Estimativa de queda do PIB do Brasil reduz de 6% para 5%

Estimativa do PIB brasileiro para 2020 foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Na última quinta-feira (01), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou sua estimativa para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2020. O instituto prevê queda menor do que previu anteriormente. Em junho, o indicador era de que o PIB nacional encolheria 6%. Agora, segundo o órgão, a queda deve ser de 5%.

De acordo com o Ipea, a revisão aconteceu por causa do “bom desempenho, melhor do que esperado para o terceiro trimestre”. Essa melhora indica uma melhor recuperação econômica do país. O Produto Interno Bruto diz respeito à soma de todos os bens e serviços produzidos no país e mede a evolução de sua economia.

O Ipea também pontuou, entretanto, que “a intensidade da recuperação ainda depende da evolução da pandemia, em especial da continuidade da trajetória de redução do número de novos casos e mortes”.

O órgão também pontuou que o controle efetivo da pandemia do novo coronavírus foi muito importante para o setor de serviços retomar. Esse setor foi um dos mais afetados durante a pandemia, por causa das medidas de isolamento social adotadas por todo o Brasil.

“Apesar do cenário de recuperação, o ano deve fechar com ociosidade elevada na economia. O hiato do produto, que mede o grau de ociosidade, saltou de 4,2% no primeiro trimestre deste ano para inéditos 13,9% no terceiro trimestre”, concluiu o Ipea.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.