FMI melhora projeção e prevê recuo de 5,8% para economia do Brasil

Anteriormente, órgão havia previsto contração de 9,1% na economia do Brasil para 2020

Nesta segunda-feira (05), o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou a nova previsão para a contração da economia do Brasil. Agora, o FMI estima que a contração, que tinha previsão de 9,1%, será de 5,8%. Para o ano que vem, o FMI prevê crescimento de 2,8%.

A melhoria das projeções foi publicada no informe periódico Artigo 4, que contém informações sobre a economia do Brasil. O documento elogia o governo do país, com destaque para programas de transferência de renda, como o auxílio emergencial, criado em abril. O texto também cita o perigo na administração da dívida pública, em especial se o teto de gastos não for respeitado.

De acordo com o relatório do FMI, o pagamento do auxílio emergencial para aproximadamente um terço da população do Brasil, além de outros programas de estímulo, foram essenciais para evitar uma queda ainda maior na economia local. “Uma resposta enérgica evitou uma recessão mais profunda, estabilizou os mercados financeiros e amorteceu os efeitos da pandemia nos mais pobres e vulneráveis”, afirma o texto do órgão.

O FMI também destacou que os riscos para a economia do Brasil são “altos e multifacetados”. Entre os riscos, foi listada a possibilidade de uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus, os impactos sociais da recessão econômica e perda de confiança de investidores por causa da dívida pública. O FMI estima que a dívida pública do Brasil terminará 2020 em cerca de 100% do Produto Interno Bruto (PIB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.