Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

14º salário no INSS em 2020: Saiba como será o NOVO pagamento

De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial. De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão. Segundo o senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo por mês.

“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.

“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS. O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.

Sobre o PL

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.

Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.

Veja também: INSS: Antecipação do 13º salário CONFIRMADA após pandemia

Leia Também:

21 Comentários
  1. Valneide Diz

    Fico indignada ,tanto dinheiro desviado ,e para pagar os aposentados nunca tem dinheiro, falam que vai mexer nos cofres públicos ,não entendo esse país é nem os governantes.

  2. Diz

    E um absurdo está politicagem do nosso país.
    Não sou contra a salvaguarda da vida humana, claro que não.
    Porém como já foi dito em um comentário acima, por sinal muito feliz o comentário, quem vive de auxílio reclusão, está recluso porque cometeu infração, é nocivo à sociedade, e recebe mais fácil do que o aposentado, neste nosso país quem pratica delito tem mais direito de quem labutou toda uma vida. Sou a favor do BPC , PORÉM AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA PESSOAS NOVAS COM SAÚDE E QUE A VIDA INTEIRA NAO DEU É NEM QUE DÁ UM PREGO NUMA BARRA DE SABÃO? MEU DEUS QUE PAÍS É ESTE? PESSOAS que estão no poder que a cada dia querem mais, (ainda existe os poucos remanescentes como por exemplo o prefeito da cidade de Colatina para quem tiro o meu chapéu, Sérgio meneguelli) PESSOAS na ganância de juntar/ tomar a força/roubar tanto dinheiro que se lhe fosse permitido viver 3 a 4 vidas indo e voltando não gastaria o que tem.
    A estes “senhores” fica m2u apelo em nome de JESUS Cristo, se não conseguem ter respeito pela classe de labutou uma vida INTEIRA para ter o mínimo de dignidade no final dos seus dias
    Tenham ao menos PENA e deixem de tanta ganância.
    MEU DEUS VCS NÃO PRECISAM DE TANTO DINHEIRO, se vcs não conseguem s3 contentar com o que lhes é devido, que tenham seus padrões elevados de vida, mais peço encarecidamente em nome de JESUS CRISTO:
    NÃO TIREM DE QUEM JÁ NÃO TEM NADA, NÃO TIREM DE HOMENS E MULHERES QUE FIZERAM ESTE PAÍS COM SEU SUOR E HOJE “MENDIGAM” PARA PODER SOBREVIVER.
    QUISERAMOS NÓS QUE A POLÍTICA DO NOSSO PAÍS FOSSE FEITA SÓ DE UM BATALHÃO DE SÉRGIO MENEGUELLI.
    SOCORRO JESUS CRISTO, POIS A POPULACAO DE APOSENTADOS E APOSENTADAS DO MEU PAÍS QUE TANTO AMO ESTÁ MORRENDO A MÍNGUA POR CAUSA DA GANÂNCIA HUMANA.
    NOS SOCORRE SENHOR JESUS.

    PS: A VCS NO PODER QUE NÃO DESISTEM DE LUCRAR COM A MISÉRIA ALHEIA, NÃO SE PREOCUPEM, PORQUE A FATURA VAI SER COBRADA, DISTO VCS TENHAM A CERTEZA.

  3. Sergio A. G. Ferreira Diz

    Só estão falando em décimo quarto salário porque é ano de eleições e não querem perder o voto do aposentado que infelizmente no Brasil é um zero a esquerda e está abaixo de presos condenados e de pessoas que nunca contribuiram com o INSS esses políticos q deixem de embuste e não enganem a classe de quem ajudou a nação.

  4. Vandeir Diz

    Se fosse para aumentar o salário deles a aprovação é da noite pro dia como é os coitados. que lutou a vida inteira pra pegar o salário deles fica com essa pouca vergonha político em fim.

  5. Carlos Alberto Moreira Diz

    PAGARIAM TRANQUILAMENTE O 14º SE NÃO GASTASSEM BILHÕES COM PLANO DE SAÚDE, AUXILIO-MORADIA, AUXILIO-PALETÓ, AUXILIO-CORREIO, AUXÍLIO-COMBUSTÍVEL. SEM CONTAR OS ALTOS SALÁRIOS PAGOS AOS SEUS NOMEADOS E APANIGUADOS. VERGONHA NACARA PARA ELES.

  6. JOSE ALVES FILHO Diz

    Eles deveriam tomar vergonha da cara e deixar de enganar os aposentados que tanto necessita de uma ajuda extra,?eles fazem isso pq não são eles que precisam.

  7. Catarina Diz

    Estamos cansados de enrolação, ano político eles fazem sacanagem com os pensionistas e aposentados,parem com isso,só criam expectativa e depois nada.Aff

  8. Gleidson Andrade de jesus Diz

    Á esperança é a última que more mais utimame que está precisando samos nós aposentado vamos ver até onde vai e qual a desculpa que o presidente vai dá á população aposentadas

  9. Vera Lucia Diz

    O povo tem de parar de votar, se todos fizerem, terão preocupação em saber pq estaria crescendo a inteligência popular. Eu votar em cobra para me morder? Nunca mais verão meu voto. Faz três ou quatro eleições que não vou lá. Tô fora, chega!

  10. Jorge martins Diz

    Está claro que o Paulo Paim não está se empenhando o suficiente, para a aprovação do 14° salário. Certamente, terá que se dedicar à manter o Chico Rodrigues no senado, assim como, reeleger o Alcolumbre na presidência da mesma casa. Nós, que sustentamos, compulsoriamente, toda essa corja, é que ficamos na merda……

  11. Lecir Cardoso Diz

    Seria muito importante,mas de onde vão tirar tanto dinheiro? O auxílio emergencial foi e é muito importante, porém sabemos que a atual situação econômica deixou um grande rombo nos cofres públicos. Vamos torcer para que seja possível o décimo quarto.

  12. jair cardoso Diz

    Como fazendo milagres…. Se o governo que a qualquer custo, aumentar o tal bolsa família, para quem nunca contribuiu… E para nos aposentados e pensionistas, que contribuimos por uma vida toda, não tem dinheiro? Isso é que politicagem… Comprando os pibres com migalhas.

  13. Gilberto Diz

    Teria que ser só para aposentados que não tem carteira assinada, porque conheço vários que tem dois salários e sãos salários autos.

  14. Rogério costa Diz

    Acho q não vai sair é porra nenhuma..já estamos em outubro, é bom nem criar espectativa.estao enrolando uma coisa simples, era só o bozó assinar uma medida provisória, ( emergêncial) q falou tanto em Campanhã o famoso canetaço..e olha q a classe de aposentados foram umas das mais prejudicada com essa epidemia e desemprego inicial, além de manter tiveram q manter familiares desempregado comprar remédio etc etc…vamos bater o panelaço.kkkkbfp..

  15. Cassia Diz

    Tá faltando oq gente aprovação porque o ano já acabando já e só os aposentados n vai ter ajuda 😠 minha mãe precisa muito pós ela é uma senhora doente o tem que comprar remédio pôr favor olha pra nossos idosos 😞 eles tbm tem direito

  16. Vera Lúcia Diz

    Tomara ser verdade. Bom demais.

  17. Maria Zélia Diz

    Tomara que seja aprovada essa lei , para já recebeu 13 .foi bem vindo mas se o décimo quarto for aprovado salva minhas contas

  18. Wendson Diz

    Seria, bom se este 14 salário fosse pago todos os anos e não apenas neste ano por conta da COVID-19.

    Por que, os Senadores e Deputados Federais e Estaduais não param p/ pensar nisso (se é que eles querem o “bem do pais” né) ?

  19. Maria Lúcia Oliveira Porto Brás Diz

    É pura mentira

  20. Antonio Diz

    SERIA MUITO BEM VINDO O 14 SALÁRIO,MAS DINHEIRO NÃO NASCE EM ÁRVORES,O GOVERNO ESTÁ FAZENDO MILAGRES ATENDENDO MIlLHÕES COM O AUXILIO EMERGENCIAL,,NA MINHA OPINIÃO ESSE SENADOR PAIM ESTÁ FAZENDO POLITICAGEM AS CUSTAS DOS APOSENTADOS

  21. Waldireni Dettmann Diz

    Quanto tempo falta ainda pra mim aposentar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?