Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Bolsonaro VETA lei que proibiria inclusão no SPC e Serasa para estes brasileiros

De acordo com o texto proposto, enquanto durar o estado de calamidade, nenhum inadimplente poderia ser incluído nos cadastros de proteção ao credito.

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei 675/20 que proibia a inclusão de novos devedores em cadastros de crédito, como o Serasa e SPC.

Como justificativa para o veto, o Governo revelou que ao prever a suspensão de novas inscrições em cadastros de proteção ao crédito, durante o período de calamidade em razão do coronavírus, o projeto prejudica o funcionamento do mercado de crédito e a eficiência dos sistemas de registro.

“Com as limitações em sua capacidade de análise do risco de crédito dos tomadores de maneira precisa, os ofertantes tendem a adotar comportamento mais conservador que se refletirão em desvios no mercado, gerando taxas de juros elevadas e restrições de oferta”. Diz a justificativa que acompanha o veto.

O texto, aprovado no dia 09 de junho de 2020 pela Câmara dos Deputados, foi apresentado pelo deputado Julian Lemos (PSL-PB), relator do projeto. O texto foi inicialmente proposto pelos deputados Denis Bezerra (PSB-CE) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG).

De acordo com o relator,  “A economia do nosso País está paralisada, amargando inúmeras perdas em função da restrição de circulação de pessoas por meio de isolamento e quarentenas”.

Já o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) disse na época que a proposta levaria ao aumento de juros para todos os cidadãos e empresas, que seriam penalizados pelos inadimplentes.

Leia Também:

brasil 123  
166 Comentários
  1. Rodrigo Diz

    Bolsonaro é muito fraco, PR mim um dos piores líderes que o mundo já viu . Mas sobre o assunto em debate , ele está correto .

  2. Cristhian Diz

    Concordo com o veto.. ESQUERDALHADA não perde a oportunidade para malhar.. vai para Cuba!

    1. Roberto Diz

      Eu votei nessa desgraça pra min chega nunca mais voto nesse desgoverno

      1. Cledimar Oliveira Diz

        Vai pra cuba …. Satanás

        1. Cledimar Oliveira Diz

          Nothing

        2. [email protected] Diz

          Quem nao pode ser patrao ( tem que ser empregado) tem que fechar as porta e procura emprego igual aos outros pobres normais!

  3. Marcos Elenildo Ferreira Diz

    Bolsonaro é mais um presidente corrupto e compromissado com os poderosos da elite dominante !! 💩💩💩💩💩

    1. Márcio Diz

      DESCANSA, MILITANTE!

    2. Cledimar Oliveira Diz

      Vai pra cuba .. Desgraça

  4. L. L. Diz

    Embora distribuir renda seja uma expressão de comunismo, como é o caso do auxílio emergencial.

    Concordo plenamente no veto do Presidente. As empresas precisam de protecção.

    1. José Marcos Pereira da Silva Diz

      Exatamente!👏👏👏

      1. Cristhian Diz

        Concordo com o veto.. ESQUERDALHADA não perde a oportunidade para malhar.. vai para Cuba!

    2. Diva Diz

      Esses que estão insatisfeitos com nosso presidente devem ir para Cuba……

  5. Raul Soares Araújo Diz

    Noça numca encherguei tamtas palavras isclitas con tamtus errus. Tão açacinamdu u portugueiz

    1. Cleuber Diz

      Faça o que achar certo nós queremos um país justo e certo faça o que achar melhor !!!

  6. fabio pereira Diz

    sou empresa se nao mim pagam as contas, como vou pagar voce funcionário? esta de acordo com isso? complicado né? mais e isso se nao tem como pagar nao compre. se nao tem como pagar proteste, pois voce precisa compra, se nao tem como pagar trabalhe pois vc terá como pagar, bom e isso uma empresa nao e diferente de uma pessoa, o governo nao ajuda a mantela, entao ajude ela se manter.

    1. Ailton Diz

      O que si trata aqui não é apenas a dívida ou a compra e sim o juros da dívida onde todos vão pro buraco tanto o comprador como o vendedor entre mortos e feridos só os bancos sobrevivem.

    2. Marcelo Diz

      Eu não sei como pagar prestações do meu carro, se o banco Santander não prorroga pra mim., minhas prestações em dia, e o banco faz covardia comigo.

      Se eu não tive passageiro na pandemia, como eles querem que eu pague? E ameaças de tirar meu ganha pão.
      E muito triste ver bancários sufocando nosso país

      1. Jessica Lopes Diz

        O juros do santander sao abusivos pra prorrogação!!!

        1. Diva Diz

          Esses que estão insatisfeitos com nosso presidente devem ir para Cuba……

    3. Anderson Diz

      Vai se fude ricaço do diabo quantas pessoas estao morrendo de fome muitos tem demais e outros tem poucos por ja nasceram em um lar que os pais deixam erança por isso o Brasil nao e o pais de pri.eiro mundo por causa de flp como vooçe agora o cara ganha 900 pila por mes o salario minimo e tem que pagar agua luz aluguel e vai comer oq agora imagina nesta crise quem nao tem nada ai vole senta na tua casa deota e tem rio de dinheiro no banco enquanto oitros morrendo de fome Brasil nao vai pra frente por existirem pessoa como voçe o maior ladrao e voçe e esses governantes podre nao me interssa se e o pt se e o bolsonaro sao tudo um.bando de ladrao onde se viu um deputado ganhar 700 e poucos mil por mes livre enqua to ojtros nao t onde morar e passando fome como conseguem dormir seu arrogante flp.

  7. Alairlaliu Diz

    AnaliZar? Se você escreve analisar com z, faça o favor de não tentar corrigir o outro.

  8. MK Diz

    Bolsonaro vale menos q oq vai no vaso sanitário aqui em casa

    1. Silviamb Diz

      Parabéns. Ao invés de texto vazio e repleto de xingamentos, vc explicou muito bem a situação. Como sempre, nosso presidente está preservando a integridade da economia, que não foi inventada por ele. Ele apenas precisa garantir que continue a funcionar. Como em todos os aspectos dessa situação, nem todos vão sobreviver. Aqueles que não tem uma situação estável vão sofrer mais. Mas o papel do presidente é garantir a continuidade da sociedade. Não há como acudir indivíduos (minorias). A lei deve visar o benéfico da maioria. Em tempo de guerra, todos temos que apertar o cinto fortemente, e ter muita criatividade. A injeção de dinheiro na sociedade está sendo gigante, a mais expressiva do mundo, se vc observar os números percentuais. Nunca as empresas de pequeno e médio porte tiveram tanto suporte. E se não fosse o auxílio emergencial, já estaríamos vivendo o caos generalizado em todos os âmbitos da sociedade. Nosso governo federal está de parabéns.

      1. Bruno M. Diz

        Sensacional o seu comentário

      2. Erlite Diz

        Adoreiiii

      3. Fábio Diz

        Verdade. O momento é de paciência e sabedoria e isso o nosso presidente tem.

      4. Elias Diz

        Perfeito seu comentário, que pela que muitos não conseguem enxergar o que estarmos vivendo, nunca vi um presidente q se preocupa tanto c o melhor para o país e para seu povo, orgulho do presidente

        1. Elias Diz

          Correções

          Que pena…

          O que estamos…

        2. L. L. Diz

          Embora distribuir renda seja uma expressão de comunismo, como é o caso do auxílio emergencial.

          Concordo plenamente no veto do Presidente. As empresas precisam de protecção.

      5. Adauto Luiz Puchinques Diz

        Concordo plenamente

      6. Raul Soares Araújo Diz

        Graças a Deus saímos das mãos dos comunistas que desgovernaram por muitos anos. Dá.lhe Bolsonaro, Vai que é tua Bolsonaro

        1. L. L. Diz

          Mas distribuir renda aos menos favorecidos é o comunismo na prática.

          Mas isso é bom pra todos!

          1. Alessandro Diz

            Só não concordo com o veto em relação a ação despejos. E a inclusão de nomes no spc e Serasa
            Pois ninguém escolheu não pagar nos foi imposto. Por causa deste virus. Agora o que estáva ruim vai piorar. E quem paga? Somente os menos afortunados.

    2. FMDP Capitalista Diz

      Mais um vagabundo da esquerda que apoia o ilícito. Não siga as regras do Governo Federal, libere inadimplentes do seu comércio e/ou da sua família, ok! Seu bosta!

    3. Mcastro Diz

      Porque na tua casa, o que vai no caso sanitário são vocês que aí moram. Mais um analfabeto funcional…

    4. Luiz Diz

      Quem manda é a milícia do “mito”.E os pobres é que se f……. .

  9. Henrique Diz

    O presidente deveria procurar saber porque no início da pandemia o Serasa abaixou o score da maioria das pessoas sem se quer ter atraso em pagamentos, tinha 7? score de 790 e no início da pandemia abaixaram para 490 sem nenhuma base de atraso ou algo para parecido, o próprio presidente sabe que quanto menor o score, menor a chance dos brasileiros conseguirem crédito, aí ela veta um projeto de lei que e em caso emergencial , aí libera bilhões para os bancos fazerem concessão de crédito e estes por sua vez não libera o dinheiro para os brasileiros porque o score está baixo, tudo uma.jogada desse governo e o que leva crer , sempre o povo brasileiro acaba pagando por governantes sem um pingo de noção do que e governar um pais.

    1. Carlos Saulo Diz

      Isso aí camarada só não entendi por que vc tem 7???? Score bom desde quando os políticos fazem algo pro do povo sem lhes dar uma rasteira, agora pense em um político perdido e esse tal bozó cara ele e a equipe dele tão igual a triângulo e zabumba cada um tem um tom vixeeeee

    2. Bozobosta Diz

      Meu score estava 870, caiu pra menos de 500.
      Ridículo.

      1. Moacir Diz

        Fale com o Luladrão, ele te empresta um dinheirinho!

  10. Sérgio Diz

    Vai se informar um pouco mais, antes de falar tanta cousa sem noção.

  11. Nelson Floripa Diz

    Poe o ladrao do lula.

  12. Zé Reabreu Diz

    Vai aprender português antes escrever um comentário!!!

    1. Monica Diz

      FERNANDO C OLIVEIRA, TER EDUCAÇÃO É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE SABER ESCREVER.
      TALVEZ NÃO SAIBA O ÍNDICE DE ANALFABETISMO EM NOSSO PAÍS! APROVEITA QUE ESCREVE TÃO BEM E SE POSICIONA PARA ENSINAR A QUEM NÃO SABE.
      Ah… O principal: você é um grosso.

  13. Wik Diz

    Precisamos , entender que estamos colhendo decisões eradas pelo voto mas uma vez. Quando iremos acorda Em?

  14. Marcio Santos Diz

    O senhor jair m,bolsolixo em primeirà mao demorou para liberar os im préstimos para as empresas, fasendo isso as empresas foram para o spc e serasa aí a desculpa era que não conseguiria empréstimos quem tivesse inadinplente.
    Só assim ele deicha de gastar bilhões deinchando de ajudar.
    Agora ele veta e termina de ves com os pequenos e médios empreendedores
    E só da valor para a nata empresarial.
    Esse cara não deviria administrar uma nacão.

    1. Fernando C Oliveira Diz

      Vá aprender a escrever

    2. Nelson Floripa Diz

      Poe o ladrao do lula. Tolo

    3. Marcelo Diz

      Só analizar seu excesso de erros ortográficos , não precisa ser nenhum expert para saber que vc é da esquerda e gosta de uma facilidade . Minha empresa conseguiu financiamento do BNDES , sabe porque ? Estava em dia com suas obrigações . Aprenda : o DESGOVERNO da esquerda acabou . Pague em dia que terá crédito .

      1. Alairlaliu Diz

        AnaliZar? Se você escreve analisar com z, faça o favor de não tentar corrigir o outro.

    4. Gustavo Diz

      Aprende a escrever analfabeto. “deinchando” COM inCH FOI FODA. FAVELADO INÚTIL VAI TRABALHAR VAGABUNDO!!!!

    5. linda Diz

      todos as pessoas que escrevem errado são a herança do PT na educação. não sabem escrever é ainda falam do governo.

    6. Edson Diz

      vc teve ser petista, esse projeto q o senhor está aí fazendo comentário, é mas uma jogada dos corruptos, querendo enfraquecer o país.sovre a questão da demora de liberar os empréstimos faz parte da embrolio e a própria câmaras fez.

    7. Daniel Diz

      Primeiro aprende a escrever, depois pesquisa alguma informação para só no final abrir a boca, caso contrário ao sai bosta dela.

    8. BerserK Diz

      Essa sua ironia ortográfica, é proposital ou você é leigo mesmo ???

      1. Manoel Diz

        Porra todo politico é ladrão isso entrou na política vai roubar o dinheiro do povo que paga os imposto mais alto do mundo isso é Brasil ,os Brasileiro so vive para pagar imposto para esses politicos ladrões roubar nossos direitos com a reforma trabalhista e previdência ninguém mais vai conseguir aposentar isso é Brasil.

    9. Jefferson Diz

      Eu mesmo tenho um pequeno comércio com essa pandemia n tô conseguindo paga as contas mesmo cartões já n tô conseguindo paga
      Então vou cair no spc serasa só Jesus

    10. Celso Diz

      Mais um asno criticando kkk

      1. Roussos Diz

        Celso seu inutil

    11. Miranda Diz

      Você em primeiro lugar, tem um problema seríssimo de interpretação de texto e por fim, é um mero assassino da língua portuguesa…volta para o Sobral porque o Mobral já foi extinto a décadas.

    12. Jamilton Diz

      Primeiramente, vamos tentar melhorar o nosso português, é de graça e está disponível em vários sites … meu Deus…
      Agora, a idéia de não inclusão de inadimplentes nos cadastros de proteção ao crédito durante a pandemia, gerará, infelizmente, muitas atitudes convenientes de grande parte da população.
      Muitos de nós usaram desta lei para não pagar, e ou pior, adquiram mais dívidas, no nosso popular ” empurrando com a barriga “. Porem, esses teram q pagar suas dívidas quando a pandemia acabar… e aí!? Teremos altas taxas de juros, pois ninguém vai ser doido de emprestar sem garantia de receber, e ou que poucos teram créditos…
      Depois não reclamem q só pobre q não tem crédito e muito menos q nosso Presidente é o culpado.

      1. Coronga verius Diz

        Cada um defende uma tese…os mais inteirados no assunto terá uma boa evolução profissionalmente…os mais chucros ficaram estagnados…partido relegiao cada um tem o seu……estamos vivendo guerra fui obrigado pegar meu crédito banco de 130 mil estourei meu cartão de 20 conto me garanti agora deixo prós banqueiros sem vergonha pagarem e prós políticos fico com nome spc mas não morro fome….fodasse meu nome eu nasci sem ele não vou levar ele também….

    13. Fabio lima Diz

      Vc nem sabe o que é facismo seu idioita,me mostre onde ele é facista,ou melhor me fale o que é facismo,esse facista é muito bom mesmo o stf prende varias pessoas de bem, praticamente manda e desmanda no país e esses imbecis chama o cara de facista,se ele fosse facista ja teria acabado com o stf só p começo de conversa, ninguém vê o que ele faz, continuem se informando pela globo,mais o bom era antes com a turma do PT.

      1. Bruno Diz

        Bolsonaro tem ideologias fascistas, sim. Ele só não implantou uma ditadura pois não consegue pq o Brasil ainda é um país regido pela democracia. Por isso que coexistem os três poderes. Bolsonaro e seus seguidores são tão limitados que não conseguem entender política básica, por isso que saem às ruas pedindo AI-5 e afins. Isso é ANTIDEMOCRÁTICO! Falam tanto da educação, mas são os mais ignorantes.

    14. Jorge Diz

      Em primeiro lugar,pelo menos tente escrever direito, burro igual você, não sabe que para se obter créditos,tem que estar em dia com credores,a economia não tolera caloteiros,nem buteco de esquina sobrevive sem pagamento, puta que pariu,como vocês são burros,nada é de graça neste mundo.heee petistas, vocês já eram.

    15. Inoxx Diz

      im préstimos = empréstimos
      fasendo = fazendo
      inadinplente = inadimplente
      deicha = deixa
      deinchando = deixando
      ves = vez
      deviria = deveria
      nacão = nação

      “Esse cara não deviria administrar uma nacão.”
      Certas pessoas deveriam escrever melhor…

    16. ajs Diz

      Palavras de um comunista e PTralha. Um bom governante é aquele que rouba e deixa seu país mais pobre para seu povo pagar né?

  15. Marcis Diz

    Vai mudar ,sim,um dia muda, ninguém engana por muito tempo…

    1. Liliane Jordão Diz

      Que presidente foram eleger, será que ele acha que com os R$600.00 a pessoas vai consegúir pagar aluguel,contas da casa e comprar alimentos? Ou será que ele acha que as pessoas tem fábrica de dinheiro em casa? Miserável,besta fera, não faz nada pra ajudar a população mais carente. Se essa pandemia continuar do jeito que está, teremos o aumento de mortes pela fome e não pelo covid 19.

  16. RR Diz

    Eu já entendo diferente.
    Que os governantes não podiam fechar as portas dos comércios em lugar nenhum do mundo, porque a fome no mundo vai matar mais do que essa pandemia.
    O que tem a ver a pandemia com os comércios abertos ?
    Porque tanto faz o comércio aberto ou fechado dizem que o povo está morrendo, antes dessa doença sair o hospital da cidade que eu moro ja tinha calamidade os corredores já não cabiam mais de tantas pessoas doentes, porque só agora os hospitais não cabem mais ?
    Eu acredito que as portas dos comércios não podem fechar pra ninguém com ou sem pandemia
    Digo eu sem medo de errar que a guerra vai entrar no mundo, a guerra da fome , os supermercados vão ser saqueados o roubo vai almentar e a criminalidade vai almentar casas vao ser arrombadas a fome vai obrigar muitos fazerem isso como já fazem e de agora pra frente vai só almentar, Não tem presidente e nenhum governo quê pode controlar isso.
    As portas dos comércios tem que abrir.
    Com aglomeração de pessoas ou não quem tiver de morrer dessa doença vai morrer.

    1. Jair Diz

      Esses governador e prefeito só vão entender quando começar a ocorrer saque,roubo e agora o’que fazer? Por a política para fazer repressão,talvez todos os políticos vão saber que uma democracia só é forte se o povo estiver bem não sendo usurpados por seus governantes ,e digo mais comecem a tomar providência antes que sobre venha o mal maior o’que não está longe.

      1. Diz

        Putz…. O assunto era outro seus alienados! Kkkkkkkkk

        1. Monica Diz

          FERNANDO C OLIVEIRA, TER EDUCAÇÃO É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE SABER ESCREVER.
          TALVEZ NÃO SAIBA O ÍNDICE DE ANALFABETISMO EM NOSSO PAÍS! APROVEITA QUE ESCREVE TÃO BEM E SE POSICIONA PARA ENSINAR A QUEM NÃO SABE.
          Ah… O principal: você é um grosso.

    2. saulo Diz

      Concordo em gênero, número e grau. O presidente, como sempre, está CERTO. Só ladrões e traficantes querem a queda do presidente. VÃO PRA CUBA VAGABUNDOS!

      1. Mary Diz

        E só os milicianos não, né?

      2. Paulo Roberto Diz

        No momento difícil que estamos passando, tem gente que fica observando e corrigindo os erros de ortografia dos outros, ao invés de ajudar e fazer algo útil na vida! Tem cada um que se tivesse dinheiro, imagina o que faria com um pobre coitado! Bando de idiotas!

    3. Anti gado Diz

      Nunca li tanta asneira. Aposto que é mais um analfabeto terra planista. Países sérios que fizeram o lockdown da forma correta, hj estão retornando as atividades habituais com número baixo de mortes.

    4. Mineiro Diz

      Não tem não, deixa de falar besteiras , você no mínimo é comerciante irresponsável !

    5. Zamore Diz

      Verdade Onde eu moro é a mesma coisa lutam por um aparelho para trara o câncer eu não tinha nem filho ainda meu filho tem 18 anos já mas como para os governantes não temos importância voltei no nosso presidente e não mim arrependo o erro dele é proteger os filhos mas isso conheço muita gente pobre onde eu moro que também faz o filho rouba a mãe vai lá e paga

    6. River Diz

      Cara vc e um tremendo indiota seu filho do cão! Fala isso pq não perdeu ninguém da família para essa doença, desejo eq vc se foda com essa doença aí vc vai ver seu estupido de ignorante!!!

    7. ajs Diz

      Concordo com você. Ainda digo mais. Querem atribuir as mortes ao presidente que cansou de pedir para não fecharem totalmente o comércio pois a economia ficaria muito prejudicada. Os governantes fizeram leis severas até para quem andava nas rua e deu no que deu. Aí eu pergunto. Valeu a pena tudo isso? Não. Morreu e continuará morrendo muitas pessoas se não houver uma política correta para aparelhar os hospitais públicos para essa doença miserável. Aliás o povo mais pobre há tempo vem morrendo nas filas do SUS. Na época do luladrão só construíram estádios milionários em vez de construir ou até mesmo aparelhar os hospitais. Agora estamos pagando o preço da incompetência dos governantes passados que só pensavam em roubar o nosso suado dinheirinho.

  17. Cláudia Diz

    Muito fácil resolver isso logicamente os serviços de proteção ao crédito tem a vida de todos que compram a crédito.
    Quem tem o hábito de calotear, fecha o crédito para esse, os corretos aquele que nunca falham pode até atrasar mas sempre paga, esse teria um prazo maior para pagar suas dúvidas nesse ano tão difícil.
    Não entendo qual a dificuldade em resolver isso. Se veta geral como o presidente quer vai prejudicar milhões de pessoas honestas se libera até 31/12/2020 como o congresso quer as empresas aumentam os juros e vai pagar o inocente pelo culpado.

    1. Brasileiro Diz

      O comércio perdeu a acessibilidade de pessoas,por não ser prioritario, não houve uma condição de ganho, mais os cartórios de protestos, continuaram trabalhando “alienados com os bancos “com as prioridades de protestar, Se a população foi interrompida de ganhar ,o comércio de faturar, desde o final de março, porque as obrigações de pagar e os protestos também não foram paralisados. Pois trabalhar para ganhar ninguém pode,mais pagar todos tem obrigação neste período, Com isso o nome foi pro Serasa, e agora pra receber uma ajuda do governo, a primeira condição é estar sem restrição .Ou seja a ajuda é pra enriquecer quem não precisam.

      1. Brasileiro Diz

        Só entendam o raciocínio, se vc tem um comércio MEI, faturava 5.000,00 por mês, pra fechar as contas rotineiras. Foi obrigado a fechar, pela quarentena, vem o governo e te socorre com 600,00,. Acredito que a conta não fecha.oi seja os outros 4.400,00 vc é protestado,.Isso o governo realmente deve interferir sim.

        1. Sara Diz

          “O que tem a ver a pandemia com os comércios abertos ?”
          “As portas dos comércios tem que abrir.”
          “Com aglomeração de pessoas ou não quem tiver de morrer dessa doença vai morrer.”

          OIIIIIIIII??????!!!!!!! COMO É QUE É?????!!!!!!

          Bom, se não fosse justamente a aglomeração de comércio aberto, transmitindo esse vírus, eu não tinha perdido membros da minha família que faleceram por causa do COVID, contraído por causa dos comércios abertos. Então não venha me falar que “Com aglomeração de pessoas ou não quem tiver de morrer dessa doença vai morrer.”. Você parece realmente não saber absolutamente nada sobre infectologia. Talvez o dia em que você perder um pai, um irmão e um filho por causa desse vírus transmitido justamente por causa de aglomeração em comércio, aí talvez você acorde e perceba esse monte de besteira que está falando, com base apenas no achismo e sem nenhum, absolutamente nenhum conhecimento real científico.

      2. Ricardo Diz

        Pessoal ao invés de criticar o governo federal, porque não se critica os governos estaduais nos quais o próprio STF deu plenos poderes para decidirem a melhor forma de combate ao covid 19. Não se esqueçam de que o Presidente Jair Messias Bolsonaro havia dito desde o início da pandemia não se pode fechar a econômia do país, econômia e saúde tem que andar juntas. Agora a culpa é do governo federal pela liberação de R$600 de ajuda de custo aos brasileiros? Se o STF não tivesse tirado a autonomia do governo federal nem esses R$600 estariam sendo pagos, sabem porque? Por que nada estaria fechado a econômia estaria a todo vapor ninguém teria perdido seus empregos, empresas não estariam fechando e as mortes estarim acontecendo na mesma proporção ou até menos. Enfim isso tudo foi manipulado para derrubarem o Presidente que só quer um Brasil melhor para todos!

  18. Clerenildo Novaes de Oliveira Diz

    Não entendi nada, o título do texto diz que o presidente vetou, e na matéria diz que ele concordou que durante a pandemia nenhum inadimplente terá o nome nós cadastro do spc/ Serasa. Alguém me explica?

    1. ajs Diz

      É verdade também acho que texto confuso.

  19. Lukas Diz

    Um viva ao Fabrício Queiroz, que estava de quarentena havia um ano e meio. Um viva ao “Anjo” que foi destacado pelo miliciano-mor, dono do Laranjal para proteger os bandidos do Flavinho kid Bozonaro. Um viva a derrocada de um país mergulhado na ignorância e incompetência de um verdadeiro Asno na “prisidencia”. Um viva aos milicos alta-patente que se tornaram serviçais do atual inquilino do palácio do Planalto. Um viva a Sérgio Moro, esse sim, era herói, agora virou santo.

    1. Fernando Diz

      Bom era antes né. Construindo porto em países dos outros pra não pagar nunca.

  20. Licarco Arrola Diz

    A ECONOMIA sem pessoas idiotas não funciona, os idiotas são a peça central do sistema junto com os enganadores.

  21. Magno Diz

    O Presidente está corretíssimo. Todo comunista é sonegador. Imagina quantos iriam usar a desculpa pra não honrar seus compromissos. Tem que proteger também o empresário que gera empregos.

    1. Beijamim Arrolla Diz

      Quer dizer que o Luciano Hang agora virou comunista? Mesmo sem renegar o facista de extrema-direita.

    2. Flávio Carneiro Diz

      Cala a bocs seu filha da puta

  22. Alex Diz

    Porra não entendi a matéria. No 1• paragrafo diz que ele vetou o projeto que proibia a inclusão de nos no SPC, SERASA…
    No segundo diz que tbem proibiu a inclusão.
    Ele vetou a anistia e depois foi ele quem anistiou.??????????????

    1. Renan Diz

      Ele vetou pois seria lei em qualquer época ,o que o texto fala é que devido a pandemia, até o final de 2020 mesmo sem essa lei existem uma MP que proíbe a inclusao no Serasa e SPC das pessoas inadimplentes
      Acho que ele tem razão sim,pois caloteiros fariam a festa se isso virasse lei

      1. Marcos Diz

        Rapaz o cara acerto uma de mil se eu não estou recebendo como vou pagar apos regularizar ai si. Quem não pagar se torna caloteiro os patrões pode sim esperar um pouco tira da suas economia que ganhou anos depois reponha os valores mais como o europeu fala isto e BRAZIL com Z mesmo bem e melhor do que o B de burro fui

    2. Cleiton Diz

      Esse texto está confuso no início. Afinal, ele vetou ou não? Me parece que está proibido a inclusão de devedores no SPC e Serasa né?

      1. Emerson Diz

        Não, pelo contrário, o presidente autorizou a inclusão.

      2. Emerson Diz

        Ele vetou, ou seja, autorizou a inclusão dos devedores no SPC e Serasa, entendeu

        1. Claudio Santana Diz

          Percebi o mesmo.
          Não sei se foi erro de redação ou foi proposital afim de manchar ainda mais a imagem do presidente.

  23. Marco aurelio Diz

    Devemos discutir sim, acompanhar o que fazem, pois hoje a comunicação está muito acessível, com muitas trocas de opiniões. Fundamental para tentarmos eleger o mais próximo das ideias do povo.

    1. Leila Maria R de Oliveira Diz

      Há problemas de coerência no texto da matéria sim…e concordância verbal errada, bem como erro de pontuação….

  24. Luis Diz

    Ele está certo em vetar um projeto como esse.
    Se muitos dão calote já sabendo que o nome vai ficar sujo, imagine sabendo que não vai acontecer nada… E no fim das contas o prejudicado fica sendo o comerciante/empresário.

    1. Moises Diz

      Eu concordo com o veto porque se o caba não pagou uma dívida não pode fazer outra dívida.

  25. Jr Diz

    Com certeza ainda ficam defendendo este sacripanta que ostenta um riqueza incalculável e filhos que enriqueceram de forma ilícita, bem pior que um cidadão que neste momento está passando por situações difíceis sem poder honrar com seus compromissos.

    1. Renato Diz

      Está se referindo, sem duvida ao LULA!

    2. Jeferson Araújo Diz

      Boa noite povo
      Alguém pode me fala o significado da palavra vetou ?
      E tbm pode fala o significado da palavra inclusão tbm por favor

      1. Manoel Diz

        Porra todo politico é ladrão isso entrou na política vai roubar o dinheiro do povo que paga os imposto mais alto do mundo isso é Brasil ,os Brasileiro so vive para pagar imposto para esses politicos ladrões roubar nossos direitos com a reforma trabalhista e previdência ninguém mais vai conseguir aposentar isso é Brasil.

    3. ADRIANO L Diz

      Autentico comentário de quem concorda com quem da calote no comércio. O veto é correto pois não pune o bom pagador.

  26. Pamela Mendonça Diz

    Eu sei de uma coisa eu tô rindo mto com os comentários mto engraçados kkkkkkkkkkk😂😂O Brasil nunca vai mudar vai ser sempre a msm merda a vida toda!😂😂😂😂✌
    Salve galera fica ae discutindo sobre políticos e eles não tão nem ae pra vcs nem sabem que vcs existe!😂😂😂💩😂

  27. Pamela Mendonça Diz

    Eu sei de uma coisa eu tô rindo mto com os comentários mto engraçados kkkkkkkkkkk😂😂😂😂😂😂😂 O Brasil nunca vai mudar vai ser sempre a msm merda a vida toda!😂😂😂😂✌
    Salve galera fica ae discutindo sobre políticos e eles não tão nem ae pra vcs nem sabem que vcs existe!😂😂😂💩😂

    1. Lenira Diz

      Pamela Mendonça, melhor comentário. Vc está certíssima👍

  28. HAMILTON CAIETANO LOPES Diz

    Realmente você colocou um derrubado para governa uma nação

    1. Elisandro Isotton Pereira Diz

      Muito correto o veto do presidente, tem muita gente que pode ir pro SPC e Serasa, mas depois vai dar a volta e limpar o nome pq é honesto, mas tem muito caloteiro que compra e financia já sabendo que não vai pagar e aí quem paga é o cidadão que honra os seus compromissos, pq os bancos elevam os juros pra compensar a dívida dos mais pagadores.

    2. Wik Diz

      Precisamos entender, que estamos colhendo decisões eradas pelo Voto mas uma vez. Quando vamos acorda Em?

  29. Pela Paz Diz

    Alguém consegue defender as ações e omissões desse (des)governo sem atacar os governos passados? Porque quando alguém critica o governo atual, quem o defende sempre cita o P.T? O P.T já não é mais governo faz tempo. O que está sendo feito é de responsabilidade de quem está no poder. Parece até que só existem duas alternativas. Tem muita gente que não aprova o governo atual e não quer mais o retorno dos governantes passados! TODOS nós brasileiros temos o direito de debater ideias e concondar ou não com os governantes eleitos democraticamente. Mas é preciso respeitar a opinião dos outros: ninguém quer ser chamado de gado ou de esquerdopata. Corrupção gente, infelizmente, está presente em todos os governos e em todas as esferas do poder. Na direita, esquerda, centro… e o povo trabalhador e honesto vem pagando essa conta desde o descobrimento do Brasil

    1. Louzival Anicasse do Nascimento Diz

      Concordo plenamente

    2. Vanderlan dos Santos Borges Diz

      Parabéns pelas palavras, o nosso país precisa, sim, urgente de de governos que façam já algo para que os trabalhadores brasileiros possam ter uma vida digna. E não ficar colocando a culpa em a ou b, se eles procurarem reaver seus erros administrativo o nosso país teria outro rumo e nós brasileiros outra expectativa de vida futura.

    3. Bruna Diz

      Seu comentário aqui nessa página foi o mais sensato até agora.. eu tbm tenho esse tipo de visão e apoio quem defende seus ideais sem precisar julgar o próximo.

  30. Brasileiro Diz

    Falta de sensibilidade nao é verdade. Nao se corrige um erro com outro erro. Registra-se para separar pagadores, bons e maus, e lá na frente se estuda as motivaçoes pelas quais isso ocorreu. Açoes de flexibilizaçao de pagamentos já cobrem praticamente todas as obrigaçoes públicas. Dividas privadas sao casos especificos e assim devem ser tratados. Desonesto seria juntar “lé” com “cré”, mas é mais fácil ser populista como a esquerdalha costuma a fingir ser(pq no final somos todos nós que pagamos a conta!). Cortar na carne e fazer o certo é preciso coragem e honestidade, ainda que isso pareça ser duro para uma parcela da populaçao.

    1. André Diz

      Esse presidente energúmeno está a serviço dos ricos… A maioria das pessoas que devem, São pessoas idôneas, mas esse louco coloca tudo no mesmo saco. Só faz isso porque tem dinheiro para pagar suas contas, comportamento de um extrema- direita que não se preocupa com os mais pobres e que pagam mais impostos.

      1. Marcelo Marques Diz

        Quem não pode pagar que não compre sempre foi assim, então o estado de calamidade permite ir aonde for fazendo dividas, e se aproveitando a dar calote em quem quer que seja? Belo conceito o seu. Deve ser algum caloteiro tendo se aproveitar da lei que estava vigente.

        1. Jurandi Diz

          São todos uns bando de idiotas que só enxergam o que querem enxergar
          Enquanto isso a população morre amingua sem ter a quem recorrer por ter eleito um governo que e mais imundo do que os anteriores e so defende seus próprios ideais
          Por exemplo
          Seus filhos.

        2. Lorena Diz

          Está certo em vetar…

        3. So pensar. Diz

          E quem comprou uma casa financiada em julho do ano passado e hj esta sem renda, e quem perdeu a renda e nao pode pagar o condomínio e quem perdeu a renda e tem que pagar plano de saude, pensar so naqueles que podem pagar e fácil porem existe um parte da população que hj nao tem condições de arcar com certas situações não pq são caloteiros e sim pelo estado de calamidade, se a pessoa entrar no spc hj por falta de pagamento de um cartão de credito ou se ela entrar fundo no cheque especial nunca mais elas saem com essas taxas de juros acima de 100%.

      2. Wendel Diz

        Como pode falar que o presidente e o presidente dos ricos
        Pq o Lula tirou todos o pobres da linha da pobreza não tem mais pobres no Brasil o lularapio e o pai da pobreza

      3. Mírian Brito Diz

        Além de xingar … Qual a solução que vc propõe para isso? Já que vc se mostra expert no assunto e superior ao planeamento econômico de um governo orquestrado por mestres e doutores em economia. Deixe sua sugestão.

      4. Carlos Alberto Alves de sousa Diz

        Concordo com presidente… seria um estímulo ao calote se ele aprovasse essa lei..

        1. Carlos costa Diz

          Ele ta certo pq o cara sairia comprando em tudo que e lugar e depois quem ficaria no prejuizo e o empresario. Pq se ele quebrar sera no mínimo uns 10 empregos entao. Ta certo.

      5. Jo Diz

        São tudo ladrão político ladrão kkkkkkkkk

    2. Leonardo Diz

      Gostei, não tem não compre, não e hora de fazer dividas.

  31. Roberto Diz

    Quando surge os problemas o presidente tem que resolver .Cadê os governadores eles não podem fazer algo nos seus Estados ?

  32. Roberto Diz

    O presidente tem razão se as pessoas comprarem e não pagarem isso vai virar uma bola de neve .Se coloquem no lugar de um comerciante é melhor não vender ,do que vender e não receber,O Brasileiro tem a mania de jogar a sua situação pra cima da situação.Foi isso que aconteceu nesses últimos anos . Nos tivemos políticos que nunca pensaram no povo.Li um artigo que nos Estados Unidos o governo também deu o auxílio emergencial por causa do covid e lá eles em vez de usar esse dinheiro eles colocaram a maioria nas poupanças e estão com um recorde na poupança.O brasileiro não lutou para ter um país menos corrupto não lutou para ter melhores salários O estado brasileiro cobra taxas altas de impostos e o povo ainda acha que tem que ficar em casa pensa que agora os políticos estão pensando no bem do povo.Eles querem derrubar o presidente que fala a verdade.

    1. Jurandi Diz

      E você só esqueceu-se de um detalhe né KKK
      La nos Estados Unidos a maioria da população tem emprego.
      E aqui o governo o que tem feito para ajudar a população e simplesmente aumentar impostos e nada de criar emprego.
      Fica a dica idiotas.

      1. ADRIANO L Diz

        Negativo, durante a pandemia o desemprego lá foi recorde. A diferença é que lá o pessoal tem um melhor controle financeiro, procura honrar seus compromissos porque nao tem o papai governo pra ficar banhando ninguém não.

  33. Juliano Diz

    Vai pagar as tuas dividas querido…se não tem condição de ter um carro, compra uma moto, se não tem condição de ter uma moto, compra uma bicicleta, se não tem condição de ter uma bicicleta, anda a pé…não vai morrer…agora vai ali quer te tudo e devendo por aí…pega dinheiro não quer pagar…vcs tão de brincadeira mesmo…

    1. Luiz Diz

      Verdade pouco serviço não estou podendo manter meu carro também não vou me deslocar a pé 30 km pra arrumar respiradores em trabalho voluntário melhor vender o carro comprar uma bike que se foda os respiradores que quebrarem.

      1. Claudio Diz

        A cultura esquerdalha é a mesma do que um viciado qualquer, 13 anos de desgoverno, jogando classe econômica, raça, sexualidade uns contra os outros, corrupção de estatais, cavalo de pau na economia, dinheiro de bancos público para pagar programas sociais quase quebrando as mesmas maia não interessa pra essa gente um país melhor e organizado, se os filhos do presidente esta fazendo farra com dinheiro público tem que ser investigado também porque primeiro são políticos e não filhos de presidente qualquer, agora a esquerdalha acefalado esquece que muitos filhos de corruptos que eram simples empregados se tornaram milionários e ainda continuam, espero que não falem nada sobre isso, haverá muito consumo de drogas e muitas idiotices escritas aqui.

  34. Juliano Diz

    Só reclama quem não paga…uma monte de aproveitador que não que trabalha e pagar as contas…se comprou tem que pagar…muito fácil ir lá pegar e depois dizer que não tem dinheiro…juros só aumenta pq tem um monte de caloteiro…muita gente que nunca trabalhou tá pegando auxílio…quem paga é quem trabalha e só reclama que quer fica devendo.

    1. Andre Diz

      Quem não tem crédito, e nem tão pouco condições de adimplir com seus contratos não tem capacidade para adquirir novos empréstimos, pegar o dinheiro alheia é fácil! Se não tem condições, trabalhe para que tenha, faça esforços, se reinvente, ficar parado esperando ajuda do governo e do céu é que não dá.

  35. CAIO SANTOS DE SANTANA Diz

    Eu apoio!! diante de uma “pandemia” aprovar isso é fazer que o cidadão cave ainda mais sua própria cova se afundando mais em dívidas.
    Pega seu carro e retira o filtro de óleo, deixa passar toda sujeira do oleoo para o motor uma hr o moto da pani, o mesmo acontece com a maquina pública, sem o controle chega uma hr que o os bancos não liberam crédito para mas ninguém por não saber e ter a certeza de quem merece mesmo. Caso libere para todos irá aumentar as taxas para repor os calotes.

  36. Antonio Pimenta Diz

    Tem que acabar com está nota de impedimento que o Serasa dar pras pessoas não conseguem os credito

    1. Daniel Diz

      Pra que serve a ajuda do governo ? Pague as dividas , e não faça churasco….seu nome ficara limpim.

      1. Leonardo Diz

        Gostei, não tem não compre, não e hora de fazer dividas.

        1. Douglas Diz

          O texto é muito complexo , por um lado acredito que se abrir muito excessão como incluir o cidadão no cadastro de inadimplência não será muito a solução , pois o brasileiro é muito mal acostumado salve alguns no meio dessa geração. Acredito que deveria existir um analise de antecedentes dos CPF s que porventura poderiam ser incluídos nos bancos de dados do SPC , é só fazer um pente fino , quem tem a fama de mal pagador fica bloqueado e quem por ventura por uma acidente uma vez ou outra num longo prazo de tempo foi incluído , poderia ser resguardado até o fim da calamidade.

      2. Elisandro Isotton Pereira Diz

        Vc deve estar no governo anterior ainda, por falar de aumento de impostos, é muito simples não quer ir pro SPC vai e negocia direto com o credor, pq eu não tenho que ajudar a pagar a conta de caloteiros e irresponsáveis. Fica a dica esquerdista de plantão.

      3. Wik Diz

        Precisamos entender, que estamos colhendo decisões eradas pelo Voto mas uma vez. Quando vamos acorda Em?

    2. Cida cano Diz

      Concordo plenamente com vc amigo!minha vizinha pagou o q devia o banco.”Mais os dois bancos q ela já pagou,q é o Itaú e o Bradesco: já tem mais d um ano…mas não consegue mais crédito em nenhum lugar q tem esses dois bancos.Tem mesmo q acabar com este impedimento;Nem todo mundo é charlatão!esiste muitas pessoas boas ainda.E nessa pandemia os bancos estão arrebentando nós juros tb, muito triste!eles não tem noção do povo….

  37. Moises Tavares Diz

    Esse é o PR q disse NÃO teremos corrupção (clã atolado até o pescoço) em meio a escândalos sobre escândalos. Advogado de um dos filhotes dá abrigo a bandido, miliciano.
    Conta do colégio do filho 01 pago por rachadinhas…. E nós míseros mortais vivendo de vento
    Chega logo 2022 !!

    1. Brasileiro Diz

      Escândalos e mais escândalos… kkkkk. PIADA… Como todo esquerdista militonto adora “jogar palavras ao vento”…

    2. PAULO Diz

      Tu prefere as rachadinhas da Dilma e do LULADRAO né seu idiota útil.

      1. Peter Carvalho Diz

        Família Bolsonaro só tem SANTO e expertise em ADM pública

    3. Wendel Diz

      Estes vermes que apoiam estes comunistas não tem uma visão que si o presidente Bolsonaro não tivesse eleito imagina o Haddad presidente como seriam o cidadão oprimindo pq já vivemos oprimidos desde 1985 quando estes canalhas comunistas pegaram o poder por ajuda do deste povo inbecil pedindo diretas já agora está aí presidente Bolsonaro sem governar por causas destes comunistas desgraçados tirando nossa liberdade não pense seus esquerdistas si o comunismo for implantado no país que vai ser só nos coservadores que vai sofrer não vcs seus eleitores do Lula vão si fudeu também esperem seus merdas esquerdistas doutrinados

    4. Raul Soares Araújo Diz

      Resumindo. Péssima notícia pra caloteiro

  38. JOÃO PAULINO SOUZA OLIVEIRA Diz

    eles devem corrigir estes BANCOS gue esta prorrogado dívidas não têm nada di prorrogação estão aproveitando di nós almentando cada vez mais nossas dívidas com ó nome limpo esta difícil guero vê guando ã maioria do país estive com restrição é ó gue vai à contece este país não tem mais sentido

  39. ALEX SANDRO MEDEIROS Diz

    Fica complicado, pq muita gente está sem trabalhar e não vai conseguir acertar essas dividas. Pena…

    1. Vicente Ferreira Azara Diz

      As instituições financeiras ganham bilhões por ano.
      Esse lucro é repartido não sei para quem.
      Como uma pessoa pode ser incluída nos serviços de proteção ao crédito muita das vezes por valores muito baixos?
      Os grandes empresários, pegam milhões de empréstimos e no fim não pagam nada.
      Esse score que foi criado é uma vergonha e uma exposição gritante do sigilo do cidadão.
      Esse país não tem jeito, veja o caso dos pequenos empresários que tem verba liberada para empréstimos, onde o governo garante 75% da dívida, o que acontece?
      Simplesmente os bancos ignoram o governo.
      Porque?
      Porque o governo é o maior caloteiro, não paga quase nada.
      Veja o caso do SUS, tem coisa mais desumana?
      Se o trabalhador for pedir um auxílio doença é tratado pelo médico perito como um marginal.
      Vai reclamar para quem?
      Somos iguais perante a lei?
      Que lei?
      O auxílio emergencial está bancando gente rica.
      Porque o governo federal não abre um processo em cima deles?
      Deveria cobrar 100 vezes o valor ilícito.
      Mas não vai acontecer isso nunca.
      Agora se ficar devendo 5,00 Reais para um banco, telefonia etc.
      Pronto cinco anos inadimplente.
      Ninguém vê isso?

      1. Carlos Diz

        E os grandes empresários que não pagam seus impostos, muitos estao inadinplentes, com a receita, não é pouco não são milhões e não pagam, etc aqui em baixo , tá todo mundo parado vai pagar com o que, errou o presidente ,eu mesmo só vou pagar minhas contas depois da calamidade pública e fim de papo.

  40. Éder Diz

    Verdade, o Serasa simplesmente já exclui o cidadão sem entrar pro SPC.

  41. Jonas Diz

    De quê adianta, se o Serasa já taxa o cidadão com notas que influenciam em tudo o que você vai fazer. Mesmo se o cidadão está em dia com tudo, se o Serasa te der ” uma nota baixa de Score”, você não vai conseguir nada

    1. Carlos Roberto C. Coelho Diz

      Governo vetou por falta de sensibilidade, visão da REALIDADE E COMPLETO DESCASO COM MILHÕES DE BRASILEIROS QUE PERDERAM COMPLETAMENTE SUAS RENDAS POR CONTA DA PANDEMIA. COMO PAGAR CONTAS SEM DINHEIRO??? POR MAIS UMA BURRICE VAI SOFRER MAIS UMA DERROTA NO CONGRESSO

      1. JULIO CESAR CUCOLOTTO ORIZZI Diz

        Tenho empresa por causa disso varios mercadistas compram um monte nao pagam, e nao pode protestar, de tanto calote 20 funcionariobpodem ir rua

    2. Aroldo Diz

      Muito bem. Se vc não paga sua dívida alguém vai pagar e isso eleva juros e juros altos ferram com pessoas que pagam dívidas de forma correta, entre outras inúmeras coisas. Parabéns ao PR por continuar a mostrar que gastar dinheiro que não é seu, como os políticos de outrora fizeram, vai dar merda depois.
      O lulismo econômico acabou.

      1. Jonas Diz

        o país está paralisado,a maioria da classe trabalhadora está sem dinheiro, aí vem esse veto,Sr Presidente a maioria que esta sem pagar as contas é pai de família trabalhador, isso é vergonhoso, não é certo em uma situação de pandemia não ter direito respirar, as pessoas estão morrendo de fome e ainda endividados e em muitos casos as famílias ficam penalizadas por muito tempo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?