta

  43. José Daga Diz

    A resposta está de acordo com o nome, acredito que foi de forma irônica a sua resposta?

  44. Silverino Jose de Souza Rodrigues Diz

    Boa tarde,eu tenho um carro ano fabicacao 1998/99,paguei o IPVA ate 2018 neste caso o proprietario teria o ressacimento do pagou a mais..

  45. Gustavo Diz

    Ah claro, inteligente é vc né. Retirando a carga tributária de quem compra um carro novo, e colocando mais ônus pra quem tem carro usado.
    Tragam um prêmio pra essa excelência pensativa, que onera quem não tem dinheiro pra comprar carro zero km. Ou seja, + imposto para o pobre – imposto pro rico

  46. Bill Diz

    Vermes e ladroes , disseram que nao haveria mais o imposto em 2020 no Brazil inteiro, tapearam pra ganhar eleicoes , esse Pais vc nao pode ter nada….

  47. Pedro bo Diz

    IPVA, imposto burro, deveria aumentar a medida que o carro envelhece…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?