Você sabia? A frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se tornar facultativa. A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.
“O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explicou o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). A intenção, segundo ele, é deixar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”.
De acordo com o texto da proposta, para realização de provas escritas, que abrange conhecimentos de legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito terão que oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.
Já no exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito.
Para isso, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos. Além disso, será necessário:
- não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou
- ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e
- não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.
O veículo utilizado pelo instrutor deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Além dessa proposta, um outro projeto torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Eu apoio essa proposta as taxas são muito caras e e uma burocracia para marca exame prova e etc aprova essa lei que vai haver mais pessoas com o direito de dirigir e sem muito gasto
Poxa, tomara que saia essa proposta, estamos precisando disso, menos burocrático, e mais acessível
Eu tirei minha carteira e não vi muita diferença em ler o código de trânsito acompanhar vídeos e assitir vc aula presencial eu não repeti mas teve gente que repetiu por vários anos .algo que não deveria existir .existem pessoas sim analfabeta .demoram tanto tempo ler um trecho de um texto tanto quanto para decifra -lo
Por tanto uma pessoa pode fazer um simulado válido .digital .e uma prova sem mudar as questões porquê jamais irão entender .que não faz parte das culturas antigas que eram estudar .e dizem que a culpa é nossa por não estudar .eu
pergunto ? Você daria intervalos de tempo de estudar para vc seu funcionário sobre protesto deque ele precisa se educar ? Sertamente que não e é assim que fomos criados. Mas eu defendo a categoria de primeira de segunda de terceiros.depende de como se sai nas aulas e nos exames .o que não pode é reprovar com treinamento de até mesmo meses com instrutores .daí é ser ruim de mais para encinar .e isso é real basta parar numa blitz já se embanana tudo .e aí revira tudo e não acha nada.portanto aula prática precisa ser real e acompanhada por camera de avaliação.e sempre posto a prova .e isto Também é real que tem de gente ruim de monte de ABCD. é coisa fora de sério eu trabalho de borracheiro a muitos anos .tem gente que só sabe rodar o mundo mesmo por isso precisa estar legalizado e sai da frente
ate que idde uma pessoa pode tirar a abilitação e que tipo de doença não ode tirar .
Ótimo projeto as auto escolas lucram muito,no Brasil é difícil tirar CNH,para quem está desempregado ou ganha um salário minimo.