A presença de um contador na empresa é ainda uma dúvida para muitos empresários, pois envolve mais uma contratação para a empresa. Por isso que hoje, nós vamos indicar se é obrigatório ter um contador na empresa.
Atualmente, existem 4 formas de se ter os serviços contábeis em uma empresa:
Sim! As Microempresas Individuais, chamadas de MEIs, não têm a exigência legal de possuir alguém responsável para a efetivação dos serviços contábeis. Mas, é preciso que alguém organize os serviços, os documentos e realize o pagamento dos impostos não incluídos no Simples Nacional. Este serviço pode ser feito pelo proprietário, ou pela contratação de algum prestador de serviço contábil.
Os demais tipos de empresa precisam de alguém que realize os serviços contábeis para realizar as seguintes atividades:
Estes documentos precisam ser assinados por um contador responsável para ter validade para a fiscalização. Além disso, o contador deve possuir registro ativo no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
Realizar os serviços contábeis de forma correta e eficaz é de extrema importância para que a empresa tenha conhecimento sobre os movimentos financeiros existentes e favorecer a tomada de decisões em situações cotidianas para o empreendedor.
Assim, a presença do contador na empresa possui grande importância, dentro das funções que o profissional realiza nela, como por exemplo:
Normalmente este processo é bastante burocrático e necessita de muitos procedimentos para a sua efetivação de maneira correta. Assim, o contador sabe todos os encaminhamentos necessários para abrir um CNPJ que é diferenciado para os tipos de empresa existentes.
Além disso, é possível contar com este profissional para definir o capital social, o regime de tributação e a orientação sobre as atividades disponíveis no CNAE para que seja a mais adequada para a atividade que as empresas decidam realizar.
O contador é fundamental para agilizar o processo e possibilitar ao empreendedor, tempo, para resolver os outros trâmites necessários para começar uma empresa.
A partir das informações sobre as entradas e saídas do caixa, o estoque, e a administração de bens e equipamentos, o contador faz a organização e a geração de relatórios com periodicidades mensal, semestral e anual. Estes relatórios são necessários para apresentar à fiscalização.
Assim, o profissional tem condições de organizar o ritmo e a organização da parte legal e financeira da empresa.
Os relatórios gerados pela contabilidade possibilitam ao gestor, dar rumos para a empresa, afirmando quais os pontos que estão dando lucro e os pontos frágeis de atuação. Assim, este profissional pode contribuir para que a empresa cresça de forma saudável, realizando investimentos dentro nas possibilidades da empresa e tomando atitudes em relação aos gargalos de produção.
Aliando as rotinas financeiras à contabilidade, permite que o contador apresente relatórios sobre a situação real da empresa, juntamente com as suas obrigações futuras.
Para a empresa, ter um serviço contábil, seja contratando um contador na empresa, seja contratando uma empresa de prestação de serviços contábeis ou uma franquia de prestação de serviços contábeis, é de extrema importância pois tem condições de facilitar a sua vida na empresa de forma mais eficiente e tomando decisões, mais acertadas.
Acredita-se que a contratação de um contador na empresa, aproxima mais o profissional da realidade dela e possibilita uma maior intervenção, uma vez que a sua preocupação é somente com a empresa contratada.
Quanto à contratação de uma empresa prestadora de serviços contábeis ou uma franquia, o contato com a empresa é mais distante, e não permite conhecer a realidade da empresa e oferecer serviços mais personalizados.
Por fim, agora que você já tem a resposta para a pergunta que dá título ao post de hoje, esperamos que a informação possa ser utilizada da melhor forma!
Desejamos boa sorte em seu empreendimento e conte sempre com especialistas para ter os melhores resultados!