Dicas - Concursos Públicos

É Para Já: Como Vencer a Procrastinação

Imagem: twitter.com

Se tem um comportamento que boicota qualquer pessoa na hora de produzir, é a procrastinação.

O deixar para depois, o “mais tarde eu faço”, ou o “já vou” pode se tornar um hábito e estes pequenos adiamentos podem acabar por comprometer grandes metas e projetos.

A procrastinação não é um assunto novo.

Um dos grandes filósofos da Antiguidade, Hesíodo já dizia em 700 a.C. : “(…)um homem que adia o trabalho que necessita empreender hoje está sempre de mãos dadas com a ruína”.

Por isso, desde já devemos prestar atenção para que não nos deixemos levar pelo comportamento contraprodutivo da procrastinação.

Dicas Para Não Procrastinar Mais

Cada pessoa trabalha de uma maneira, tem seu ritmo e segue uma certa programação na hora de produzir.

Sendo assim, as estratégias para otimizar o tempo e seguir produzindo com mais eficiência são pessoais. Porém, alguns comportamentos podem ajudar a não tropeçar na hora de agilizar as coisas.

O primeiro movimento, dar o primeiro passo é o mais importante. Trace pequenas metas para cumprir e aos poucos verá que ao cumprir objetivos menores a sensação é estimulante e esta motivação ajuda a seguir em frente.

Outro ponto importante é não esperar pelo melhor momento para fazer algo. Planeje e execute o que você tem de fazer logo, pois esperar para quando melhorar seu humor reforça o comportamento de procrastinação.

Inteligência emocional, ou seja, saber focar a atividade prática de uma maneira separada de suas emoções é o que muitos estudiosos do comportamento humano recomendam. Deste modo nos habituamos a fazer o que é preciso independente de gostar ou não do que tem de ser feito.

O foco são os resultados então é preciso iniciar o movimento para chegar ao objetivo final mesmo que isto implique em não se sentir exatamente preparado para aquela tarefa. Quando colocamos a concentração totalmente no que se está fazendo e diminuímos nossas distrações, a fluidez de trabalho se faz por si só.

Cultive o hábito de diferenciar exatamente o que é atraso do que é procrastinação. Algumas tarefas acabam por sofrer um atraso por causa de imprevistos ou por depender de outras pessoas e serviços. Isto não é deixar para depois. Isto é ter consciência exatamente de todo o processo, de como tudo acontece.

Organize suas tarefas de modo a enfrentar logo o mais complicado antes. Assim, depois de se dedicar mais e com maior ânimo ao ponto mais complicado, você poderá encarar tarefas mais simples, que exigem menos de você posteriormente.

Lembre-se de respeitar seu ritmo para não correr o risco de parar no meio do objetivo e começar outra tarefa.

Dê uma pausa, respire, tome um café e continue. Ser proativo não significa ser uma máquina.

Uma observação importante é ter consciência de sua dificuldade. Assuma seus vícios de comportamento. Não se engane.

Ao assumir que existe uma tendência à deixar para depois fica mais fácil trabalhar a disciplina. Encare sua procrastinação não como uma falha de caráter ou incompetência, mas um modo de agir que atrapalha muito seus resultados. Olhando objetivamente para o tipo de comportamento que se tem, fica mais fácil focar nas soluções práticas.

Esteja preparado para os imprevistos. Considere as hipóteses, o chamado “plano B” para que você não acabe usando um imprevisto como motivo para deixar para resolver depois.

Um exemplo prático é imaginar a seguinte situação: você tem que começar a fazer exercícios pois o médico recomendou. Mas você pensa à noite” se chover eu não vou”. Com este tipo de pensamento no caso do tempo mudar você já se programou para não fazer a caminhada.

Agora considere este modo de pensar diante da mesma situação: “se amanhã chover no horário de caminhar eu vou no final da tarde e caso chova, estarei com capa de chuva ou então levo o guarda chuva”. Perceba que você condicionou seu comportamento a um imprevisto, mas imediatamente já arrumou uma solução para cumprir a meta.

Habitue-se a criar um plano B para não fugir às suas obrigações. Este é um pensamento proativo altamente recompensador.

Sempre tenha em mente que todas as pessoas uma hora ou outra vão procrastinar algo por diversas razões.

Não seja tão exigente com suas ações e nem tão intolerante com suas falhas ou erros do passado.

O pensamento auto destrutivo é muito fácil de acontecer principalmente se passamos por uma fase de auto estima baixa ou em picos ansiosos.

Permita-se errar e aprender sem grandes condenações ou cobranças. Todos estamos em constante aprendizado e este processo se dá por erros e acertos. O que faz a diferença é como aproveitar o aprendizado, ou seja, o que fazer com o que aprendi lá atrás para não se deixar levar pelo mesmo erro novamente.

O que devemos ter na cabeça é que o comportamento de deixar para depois não vai resolver nada.

Afinal de contas se queremos um resultado diferente, temos de nos comportar de maneira diferente, certo?