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Economia: Cuidados que se deve ter ao levar o carro a um posto de combustível

Quem possui um automóvel nas cidades brasileiras sabe que ao levar o veículo a um posto de combustíveis, muitas vezes se depara com um frentista oferecendo uma série de serviços e produtos. De fato, alguns deles são importantes para a manutenção de seu carro, outros, no entanto, não.

O atendente muitas vezes oferece serviços como a verificação do nível de óleo do motor do veículo, do líquido de arrefecimento, a calibragem dos pneus, e muito mais. Dessa maneira, o cliente fica sem saber o que realmente é importante, o que deve ser considerado em busca de preservar o carro.

Vale ressaltar que os postos de combustíveis não são mais apenas o local onde os condutores abastecem seus automóveis. Longe disso, ele passou a ser também um lugar onde são feitas algumas manutenções dos carros, de modo que o frentista passou a exercer um papel mais importante.

Os donos dos postos de combustíveis passaram a contar com uma renda relacionada a seus serviços e não apenas ao abastecimento do veículo. Seu faturamento atualmente conta com os serviços especializados, de forma que se capte e se conquiste um número maior de clientes.

Inaptidão do motorista

Um dos grandes problemas relacionados aos diferentes tipos de serviços oferecidos pelos frentistas em um posto de combustível é o despreparo. É a inaptidão do condutor sobre as características e aspectos relativos ao seu automóvel e a sua mecânica, ou seja, ele não conhece bem o seu carro.

Por essa razão, o motorista, por desconhecer como seu veículo funciona, fica à mercê dos frentistas, não sabendo realmente o que é ou não necessário para a manutenção do carro. Muitas vezes ele acaba arcando com serviços relacionados ao seu veículo que não são realmente importantes.

Podemos citar como exemplo algumas situações, como quando o condutor leva seu carro ao posto de combustível e se depara com o frentista checando o nível de óleo do veículo no momento em que o motorista estacionou seu carro. Muitas vezes a vareta medidora não faz seu serviço com a precisão necessária.

O óleo deve estar em todo o cárter, onde a vareta chega. O problema é que a aferição pode não mostrar a realidade. Deve-se observar que é preciso esperar cerca de dez minutos antes de se fazer a medição do nível de óleo do automóvel. Portanto, não adianta nada chegar no posto e coletar o seu conteúdo.

Medição incorreta

Se o frentista do posto de combustível fizer a medição do óleo de uma forma incorreta, ele irá sugerir uma ação do condutor, para resolver o problema. No caso, se o motor tiver um nível de óleo acima ou abaixo da margem apontada pela vareta, o motor do carro acabará trabalhando com uma insuficiência ou uma sobrecarga em seu sistema lubrificante.

Vale ressaltar que a utilização de muito óleo, faz com que alguns componentes do motor sofram um desgaste prematuro, reduzindo a vida útil do veículo exponencialmente. Há também uma formação de espuma causada pelo uso excessivo de lubrificante, que atrapalha o seu bombeamento.

Dessa maneira há um elevado atrito, e um aumento das temperaturas internas do veículo, que podem no final das contas danificar o carro. Se for preciso completar o óleo, o indicado é que se observem as suas especificações. Não se deve misturar, por exemplo, o óleo mineral com o sintético, aumentando os problemas correlatos.

Serviços desnecessários

A calibragem dos pneus é feita quase de forma automática por quem leva seu carro ao posto de combustível. O indicado é verificar a sua pressão e enchê-los, quando estiverem frios. É uma maneira de aumentar a precisão do equipamento, principalmente em relação a leitura feita sobre cada pneu.

Alguns carros antigos apresentam problemas em seu sistema de arrefecimento. Muitos frentistas acabam por utilizar água de torneira no carro a fim de completar o nível. O ideal é usar um líquido desmineralizado para que não haja uma corrosão dos dutos internos do automóvel. Portanto, é preciso ficar de olho.

Em relação aos aditivos de combustível, eles podem auxiliar reduzindo o acúmulo de resíduos no sistema de alimentação do veículo. Contudo, eles não são necessariamente essenciais para a manutenção dos carros, como acusam alguns frentistas de postos de combustíveis.