Governo antecipa dois benefícios para aposentados

ATENÇÃO, aposentados! Com a alta dos números de casos de Covid-19 o governo deve adiantar os pagamentos do 13º de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do abono salarial. Medida similar foi adotada no ano passado. As informações são de Valdo Cruz, comentarista da GloboNews há 30 anos.

Segundo informações de assessores presidenciais, repassadas para Cruz, as parcelas devem ser pagas até março. Veja como será o pagamento do abono e do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS

  • Primeira parcela em fevereiro
  • Segunda em março

“Como houve um recrudescimento da doença, em vez de ficarmos esperando, vamos agir e seguir o mesmo protocolo do ano passado, quando antecipamos o 13º dos aposentados e o abono salarial. Vamos fazer o mesmo agora, já está decidido, provavelmente em fevereiro e março”, disse ao blog de Cruz, um assessor presidencial.

Formalização para os aposentados

Por enquanto, essas informações são extraoficiais, mas devem se confirmar nos próximos dias. Com a fomarlização da medida pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

A medida será somente uma antecipação de valores e não deve incluir qualqer modificação no orçamento final, apenas quanto as datas de paamento. A primeira parcela do 13º de aposentado INSS e do abono salarial será paa em fevereiro, com calendário a ser divulgado posteriormente.

A medida, de a acordo com o assessor, servirá para atender aos idosos – parte dos grupos que mais sofrem com as restrições impostas pela pandemia.

Auxílio Emergencial

Até agora o governo tem desconsiderado qualquer possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial. Ainda na segunda-feira (11),  o deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou que acredita não ser viável uma “solução a curto prazo” para substituir o auxílio emergencial, que teve seus pagamentos encerrados neste mês.

“A gente está cuidando da causa quando não cuidou do problema lá atrás. E volto a dizer o que disse aqui. Cobrei 2020 inteiro para que arrumássemos uma solução, com a PEC do Orçamento de Guerra em vigor. Eu não sou mágico. A gente não tem como propor uma solução a curto prazo”, afirmou Lira.

Porém de acordo com informações do assessor presidencial, um novo programa social poderá ser aporvado neste ano.  “Por enquanto, no curto prazo, como a contaminação voltou a apresentar altas, a antecipação dos benefícios para aposentados e do abono salarial já ajuda a fazer uma transição até a vacinação. Com a volta do Congresso, em fevereiro, aí governo e parlamentares vão discutir se vamos aprovar um novo programa social, sempre respeitando o teto dos gastos públicos”, finalizou o assessor presidencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.