Caixa TEM: Banco tem novos planos para poupança social digital

O Caixa TEM foi criado em 2020 para ser o canal de repasse do auxílio emergencial. Agora, a Poupança Social Digital da Caixa também é utilizada para pagar o FGTS Emergencial e mais recentemente, o pagamento do programa Bolsa Família.

A distribuição da primeira parcela do auxílio emergencial começou em abril do ano passado. O benefício teve duração de nove meses, e neste meio tempo, os trabalhadores puderam sacar o FGTS Emergencial de até um salário mínimo.

A Caixa começou o processo de bancarização dos beneficiários do Bolsa Família em dezembro de 2020. Essa estratégia foi sequenciada e teve a conclusão neste mês. Com isso, as famílias puderam receber o valor na conta Poupança Social Digital.

Atualmente, são mais de 107 milhões de pessoas que possuem conta no banco digital. Os novos beneficiários do auxílio emergencial também terão o seu benefício depositado no Caixa TEM. Isso traz uma série de vantagens, pois eles poderão fazer compras, realizar pagamentos e transferências usando o cartão de débito virtual.

Além de ser o responsável pelos repasses dos benefícios sociais, a Caixa Econômica Federal planeja IPO no exterior. Essa proposta deve ser lançada até 2022, de acordo com o presidente-executivo da Caixa, Pedro Guimarães.

Isso significa que a Caixa irá listar as ações do banco digital na bolsa exterior. Porém, para isso, a Instituição precisa da aprovação do Banco Central. Vale lembrar que o Caixa TEM já possui duas operações de mercado de capitais em andamento.

Essas operações são a venda de ações pelo Banco Pan e a listagem de sua unidade de seguros, Caixa Seguridade. Ambas as operações estão em análise na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo o presidente da Caixa, a opção Seguridade já apresenta muitos interessados no mercado financeiro. Entretanto, a instituição pretende acrescentar mais uma modalidade ao corpo de negócios na B3, a de gestão de recursos de terceiros.

A Instituição deve fazer essa nova listagem a partir de julho deste ano. Isso faz com que a expectativa dos gerenciadores do banco aumente, pois acreditam vai gerar grande faturamento no mercado financeiro.

Contudo, os recursos iminentes com a venda das ações já possuem destino. Parte da quantia arrecadada será usada para pagar dívidas ao governo federal. De acordo com Guimarães, esses débitos são representados por empréstimos tomados na última década como Instrumentos Híbridos de Capital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.