O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi um plano do governo federal para estimular o crescimento econômico brasileiro.
O governo por meio de investimentos em obras de infraestrutura; entre elas:
O PAC existiu até 2019, quando os investimentos acabaram encerrados. O assunto poderá aparecer em provas do Enem, vestibulares e concursos públicos. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
O PAC foi criado no governo Lula em 2007, prevendo investimentos da ordem de 503,9 bilhões de reais até 2010.
O capital utilizado pelo PAC foi captado das seguintes fontes:
No lançamento do programa, o governo anunciou uma série de ações visando favorecer a implementação dos projetos. Entre as principais medidas, estavam:
No começo de 2009, o governo federal anunciou um aporte de R$142 bilhões para as obras do PAC. A inserção de recursos visava a geração de empregos no país e a redução do impacto da crise mundial na economia do Brasil.
No ano de 2011, foi lançada a segunda fase do PAC, durante o governo Dilma. O PAC 2, continuou com o mesmo propósito, contando com subsídio de novos recursos, aumentando a parceria com estados e municípios.
Os investimentos realizados através do PAC foram fundamentais para aumentar a oferta de emprego no Brasil, assim como melhorar a infraestrutura e desenvolvimento econômico em todo o país.
O Programa foi encerrado em 2019 pelo governo federal, quando todos os novos investimentos foram paralisados.
Todavia, em 2020, o governo anunciou um novo planejamento para criação de um programa destinado ao crescimento econômico baseados em investimentos em infraestrutura.
Para maiores informações sobre o PAC, acesse o site do programa aqui.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também –