Banco Central registra 30 milhões de chaves no Pix

O cadastro das informações para o Pix foi iniciado segunda-feira, 5 de outubro

Na noite de terça-feira (13), o Banco Central informou que já haviam sido cadastradas 30 milhões de chaves de identificação para o uso do Pix. A informação foi atualizada às 18h de terça-feira. O Pix é o novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central.

O cadastro começou a poder ser feito na segunda-feira passada, dia 5 de outubro. Desde então, os brasileiros puderam cadastrar informações nos bancos e instituições de pagamento para utilizar a nova tecnologia.

No dia 3 de novembro, será iniciada a fase de testes do Pix, apenas para alguns clientes selecionados. O serviço ficará disponível para todos os clientes cadastrados em todo o Brasil apenas a partir do dia 16 de novembro.

A chave Pix irá identificar um cliente e sua conta bancária no sistema. É possível utilizar como chave Pix número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ. Há ainda a opção de utilizar uma chave alfanumérica aleatória. Esse cadastramento não é obrigatório.

O Banco Central tem expectativa que o Pix será o grande substituto dos DOCs e TEDs. A nova tecnologia será gratuita, sem cobrança de taxas e ficará disponível em qualquer dia e qualquer horário. A estimativa é que a maioria das transações seja aprovada e finalizada em até 10 segundos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.