Fase Vermelha SP: confira o que deve ficar aberto

Quem andou pelas ruas do estado de São Paulo neste sábado deve ter percebido que muitos comércios estão fechados. O motivo? A fase vermelha em São Paulo, a mais rigorosa e restrita já está valendo em todo estado e, deve se estender até o dia 19 de março.

A justificativa do governo estadual para está medida é o aumento “alarmante” de casos de Covid-19, internações e mortes. “Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso na saúde. Isso exige medidas urgentes e coletivas”, afirmou o governador na terça-feira (03), em coletiva de imprensa. “São 14 dias de fase vermelha. Vamos enfrentar as duas piores semanas da pandemia no Brasil desde março do ano passado”, acrescentou Doria.

Por isso, nos 19 dias os comércios e serviços não essenciais não poderão atender presencialmente, somente no sistema delivery ou drive-thru. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques permanecerão fechados sem qualquer liberação para o público.

Por outro lado, as aulas presenciais nas escolas da rede pública ou privada não tem qualquer restrição quanto ao funcionamento. Caberá aos municípios e dirigentes da escola alguma modificação. A capacidade máxima permitida nas escolas é no máximo 35%.

A iniciativa de não suspender as aulas, de acordo com o governo estadual, estaria relacionada com a necessidade de atender os alunos em vulnerabilidade social. A frequência neste momento não é obrigatória, mas sim opcional.

Fase Vermelha SP: confira a lista de locais que poderão ficar abertos, divulgada pelo G1:

O governo estadual estabeleceu que alguns serviços, considerados “essenciais” podem funcionar normalmente, desde que tomem medidas para contenção do vírus.

“Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento”, destacou o governo.

Na fase vermelha também deverá haver restrições quanto a circulação de pessoas. “O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h”, diz informações divulgadas no site oficial do governo do estado.

Confira o que ficará aberto na Fase Vermelha SP:

  • Escolas e universidades;
  • Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e veterinários;
  • Supermercados, hipermercados;
  • Açougues;
  • Padarias, lojas de suplemento, feiras livres;
  • Delivery e drive-thru de alimentação é permitido;
  • Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção;
  • Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos.
  • Serviços de segurança pública e privada
  • Construção civil e indústria
  • Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens
  • Outros serviços: igrejas e estabelecimentos religiosos, lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais.

Os bancos devem funcionar com restrições e atender apenas casos específicos, clique aqui para saber mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.