Conta de luz terá bandeira tarifária verde até fim do ano

Não haverá cobranças adicionais até dezembro de 2020

Até dezembro de 2020, as contas de luz do Brasil ficarão com bandeira tarifária verde. Ou seja, até o fim do ano, as contas de energia serão cobradas sem custo adicional. A decisão foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e divulgada esta semana.

Os custos da energia aumentam quando saem da bandeira tarifária verde e vai para amarelo ou vermelho. Esse aumento acontece de acordo com a oferta de geração no sistema. A alteração temporária foi oficializada segunda-feira, 1º de junho, a publicada no Diário Oficial da União.

Essa medida foi formalizada após o governo aprovar pacote de medidas para auxiliar o fundo de distribuidoras de energia. Essas empresas têm sofrido com queda de demanda, além de maior inadimplência do consumidor durante a pandemia do novo coronavírus.

Esse apoio significa empréstimos de até R$ 16 bilhões feito por grupo de bancos, com liderança do BNDES. Parte desses custos podem ser repassados para as tarifas dos consumidores a partir do ano que vem em diante.

Os custos que, em geral, têm a cobertura quando são arrecadadas cobranças de bandeiras tarifárias amarelas e vermelhas serão custeadas por empréstimos bancários ao setor de energia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.