A lei da oferta e demanda – ou procura – busca o equilíbrio econômico na compra e venda de bens e serviços.
A saber, ela esta presente em boa parte das economias do mundo e existe para equilibrar o mercado e controlar a relação entre os comerciantes e os clientes.
No capitalismo a oferta e demanda por um produto ou serviço é o mecanismo que faz o sistema funcionar. Além disso, através dela pode-se regular o mercado em termos de quantidade produzida e o preço das mercadorias e serviços.
Ademais, trata-se de uma ferramenta fundamental para o liberalismo econômico, influenciando diretamente nos preços e na distribuição e produção de recursos, regulando automaticamente o mercado.
Lei da oferta e demanda poderá aparecer em provas de concursos, vestibulares, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
A lei foi criada pelo filósofo e economista britânico Adam Smith. Onde ele compreende a relação entre o equilíbrio dos preços do mercado de acordo com a oferta e procura de um bem e serviço.
Vale dizer que a oferta está relacionada a quantidade oferecida e disponível de bens e serviços pelos fornecedores.
A demanda por sua vez relaciona-se com a procura para aquisição de uma mercadoria ou serviço por parte dos compradores.
A lei pode ser ampliada quando se leva em consideração diversos aspectos que são englobados por ela, como por exemplo, a oferta pode ser influenciada por alguns fatores como:
Em contrapartida a demanda por um produto e serviço leva em consideração, aspectos como:
Entretanto, a lei de oferta e demanda não oferece uma visão perfeita do mercado. Tendo em vista que o sistema pode mudar de uma hora pra outra e por isso esse mecanismo serve como uma base econômica para empresas e consumidores.
A lei da demanda pode ser simplificada dessa forma:
A lei da oferta pode ser simplificada assim:
E então, você já tinha estudado sobre lei da oferta e demanda?
Sem sombra de dúvidas trata-se de um tema super em alta nos vestibulares e concursos. Portanto, não esqueça de estudá-lo com profundidade.