Fase vermelha em São Paulo: bancos não atenderão todas as pessoas

A partir da próxima segunda-feira (08), nem todos os clientes serão atendidos nas agências bancárias em São Paulo.  “A entrada de clientes nas agências bancárias deverá ser restrita a casos absolutamente prioritários, evitando aglomerações em ambientes fechados”, destacou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em nota. Entenda a influência da fase vermelha em São Paulo.

 A triagem de quem poderá ser atendido ou não será realizada pelos funcionários das agências. A justificativa para a medida é o recente aumento de casos de Covid-19 no país e a fase vermelha imposta a todo estado de São Paulo. O funcionamento dos bancos desta maneira no estado deve continuar até o fim da fase vermelha – que está prevista para chegar ao fim em duas semanas.

Outra ação que será realizada é o atendimento preferencial que será realizado das 9h às 10 horas. Poderão comparecer nas agências neste horário pessoas do grupo de risco, como aqueles acima de 60 anos e as gestantes. Os demais clientes serão atendidos pelo menos entre 10h e 15h.

“Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias do estado, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços. O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, afirma a entidade.

Fase vermelha São Paulo e reforço de medidas

A Febraban ainda  anunciou um reforço nas medidas de higienização das instalações, inclusive agências e caixas eletrônicos. Isso para situações que o atendimento presencial na agência se tornar indispensável.

Aos funcionários das agências deverá ser fornecido pelos bancos todas a proteção disponível, garante a Febraban. Entre as iniciativas está o uso de máscaras, álcool gel e os demais equipamentos de proteção individual.

Para maior segurança, testes de detecção do vírus da Covid-19 devem ser realizados frequentemente. Ainda em casos de contaminação confirmada, as agências passarão por um novo processo de higienização.

Ainda haverá reforço na sinalização das agências, indicando, por exemplo, a necessidade de afastamento social, higienização e uso de máscaras.

As marcações feita nas calçadas serão de, no mínimo, 1,5 metro de distância entre as pessoas e em paralelo com ações das forças de segurança auxiliando nas medidas de conscientização e redução das aglomerações.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.