INSS: Retomada de atendimento presencial tem filas e reclamações pelo país

Os médicos peritos decidiram não retomar as atividades nesta segunda (14), e todas as perícias médicas agendadas foram canceladas.

Nesta segunda-feira (14), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a retomar o atendimento presencial em parte de suas agências no país, depois de mais de 5 meses de portas fechadas devido a pandemia do coronavírus

Entretanto, os médicos peritos decidiram não retomar as atividades nesta segunda (14), e todas as perícias médicas agendadas foram suspensas. De acordo com o INSS, os segurados precisam remarcar a perícia através do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Em diversos locais do país, a reabertura vem acompanhada por filas nas agências.

Em São Paulo, uma decisão judicial impediu a reabertura das agências  para o do atendimento presencial. a pedido do sindicato dos trabalhadores do INSS. Em nota, o INSS informou que as agências continuarão fechadas após a decisão judicial e que “os segurados que tinham agendado atendimento devem desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.”

Reabertura das agências

atendimento por meio de canais remotos aconteceu até a última sexta-feira, 11 de setembro. No entanto, os canais continuarão sendo utilizados após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências. 

Foi informado que, inicialmente, o tempo de funcionamento das agências da Previdência será parcial, com seis horas contínuas.  

O INSS dará prioridade para os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Também serão retomados a justificação judicial e o atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

As agências que não reunirem as condições necessárias para atender as pessoas com segurança seguirão operando em regime de plantão reduzido. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.