O senador Paulo Paim (PT-RS) realizou o encaminhamento novo pedido de urgência para que o Projeto de Lei (PL) 3.657/2020, que prevê a criação do 14º salário emergencial, seja aprovado o quanto antes, uma vez que a proposta já foi apresentada desde o ano passado e o ano de 2021 chegou sem nenhuma novidade.
Segundo a proposta, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.
A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão.
De acordo com dados do senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo mensal.
“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.
“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS.
O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos.
Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.
Sobre a proposta do Projeto
A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo.
O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.
Veja Também: Últimas Notícias do Brasil e Fique 100% informado(a)
A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.
Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.
Com a chegada do ano de 2021, as chances de aprovação da proposta só diminuem, uma vez que o pagamento tinha expectativa de ser liberado no fim de ano passado.
esse governo nem está para os aposentados prometem,prometem e nada fazem estamos sobrevivendo graças aos filhos e genros que nos auxiliem, o governo só ajuda quem nunca trabalhou com esses abonos emergenciais, agora vão liberar mais 4 parcelas para esse povo, vergonha nacional isso sim e os aposentados não receberam na verdade nada diante deste povo que nunca trabalhou, eu votei no Bolsonaro sim e com orgulho só que como aposentado ele e sua equipe esta písando na bola, tomara que revejam esse assunto com a maxima urgencia.
Só enrolação e quem precisa mesmo tá se enchendo de dívida enquanto ninguém resolve nada, pq cobrar multa por inadimplência de agua ,Luz eles não deixam. Só de impostos se paga três quartos do valor da conta. Nem se fala da comida que ainda temos o hábito de comprar pq logo logo nem isso vai dar.
Eu acho que tem que ajudar aposentados que ganham salario minimo o auxilio e pro bebum beberem que eu ja vi
Preciso muito do 14 pois tô muito endividado vai ajudar muito.tive que pegar dinheiro a juros muito alto, Vai me ajudar muito. Obrigado por esse espaço.
Preciso pagar as contas que estão atrasadas
Os parlamentares estão cagando e andando para os aposentados por isso não vai ter nada de 14 salário.
Gostaria de saber sobre a antecipação do décimo terceiro dos aposentados. Não sei o total dos aposentados no país. Somente pensem bem em quem votar na próxima eleição em 2022. Escolham bem seus representantes, tanto no senado, congresso e, principalmente no seu presidente.
Foram dados, pra quem não precisava, mais de 45 bilhões de reais. Inclusive para funcionários públicos.
E nós, como ficamos? Pensem bem antes de botar.
Esse senador do PT não tem vergonha na cara com essa proposta de décimo quarto salário. Porque não doa o seu salário para os necessitados.Fazer continência com o chapeu dos outros é fácil. Eu odeio esse povo hipócrita do PT.
Sabe que o governo federal esra fazendo milagres para pagar o auxílio emergêncial, pq Sr. Paim os políticos não contribui com o seu salário pois foi os únicos que ainda não fizeram nada para ajudar.o país a não ser ter desviados trilhões dos cofres públicos anterior ao governo do Sr. Bolsonaro . Pensa ,o pais todo ajudando no que pode e vc dando ideia de usar nosso próprio dinheiro , usa o seu é dos colegas políticos. Faça a sua parte .