Marketing Digital

E-mail Marketing e a Personalização do Relacionamento Com o Cliente

O e-mail marketing ampara a empresa em diversos objetivos e permite a personalização do relacionamento da marca com o seu cliente. Confira!

Ações complementares através do uso estratégico e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta importante dentro das ações de marketing digital por diversas razões. Uma vez que possibilita que a empresa alcance objetivos e ampare outras ações. 

Sendo assim, através do uso do e-mail marketing é possível:

  • Direcionar e promover artigo do blog;
  • Solidificar a construção de um relacionamento com audiência;
  • Aumentar a taxa de conversão de visitantes para leads, e posteriormente, de leads para vendas;
  • Elevar o tráfego do site de forma qualificada;
  • Elaborar promoções exclusivas para amparar programas de fidelização do cliente; entre outros fatores.

Portanto, é importante que a empresa se direcione para obter os dados dos clientes. Por isso, muitas empresas geram campanhas que objetivam motivar o cliente a inserir seus dados para criar um mailing para ser usado pelo marketing digital. Além disso, é possível disponibilizar cadastros para o cliente receber novidades e promoções exclusivas.

Captura estratégica de e-mails

Por isso, é importante criar estratégias para obter o endereço de e-mail dos clientes, como criar caixa de captura em lugares visíveis no site, geralmente, na página de informações sobre a empresa. No entanto, é possível inserir essas caixas no meio de algum artigo.

Disponibilizar material de conteúdo em troca dos dados dos clientes

 Além disso, o material de conteúdo é uma maneira de reter a atenção do público. Por isso, solicitar e-mail em troca de conteúdo é uma ação muito assertiva. O cliente pode obter diversos materiais como e-books, planilhas, infográficos etc. 

Programação de envio de e-mails

Um software de e-mail marketing como MailChimp também é bastante estratégico. Assim sendo, é possível que a empresa programe envios de mensagens para listas de forma automática, de acordo com a frequência necessária dentro da rotina do cliente. 

A empresa pode criar ou promover produtos próprios ou afiliados, promovendo conteúdos relevantes como indicação de produtos exclusivamente para assinantes.

Sendo assim, o e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que:

  • Gera conteúdo;
  • Aumenta o tráfego no site;
  • Gera receita;
  • Valoriza as ações de fidelização do cliente.
Autoresponder e a personalização das mensagens

Além disso, é possível sequenciar automaticamente o envio de e-mails para uma pessoa a partir de uma execução da própria pessoa. 

Essa sequência é chamada de autoresponder. Ou seja, o visitante se cadastra através de um link no site e passa a receber e-mails de conteúdos variados. São e-mails personalizados que atendem o desejo de compra desse cliente em potencial. 

Por isso, é importante para uma empresa no mercado atual se direcionar estrategicamente, considerando a volatilidade do mercado e os novos entrantes dentro do seu segmento. Sendo assim, o e-mail marketing é uma ferramenta que complementa diversas ações estratégicas.