Agência estima que Brasil saiu da lista de maiores economias do mundo

Com a queda de 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e desvalorização do câmbio, o Brasil saiu da lista das dez maiores economias do mundo. A informação foi dada após dados preliminares da agência Austin Rating. Os dados preliminares apontam que a Rússia, Canadá e Coreia do Sul ultrapassaram o Brasil.

O Canadá teve queda de 5,4% no PIB. A Rússia, de 3,1%. E A Coreia do Sul, de 1%. Mas o ranking definitivo será divulgado apenas em abril, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Para isso, será feito um cálculo mais complexo, levando em conta também o poder de compra das moedas.

Em 2020, o Brasil terminou o ranking na 12ª posição, de acordo com o cálculo da Austin Rating. Em 2019 e 2018, o Brasil aparecia como 9ª maior economia do mundo. Este ano, a agência faz a projeção de que o Brasil pode perder duas posições.

As maiores economias de 2020 devem ser, respectivamente, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Reino Unido. Completam o top 10 Índia, França, Itália, Canadá e Coreia do Sul. Rússia aparece na 11ª colocação e o Brasil em 12º.

“O ranking mostra as debilidades que o país vem passando. Enquanto outros países, vêm se mantendo praticamente firmes na sua posição, salvo a Índia, que vem subindo, o Brasil vem perdendo espaço. Isso denota os grandes problemas domésticos do país”, explicou Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating.

Em novembro do ano passado, estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) projetou que a economia do Brasil deveria cair do 9º para 12º lugar em 2020. A queda se explica principalmente pela retração do PIB e perda do valor do real em frente ao dólar.

O cálculo foi feito levando em conta as projeções divulgadas pelo FMI em outubro do ano passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.