Inflação de 2020 no Brasil foi a maior desde 2016

A alta de 1,35% em dezembro de 2020 sendo puxada especialmente pela conta de luz, que aumentou, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano passado em 4,52%. O IPCA é o indicador oficial da inflação do Brasil. Com o número, esse foi o maior índice desde 2016.

O índice foi divulgado na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número ficou acima do centro da meta criada pelo Banco Central, que era de 4,0%. A margem de tolerância era de 1,5% para mais ou para menos. Com a pandemia do novo coronavírus, os preços dos alimentos ditaram os rumos dos índices.

Com a pandemia do novo coronavírus, o mundo entrou em recessão e o IPCA chegou a ficar negativo. Já que as atividades paralisaram, os preços caíram nos primeiros meses de isolamento social, especialmente os de serviços. Naquela época, as previsões eram de um IPCA abaixo da meta do Banco Central em 2020.

No meio do ano passado, o cenário começou a mudar. Naquela época, com a concentração de demanda em itens básicos e o dólar subindo, os preços de alimentos também começaram a crescer. Eles terminaram 2020 registrando alta de 14,09%, maior índice desde 2002, quando a alta foi de 19,47%.

Com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) optando pela bandeira vermelha em dezembro de 2020, o IPCA ultrapassou a meta. A bandeira vermelha é a taxa extra na conta de luz para compensar quando as usinas térmicas estão com maior uso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.