Governo estima PIB do Brasil de 3,2% em 2021

Estimativa anterior do governo para o Produto Interno Bruto era de 3,3%

Nesta segunda-feira (31), o governo brasileiro diminuiu a estimativa de crescimento econômico do país para o ano que vem para 3,2%. Anteriormente, a estimativa era de 3,3%. A nova projeção faz parte do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que foi enviada nesta segunda-feira (31) para o Congresso Nacional. A estimativa anterior havia sido mostrada ao Legislativo no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).

O governo de Bolsonaro também diminuiu a estimativa para a inflação oficial de 2021. O índice é medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A projeção anterior era de 3,65% e agora é de 3,24%. Foi reduzida também a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é usado para reajustar o salário mínimo. A projeção era de alta de 3,19% no PLDO e de 2,09% no PLOA.

Bolsonaro também reduziu a estimativa de salário mínimo para 2021. Anteriormente, o salário mínimo seria de R$ 1.079 em 2021. Agora, após a redução, o valor estimado é de R$ 1.067. Com esse valor, o salário mínimo não terá aumento real. É o segundo ano consecutivo que não há aumento real no valor, e sim apenas reposição da inflação.

Entre 2007 e 2019, a lei garantia que o salário mínimo dos brasileiros sempre tivesse aumento real, acima da inflação. Isso aconteceria quando houvesse crescimento econômico no país. Mas a fórmula perdeu a validade em 2019. O governo de Jair Bolsonaro optou por não substituir por uma outra política de salário mínimo e preferiu apenas reajustar o valor de acordo com a inflação, sem aumento real.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.