Confira o esquema de funcionamento dos bancos no fim de 2020

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou como as instituições financeiras funcionarão nos últimos de 2020. Na última quinta-feira (24), por exemplo, as agências abriram em horário especial para atendimento ao público, apenas durante a manhã.

Nos estados que acompanham o horário de Brasília, o atendimento aconteceu entre 9h e 11h, Quem tem uma ou duas horas de diferença em relação ao horário de Brasília, o funcionamento foi das 8h às 10h.

Em feriados municipais, estaduais e federais, as instituições bancárias não abrem. Ou seja, no Natal, 25 de dezembro, e na Confraternização Universal, o Ano Novo, no dia 1 de janeiro, as agências não abrem.

As agências bancárias terão o dia 30 de dezembro como último dia útil de 2020 para atendimento ao público, com expediente normal para todas operações bancárias. Na próxima quinta-feira (31), as agências não abrem para atendimento.

Atendimento online

Os clientes dos bancos podem utilizar canais alternativos de atendimento. É possível utilizar caixas eletrônicos, banco por telefone, correspondentes, mobile e internet banking. “Mesmo durante feriados, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, afirmou Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Operações da Febraban.

As contas de consumo, como a de telefone, água e luz, que vencem durante o feriado poderão ser pagas no dia útil seguinte sem cobrança de juros. Em geral, os tributos estão com datas ajustadas aos feriados municipais, estaduais e federais.

Também podem ser feitos agendamentos para os pagamentos das contas de consumo ou pagamento em caixas automáticos, no caso das que têm código de barras. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por Débito Direto Autorizado (DDA).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.