Imposto de Renda: Consulta a lote residual de restituições poderá ser feito a partir de AMANHÃ

Nesta terça-feira (22), a Receita Federal abre as consultas para mais um lote residual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF). Os lotes residuais dizem respeito a quem caiu na malha fina e, posteriormente, regularizaram o que era necessário.

Essas consultas poderão ser feita pelo telefone, no número 146, ou no site da Receita Federal. Também é possível utilizar o aplicativo, disponível para smartphones e tablets, para consultar informações sobre restituição e situação cadastral do CPF.

Segundo a Receita Federal, 202.388 contribuintes irão receber, no dia 30 de dezembro deste ano, R$ 354 milhões. Do total, R$ 135,76 milhões irão para contribuintes com prioridade. São considerados com prioridade os idosos com mais de 80 anos, contribuintes com 60 a 79 anos, cidadãos com deficiência física ou mental ou moléstia grave e quem tem o magistério como maior fonte de renda.

Em setembro, a Receita Federal havia divulgado que 910 mil declarações foram retidas na malha fina após inconsistências encontradas nas informações prestadas. Recentemente, o principal motivo para os contribuintes caírem na malha fina foi omissão de rendimentos, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Para verificar se caiu na malha fina, o contribuinte deve verificar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Para ter acesso ao extrato, é necessário utilizar código de acesso gerado no site da Receita ou certificado digital emitido por autoridade com aptidão para isso.

O contribuinte tem acesso às inconsistências que a Receita Federal encontrou na declaração do imposto de renda e, em seguida, pode enviar declaração retificadora. Após resolver a situação, o contribuinte é retirado da malha fina. Se tiver direito, a restituição é adicionada nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.