Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS: Quem nunca contribuiu vai receber até R$1.045 NESTAS condições

O valor, correspondente a um salário mínimo, é uma ajuda do Governo Federal para as pessoas de família de baixa renda.

Quem tem direito a este benefício são pessoas com mais de 65 anos de idade ou, de qualquer idade, se tiverem alguma incapacidade de longa duração.

Além da idade ou da incapacidade, o interessado ao benefício tem que provar também que a família não tem condições de manter este idoso ou esta pessoa com deficiência, que pode ser de natureza mental, física, intelectual ou sensorial.

Veja algumas dúvidas respondidas logo abaixo.

É como se fosse uma aposentadoria?

Exatamente isso, mas é um benefício da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) conhecido como BPC – Benefício de Prestação Continuada.

A diferença é que as aposentadorias e pensões têm o décimo terceiro e o BPC não tem.

Como o INSS avalia se a pessoa é de uma família de baixa renda?

A avaliação é feita por meio de um assistente social. Por isso, é necessário que o interessado leve no INSS, no dia do protocolo do pedido, um estudo social feito por um assistente social.

Como conseguir um estudo social?

Basta procurar um assistente social no CRAS, que é o Centro de Referência de Assistência Social.

Toda cidade tem pelo menos um CRAS (encontre o CRAS da sua cidade).

A família deve estar inscrita e atualizada no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) antes da apresentação de requerimento à unidade do INSS.

Em quais situações o INSS pode negar o pagamento deste benefício?

Em apenas três situações. Quando a pessoa não tem a idade mínima, quando não prova a incapacidade ou quando entende que a família não é de baixa renda.

E o que fazer quando o interessado não conseguir o benefício?

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado

Se a negativa for por que não ficou comprovada a incapacidade, deve-se questionar a perícia feita pela Previdência Social.

Se for negado por causa da renda familiar, deve-se ter o cuidado de apontar todas as despesas que a família tem com a pessoa deficiente ou idosa, por que nem sempre o INSS não leva isso em consideração.

Depois que o benefício começa a ser pago, ele pode ser cessado?

Sempre quando há mudança em um dos requisitos que deu origem ao pagamento.

O INSS tem um órgão chamado COINP – Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária que fica procurando pelo em ovo para cancelar benefícios.

Eu vi um caso que a pessoa estava viajando para o exterior e teve o benefício cortado. Tinha um que tinha uma caminhonete no nome dele. Em outro caso o filho abriu uma firma no nome da mãe e ela perdeu o benefício. Existem fraudes, mas também tem muita gente inocente.

As redes sociais podem servir de prova para que esses benefícios sejam cortados?

Muitas vezes colocamos algo que não somos no Facebook, no Instagram, enfim, na internet. E isso pode servir para o INSS fazer prova contra você mesmo. E depois, a pessoa pode não conseguir provar que focinho de porco não é tomada. E aí pode ficar sem o benefício.

Leia Também:

33 Comentários
  1. Paulo Diz

    Eu tenho cinco meses que acidentei e sempre trabalhei fixado eu estou com um pedido no INSS o acidente foi no trabalho eu tenho o cat todos os documentos médicos e não recebo nada eu tenho família e sempre trabalhei fixado e não é só eu são muitas pessoas que estão do mesmo jeito que eu e o INSS só de greve não respeitam os trabalhadores 😢vcs tinham que resolver isso a gente não merecem ser tratado assim ??????

  2. Benjamin gomes dos Santos Diz

    Bom dia eu tenho 67 tem direito mínimo aposentar

  3. Jorge Ribeiro Telles Diz

    Para os desinformados digo que este benefício não é o inss que paga e sim o governo federal. O inss só faz a analise do pedido, isto é, verefica se as informações passadas pelo interessado condiz com a realidade. E este dinheiro sai da conta do Social do governo federal Ok?

    1. Leandra Diz

      To com 6mes sem receber ja anexei uns documentos ate agora nunca saiu de exigência gostaria de saber o motivo

    2. Maria Helena Diz

      Recebo um salário do meu marido meu menino é autismo só recebo um salário do meu marido tem que comprar medicamento tem direito a receber 600

      1. Barbara Diz

        Você tem que verificar qual a exigência que eles estão pedindo e agendar o cumprimento da exigência tendo em mãos o que eles estão pedindo.

      2. Ette Medeiros da Silveira Diz

        Tenho quase sete anos pagos de INSS e 67 anos de idade. Tenho direito a me aposentar?

  4. Zezé Diz

    Concordo plenamente. Eu mesma tenho um filho com deficiência intelectual, não consigo emprego pra ele nem nas vagas destinadas para quem é PNE e olha que apesar da deficiência ele conseguiu concluir o segundo grau e até fez alguns cursos mas mesmo assim até hoje nada… Já tentei um benefício pra ele mas como sou pensionista e ganho pouco mais de um salário de pensão do pai dele que faleceu, não consigo.. sem falar que pago aluguel e às vezes tenho que comprar o medicamento que ele toma por não encontrar nas farmácias do SUS. Muito difícil. Esse é o Brasil! Um país de todos! Será?

    1. Zezé Diz

      Mas concordo também que há muita safadeza, pessoas que realmente não precisam e nem se encaixam nos requisitos recebendo benefício do INSS.

      1. PALMÈRIO RIBEIRO FERREIRA FILHO Diz

        POIS É,A GENTE CONTRIBUI POR DÉCADAS E QUANDO ENTRA EM UM BENEFÍCIO PARA RECEBER É UMA PORCARIA

    2. Sebastiao azarias fernandes Diz

      Um país de todos milionários só se for?

  5. Daniel Dantas Diz

    É possível sim, um país onde o tempo médio de desemprego é de 12,5 anos durante o tempo de contribuição, isso equivale dizer que se um cidadão passa 12.5 anos desempregado, quando volta ao trabalho é considerado velho e obsoleto. Outra coisa, estudos realizados pela FGV em 2003 aponta que uma pessoa no pais6apenas se mantendo paga impostos suficiente para ter direito a aposentadoria.
    Eu tenho duas empresas, sou da reserva pró-ativa do Exército brasileiro, contrubuo o suficiente para que todos tenham o mesmo direito, tá ruim ou quer mais?
    http://tribunalider.com.br
    Daniel Dantas/ Jornalista, empresário e brasileiro.

  6. André Diz

    Brasileiro ou é burro ou é trouxa mesmo! Dinheiro de contribuição do inss tem que voltar pra quem contribuiu, aqui não é casa de caridade. Se o governo quiser doar cestas básicas, até concordo mas sem prejuízo pro inss de quem pagou a vida toda e por causa dessas caridades, vai ganhar 1 salario minimo. Isso é crime de colarinho branco, roubo legalizado.

    1. ROSA Diz

      TENHO UMA IRMÃ DEFICIENTE FÍSICA E MINHA MÃE RECEBE 2 SALÁRIO MÍNIMO E QUE FOI DÍVIDA ENTRE AS DUAS. E O INSS NÃO DEI APOSENTADORIA A MINHA IRMÃ, DIZENDO QUE ELA RECEBE 1 SALÁRIO. PARA QUEM TOMA REMÉDIO, USA FRAUDA, TEM QUE IR AO MÉDICO E AO DENTISTA COM UMA MÃE DE 88 CARDÍACA E TEM REMÉDIOS PARA TOMAR. O DINHEIRO NÃO DÁ. E VERGONHOSO 😓EU TENHO QUE TOMAR CONTA DAS DUAS E SEM TRABALHO 😓

  7. Jose Diz

    Deveria ter direito quem tem Déficit de Atenção. Essas pessoas passam muita dificuldade na vida no trabalho, nas relações sociais, em tudo! E não há cura. Os medicamentos perdem a eficácia com o tempo.
    Claro que tem pessoas com graus mais leves e apoio familiar que tem menos dificuldades, assim como tem autistas que trabalham, mas não é a realidade da maioria. Essas pessoas precisam realmente.

  8. Marilia santos Diz

    Boa tarde!!

    Como faz a inscrição ?

    1. Daniel Dantas Diz

      É possível sim, um país onde o tempo médio de desemprego é de 12,5 anos durante o tempo de contribuição, isso equivale dizer que se um cidadão passa 12.5 anos desempregado, quando volta ao trabalho é considerado velho e obsoleto. Outra coisa, estudos realizados pela FGV em 2003 aponta que uma pessoa no pais6apenas se mantendo paga impostos suficiente para ter direito a aposentadoria.
      Eu tenho duas empresas, sou da reserva pró-ativa do Exército brasileiro, contrubuo o suficiente para que todos tenham o mesmo direito, tá ruim ou quer mais?

      Daniel Dantas/ Jornalista, empresário e brasileiro.

  9. Jose Diz

    Quem tem tdah em alto grau deveria ter direito a receber porque tem muita dificuldade para conseguir um emprego.

  10. Jocilene Diz

    Sinto muito.
    Aparentemente somos donos daquilo que dizem que temos direitos,mas a verdade é que só temos a consciência e muitos de nós ainda tem a consciência destorcida.
    Não somos donos de nada e o mundo não é justo

    1. Ilka Diz

      Lamentavelmente como tudo nesse país é fraudado tem muita gente que precisa e não faz ideia de com o receber o beneficio, e devem existir inúmeras pessoas que nunca se esforçaram para nada na vida recebendo. O fato é que quem paga por tudo isso somos nós que contribuímos para a previdência e talvez nunca consigamos nos aposentar para desfrutamos do que seria nosso por direito.

  11. Maria Diz

    Tenho deficiência alditiva por conta disso tenho dificuldades p arrumar emprego será q consigo esse benefício.

    1. Pam Soares Diz

      Quem tem deficiência auditiva deveria ser empregado pelo pcd,tem direito a um emprego,aqui na minha cidade tem vários lugares pegando pessoas assim. Eu mesma conheço um cara que ele é vagabundo sem vergonha que não trabalha,e sabe porque !? Porque ele recebe esse benefício,ele tem 22 anos,tem entre 70/80% da audição boa e recebe um benefício que não deveria,e por isso ele não faz a mínima questão de ir atrás de trabalho,pra ele tá mamão com açúcar recebendo 1.045,00 pra ficar em casa coçando o saco,enquanto isso,os 2 amigos dele que um é completamente surdo trabalha numa empresa,e o outro que usa aparelho auditivo pois tem somente 20% da audição trabalha fazendo bico de pintor e lavador de carro porque esses dois querem ter seu dinheirinho suado.Se eu pudesse daria um jeito pra ele perder esse benefício,tem várias pessoas precisando e não conseguem,podem estar morrendo que o INSS manda trabalhar,agora quem pode trabalhar fica recebendo !

  12. Jorge Diz

    Que palhaçada, da dinheiro pra quem nunca contribuiu, muitos nem tem nada e recebe pelo inss . aqui no meu bairro mesmo, conheço 2 , e esse dinheiro aí que vão dar pra quem nunca contribuiu é dinheiro dos que contribui igual eu, eu sempre contribui e quando tive um acidente que rompeu meus tendões fiquei afastado do serviço e eles ficava me afastando só 2 meses aí eu tinha que ficar indo de 2 em 2 meses fazer perícias até que cortaro meu benefício, fiquei quase um ano nessa luta, resultado hoje em dia meu pé ficou com defeito , fico inchado e eu tenho que me virar assim mesmo, quando coloco a bota que vou trabalhar ele incha mas ainda , resultado não volto mas o normal. e não recebo nada do INSS e ainda continuo contribuindo , enquanto vagabundo que nunca deu um prego recebe aposentadoria e muitos nem tem nada , isso é uma vergonha, tirar do que é nosso pra dar pra quem nunca fez nada.

    1. dricci Diz

      Eu sei coMo você se sente, eu trabalhei dez anos registrado e depois mais 28 como autônomo, sempre pagando direitinho, quando me aposentei fui retirar meu fgts e o pis e não tinha nada lá, roubaram meu dinheiro e eu nunca consegui sequer informações de como resolver…. esse é o país dos pilantras

    2. Mary Diz

      Conheço pessoa que era divorciada do marido ele morreu e a irmã dela trabalha no INSS mexeu os pauzinhos é ela recebe uns 5 mil reais por conta de safadeza, eu separei do meu marido ele morreu por que não recebo, não tenho irmã que trabalha no INSS palhaçada.

    3. Andre Diz

      Concordo totalmente. Vou ter q trabalhar mais 8 anos para me aposentar com 1 sal minimo. Paguei a vuda toda e agora vejo que este país é uma palhaçada mesmo. Melhor nunca pagar nada. Quem não paga nesse país tem privilégios. O ladrão ganha mais do que eu que trabalho.

    4. Ilka Diz

      Concordo plenamente. Conheço varias pessoas que nunca tiveram disposição para o trabalho e ficaram aguardando fazer 65 anis para “mamar” nas tetas do governo. Só que esse dinheiro sai do bolso de quem esta contribuindo. Deveria ser tirado diretamente do bolso desses políticos que ficam aprovando ideias assistêncialistas para vagabundos.

  13. Mário José da Silva Diz

    Dei entrada no NPC e já faz bastante tempo e até hoje não recebi nenhum benefício

    1. Maria da graça G.Maximo Diz

      Contribui só 3 anos,sempre trabalhava sem carteira assinada
      Não tenho nenhuma renda,meus filhos (4) trabalham,mas tem família,filhos,esposa,é o que ganham,mal dá pra eles.Fiz meu cadastro no Cras, entrei com pedido do LOAS,há mais de um ano,foi indeferido pq um dos meus filhos não constavam como membro família,o q não era verdade,voltei no Cras apresentei no INSS uma declaração do filho como membro.até hoje está em análise.

    2. Jeny Diz

      Completamente ERRADO E INJUSTO, VENDEM MUAMBA OU ATE DROGA E DEPOIS PEDE UM AUXILIO PRO GOVERNO…BRASILEIROS SAO TROUXAS, SUSTENTA BANDIDOS DE TODIS OS LADOS

      1. André Diz

        Concordo. Tem q melhorar quem contribuiu e não ficar com essa palhaçada de dar dinheiro pra quem nunca contribuiu. Isso é coisa pra enganar o gado. Estelionato de colarinho branco. Roubo legalizado.

      2. Pam Soares Diz

        Eu,na minha sincera opinião,acho que deveriam dar um portal (ligação ou e-mail) pra que a gente pudesse efetuar denúncias de pessoas recebendo sem necessidade,e eles deveriam passar a investigar as denúncias,assim eles pegariam as pessoas na mentira e tirariam o benefício que não deveriam estar recebendo

    3. PALMÈRIO RIBEIRO FERREIRA FILHO Diz

      ESTOU A QUASE DOIS ANOS ESPERANDO O RESULTADO DE UM RECURSO E SEM RECEBER UM CENTAVO E SOU CONTRIBUINTE DESSA PORCARIA A ANOS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?