Caem vendas de smartphones da China

As vendas de smartphones da China caíram 20,4% em 2020, conforme os dados divulgados e cedidos pelo governo nesta segunda-feira (11). O total de aparelhos celulares vendidos caiu de 372 milhões para 296 milhões.

Isso aconteceu de acordo com os dados da China Academy of Information and Communications (CAICT) devido a dois motivos:

  1. Pela crise gerada pelo coronavírus;
  2. Têndendia das pessoas permanecerem mais tempo com o mesmo aparelho telefônico;

O cenário de queda na venda de celulares não é algo novo na China, no ano de 2019 as compras também tinham caído. O total da redução foi de 4% em 2019, em relação ao ano anterior, conforme os dados divulgados pela CAICT

O resultado de 2020 foi totalmente contra ao esperado pelos fornecedores de aparelhos celulares da China. Entre a categoria havia esperança que as vendas crescessem, principalmente na venda de novos telefones compatíveis com as redes 5G em rápida expansão da China.

Três marcas tiveram quedas no primeiro semestre: sendo as marcas Oppo, Vivo e Xiaomi. Já a Huawei, a marca chinesa líder no segmento de alta tecnologia, continuou a aumentar sua participação no mercado.

Cenário que mudou no segundo semestre, com a diminuição das vendas da Huawei. 

Isso aconteceu devido a restrições comerciais impostas por Washington. Em contrapartida, se aproveitando disso, Oppo, Vivo e Xiaomi aumentaram a produção na intenção de conquistar esta parcela do mercado deixada pela Huawei.

O que é 5G?

O chamado 5G nada mais é do que a próxima geração de internet, que sucede a 3G e 4G.

A perspectiva é que ela seja uma versão melhor que as anteriores, trazendo uma conexão mais rápida e consequentemente dowloads e uplods em tempo menor.

O aumento da velocidade esperado é de cerca de 10 a 20 vezes mais rápido. Já imaginou? Pois é.

A tecnologia não é exclusividade da China. O Brasil também está inserido nesta nova tecnologia, dando um dos primeiros passos no ano passado. Em julho a Claro divulgou a implatação do 5G DSS. Uma tecnologia dde transição em relação às anteriores.

Outra utilidade é está nova tecnologia para o uso no trânsito. Ela poderá ser utilizada em carros autônomos, ou seja, aqueles que não precisam de motoristas.

Por todo mundo já há testes neste sentido desde o uso para carros, até ônibus e caminhões.

Seria a nova evolução da tecnologia no mundo todo? Essa é expectativa, mas não se sabe se a pandemia do coronavírus poderá atrapalhar a disseminação em massa da nova tecnologia, não só na China, mas por diversos países.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.