Bolsonaro se reúne com Maia e outros ministros para discutir Renda Cidadã

Governo procura formas de financiar o novo programa social que irá substituir o Bolsa Família

Nesta segunda-feira (05), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu com Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, para o café da manhã no Palácio da Alvorada. O assunto foi o Orçamento e o Renda Cidadã. Paulo Guedes, ministro da Economia, não participou do momento.

Além de Maia, também estavam no café da manhã Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral, Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, e o senador Márcio Bittar, relator do Orçamento de 2021, do Renda Cidadã e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) emergencial. A assessoria de Guedes afirmou que o ministro irá se reunir com Bittar ainda hoje.

O Renda Cidadã será o novo programa social do governo. Ele irá substituir o Bolsa Família. Bittar já afirmou anteriormente seria financiado com recursos do Fundeb, o fundo para educação básica, e de precatórios, que são as dívidas do governo. Entretanto, o mercado reagiu mal e o governo recuou. Agora, o governo procura formas de financiar o novo programa.

Após descartar o Fundeb e os precatórios para financiamento, o governo busca nova solução. Na última quarta-feira, Bittar e Maia se reuniram, com o primeiro buscando apoio para firmar os detalhes do novo programa social. Já na última sexta-feira, houve desentendimento entre Guedes e Marinho por causa do programa. Foi vazada conversa de Marinho com analistas de uma corretora de investimentos. Na suposta conversa, Marinho teria dito que a ideia de financiar o programa com precatórios foi de Guedes e criticou o ministro da Economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.