Cinco dicas INFÁLIVEIS para não cair no golpe do empréstimo falso

Diante da crise financeira, muitas pessoas têm necessitado de um empréstimo, na mesma onda diversos criminosos tem lançado golpes na internet. Um destes é o falso empréstimo. O criminoso faz parecer uma negociação normal, porém, o dinheiro do empréstimo pedido nunca chega, pelo contrário, você ainda sai no prejuízo.

Fique atentos as nossas dicas e não caia em golpes de criminosos estelionatários:

1- Veja se a empresa que afirma oferecer empréstimo existe

A primeira coisa que deve ser feita é checar se de fato a empresa possui um CNPJ ativo. Se não houver, significa que ela não tem autorização e não funciona por métodos legais.

A consulta do CNPJ pode ser realizada pelo site da Fazenda. 

O número pode ser encontrado no site da empresa, geralmente, mas, caso não encontre, solicite para quem te ofereceu o empréstimo. Se o número não for fornecido, pode ser um dos indícios que o empréstimo na verdade não passa de um golpe.

2- Verifique a reputação da empresa

Aqui vale pesquisar em sites como o Reclame Aqui e buscar também pedir o seu empréstimo por meio de canais oficiais.

Desconfie também se te ligarem no intuito do empréstimo ser fechado imediatamente. Ou também oferecendo condições inacreditáveis. Siga o ditado popular passado por gerações:  “como a esmola é demais o santo desconfia”.

Desconfie e evite sair no prejuízo.

Uma alternativa para quem quer fugir de golpes de empréstimos é optar pelo empréstimo online.

Uma das empresas que oferecem empréstimos online é o Serasa.

Há opções para autônomos e até negativados, por exemplo.

 

3 – Verifique se de fato o site é verdadeiro

Evite clicar em e-mails suspeitos que direcionam para sites, você pode acabar preenchendo uma ficha e entregando todos os seus dados para fraudadores.

Em posse dos seus dados, os criminosos podem gerar um grande prejuízo para você. Por isso, é importante confirmar se o site não é uma cópia e é de fato o original da instituição.

4 – Não deposite valores para liberar o empréstimo

Uma maneira de os criminosos lucrarem é solicitaram que você deposite algum valor para liberar o empréstimo. Porém, essa prática não é realizada por qualquer instituição séria.

Muitas pessoas acabam por confiar nos criminosos devido as informações que eles passam sobre os seus dados, porém saiba que os suas informações pessoais podem ter sido vazadas. Em outras palavras, o criminoso pode sim confirmar seu CPF, data de nascimento e outras coisas e aplicar o golpe.

5 – Peça para ter acesso ao contrato

 

Uma prática comum é também aplicar juros e mudar os valores finais a serem pagos. Então, é importante que você tenha acesso ao contrato.

O acesso ao documento poderá te auxiliar a pesquisar informações sobre a empresa e também não cair em juros abusivos.

Gostou das nossas dicas? Comente o que achou e indique para os amigos. 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.