IFRN abre inscrições para Processo Seletivo de cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) já abriu o período de inscrição para o Processo Seletivo 2024 de Cursos Técnicos. De acordo com o edital, as oportunidades são exclusivas para os cursos técnicos de nível médio integrados ao ensino médio.

As vagas visam o ingresso de novos alunos no 1º semestre de 2024. Nesse sentido, poderão se inscrever para essa seleção os estudantes que estão concluindo nesse ano de 2023 o Ensino Fundamental II.

De acordo com o cronograma, o IFRN receberá as inscrições até as 23h59 do dia 12 de novembro (horário de Brasília). Veja a seguir como se inscrever para concorrer às vagas ofertadas e como será o processo de seleção!

Inscrições abertas 

O IFRN está recebendo as inscrições de forma virtual. Desse modo, para se inscrever, os interessados devem acessar a Área do Candidato, no site da Funcern (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN).

No site, os estudantes deverão clicar em “Inscrever-se”, escolher um campus e uma opção de curso e, posteriormente, preencher o formulário eletrônico de inscrição.

Além de informar todos os dados pessoais e escolares, os candidatos deverão indicar também se desejam concorrer às vagas em ampla concorrência ou através do sistema de cotas. 

Taxa de inscrição

De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais). Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão pagar essa taxa até o dia 13 de novembro. O pagamento deverá ser feito por meio de boleto bancário, gerado após a seleção da opção “Boleto” durante o processo de inscrição. 

O IFRN receberá até o dia 31 de outubro os pedidos de isenção da taxa de inscrição. As solicitações deverão ser feitas também através do site da Funcern. Terão direito ao benefício estudantes de baixa renda e egressos de escolas da rede pública de ensino. 

Segundo o Instituto, os estudantes que participaram do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) 2023 devem, obrigatoriamente, efetuar a inscrição no processo seletivo, mas estarão isentos do pagamento da taxa.

Processo Seletivo 2024: Provas

Para classificar os candidatos para o preenchimento das vagas, o IFRN aplicará uma prova composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Fundamental. De acordo com o edital, as provas serão aplicadas no dia 26 de novembro

O documento estabelece ainda que o IFRN aplicará três provas:

  • Língua Portuguesa: 20 questões de múltipla escolha;
  • Matemática: 20 questões de múltipla escolha;
  • Produção Textual escrita: redação em Língua Portuguesa.

De acordo com o cronograma, os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 21 e novembro. Para conferir onde realizará a prova, o candidato deverá consultar o Cartão de Inscrição, que estará disponível para impressão na Área do Candidato. Haverá locais de prova em todos os municípios para os quais há oferta de vagas. 

Vagas e resultados

A oferta total do IFRN através do Processo Seletivo 2024 é de 3.484 vagas em diversos cursos técnicos integrados ao ensino médio. As oportunidades estão distribuídas entre os 21 campi do Instituto localizados em diversos municípios. 

Parte das vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, cerca de metade das vagas são exclusivas para egressos de escolas públicas, com recorte de renda, e percentual para autodeclarado pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência. 

No entanto, os candidatos que forem aprovados dentro do sistema de cotas deverão passar por procedimentos de verificação dos critérios, como o de heteroidentificação. 

A divulgação do resultado final do Processo Seletivo 2024 está prevista para o dia 20 de janeiro de 2024. Nessa data o Instituto divulgará a lista de convocados em 1ª chamada. 

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também UFPel reabre o período de inscrição para cursos de graduação a distância da UAB; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.