A chegada do ano de 2021 trouxe consigo a expectativa pela liberação da antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A antecipação do 13º salário visa, assim como aconteceu em 2020, amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Além disso, a liberação ocorre em um momento em que há um crescente aumento no número de contágios e mortes pela doença, bem como no devido ao atraso na vacinação da população brasileira.
Devido o atraso na aprovação do Orçamento, a antecipação, prevista para fevereiro, somente deve começar a ser liberada em abril. A folha de pagamentos de fevereiro, inclusive, não consta a antecipação do 13º.
Outro ponto que impacta na liberação este mês é de que a aprovação da proposta orçamentária é extremamente importante para destravar a medida.
Limite
Ainda sem aprovação do orçamento, os recursos gastos da União, em sua integralidade, são limitados a uma parte dessa previsão, tornando difícil manobrar os gastos.
Além disso, um outro ponto que ainda tem impacto nada medida é o fato de que em torno de 40% do que está previsto em valor para a Previdência, ainda necessidade de autorização especial por parte do Congresso a fim de que o Poder Executivo exceda o permitido pela chamada regra de ouro. Logo recursos para esta finalidade só podem ser liberados com a aprovação do Orçamento.
É importante destacar, ainda, que a proposta de orçamento somente será votada pelo Congresso no mês de março. Sendo assim, é muito possível que a antecipação da primeira parcela do 13º fique apenas para abril.
Além disso, vale destacar que o governo tinha intenção de liberar o 13º salário do INSS em fevereiro, assim como o abono salarial que, inclusive, já foi liberado.
Vale lembrar também que o objetivo do governo era liberar o 13º salário do INSS bem como o abono salarial no mês de fevereiro. Contudo, até o momento apenas a antecipação do abono salarial foi liberada.
Quem poderá receber o 13º salário do INSS de forma antecipada?
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão; e
- Salário-maternidade.
Vale destacar que por conta do fim dos pagamentos do auxílio emergencial, os segurados do INSS, que incluem os aposentados e pensionistas, também receberão o pagamento do 13º salário de forma antecipada.
Além disso, o pagamento do abono salarial será liberado, funcionando como uma espécie de 14º salário para os pensionistas que ganham até 2 salários mínimos.
Antecipação do 13º salário do INSS foi feita em 2020
Em 2020, as parcelas do 13º salário do INSS foram pagas entre o final de abril e início de junho, por conta da pandemia da Covid-19. De acordo com o calendário oficial do INSS, as parcelas deveriam ser pagas no final do ano, embora fosse comum que a primeira parte fosse antecipada para o mês de agosto.
O Senado ainda analisava a possibilidade de criar em 2020 um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS, com o objetivo de beneficiar os cidadãos que já sacaram o 13º, e ainda encontram dificuldades financeiras por causa a pandemia. No entanto, o projeto não saiu do papel e não foi concretizado.
Tô cansada de ser enganada ! Cheia de dúvidas, meus pais vivendo com um valor que nem paga uma diária de vcs ! Nojo de ser brasileira !
Comentar o que?mas deixe eu citar só um pequeno exemplo,um país em que os idosos são tratados como, ainda estar vivo?enquanto a farra dos bois junto aos políticos existir,ex:sistema em que eles fazem o que querem,intocáveis,são humildes quando eles querem serem eleitos,depois eles só pensam neles e nas famílias deles,acredito muito na lei do retorno,cedo, ou tarde pagam ,a justiça divina não falha,nisso eu acredito e tem mais,dai as doenças/a falta de qualidade nos homens,em cada esquina uma igreja e o aprendemos nada,verdadeiros mentirosos/materialistas.
mentirosos a folha de pagamento não virou coisíssima nenhuma e se estivesse virado vcs são a lei e pode acrescentar a hora que vcs quiser para de Desculpas olha quanto tempo tem que fica com mentiras
Como pode fazer isso com os idosos fica meses prometendo décimo terceiro décimo quarto na hora ga tudo mentira para de ser cruel de fazer agente de palhaços vcs sabia a data dos pagamentos se não colocou porque não quis covardia vcs não tem aposentados é pensionistas em casa
Em 24 horas foi orçado e aprovado o aumento dos salários do Prefeito e vereadores da cidade de São Paulo em 40% que legal políticos do diabo todos vocês não tem valores, os aposentados e pensionistas estão em calamidades tão implorando por um mísero 13° salário porque 80% dos 35 milhões de Aposentados e pensionistas o benefício é um salário mínimo. Vocês políticos vão pagar por isso nas urnas presidenciáveis em 2022. Desses 35 milhões de Aposentados e pensionistas que levem mais um da família pras urnas nós somamos 70 milhões. Em 2022 temos que fazer pegar fogo nas eleições
Que bonito…e o povo sempre tomando na carrapeta, seria em dezembro de 2020 aí virou o ano os ladrões entraram de férias,passou pra fevereiro e agora ainda estão achando que será no mês de maio,cambada de fdps,seus merdas tão com os bolsos estufados de dinheiro e continuam esculachando o povo,e pior que isso na maioria os aposentados,eu moro numa comunidade e minha mãe mora sozinha,nesse momento ela não tem dinheiro pra comprar o remédio dela pra pressão no valor de R$120,00 e teve que pedir fiado num mercadinho e tem gente aí gastando milhões em chicletes,pizzas e LEITE CONDENSADO!!!!!!!!!!!!!!E a antecipação do décimo terceiro de fato são deles (aposentados)e esses nojentos SAFADOS querem mais que os aposentados morram de Covid19 ou peguem EMPRÉSTIMO porque de outra forma não terão condições…mas JAMAIS IRÃO ROUBAR O PRÓXIMO ,ASSIM DO JEITO QUE VCS SABEM FAZER TRANQUILAMENTE,TÊM ALGUNS AÍ QUE ATÉ MATAM OU MANDAM MATAR!!!! SAFADOS!!!!!!
Raissa
Só notícia ruim. Agora só pra Antero, depois que a minha dívida ficar maior do que vou receber. Palhaçada. Pra aposentado é sempre a brancas história.