Busca por crédito no Brasil cai 8% em janeiro

A taxa que faz a medição por financiamento no Brasil teve crescimento de 22% no mês passado quando comparado a janeiro de 2020. A informação foi divulgada pela Neurotech. O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) fechou janeiro de 2021 com queda de 8% quando comparado a dezembro de 2020. A diminuição do indicador, de acordo com a nota divulgada, diminuiu por causa de fatores sazonais. O indicador mede, a cada mês, o número de solicitações de financiamentos nas áreas de serviços, varejos e bancos.

A área de serviços assumiu a liderança na demanda por crédito no mês passado quando comparado a janeiro de 2020, com aumento de 62%. Em seguida, aparecem bancos e financeiras, com aumento de 19%. O varejo teve alta de 17% quando comparado ao mesmo mês de 2020. Mas, quando comparado a dezembro, a procura por crédito no varejo brasileiro teve queda de 30%. Já bancos e financeiras tiveram alta de 3% quando comparado a dezembro do ano passado.

A diminuição no setor do varejo em janeiro quando comparado a dezembro é considerado “normal” por causa da sazonalidade. Janeiro e fevereiro costumam ser meses de baixa para o comércio. E a expectativa de demanda por crédito é menor para 2021, num cenário de menos brasileiros consumindo, maior endividamento e maior desemprego.

Ainda assim, o estudo mostrou que a procura por crédito permaneceu estável na breve recuperação da pandemia do novo coronavírus. Desde março e abril de 2020, auge do isolamento social no Brasil, a busca por financiamento teve alta em quase todos os meses. As exceções foram outubro, que apresentou estabilidade, novembro, com -4%, e janeiro de 2021, com -8%.

Apesar da retração em algumas categorias, houve crescimento de 87% na busca por crédito em supermercados. Isso acontece porque, durante a pandemia, muitos brasileiros estão dando prioridade aos bens de primeira necessidade e adiando gastos supérfluos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.