O aprendizado EAD pode ser uma inovação para os treinamentos de uma empresa, bem como um desafio mediante a resistência de algumas pessoas ao ensino e-learning.
Para tornar o treinamento à distância uma experiência positiva, é necessário que a empresa alinhe recursos tecnológicos e eficiência.
Sendo assim, boas práticas de ensino entram no plano de um eficiente treinamento EAD.
Para que essa realidade virtual torne-se cognitiva, a empresa deve alinhar os objetivos ao público do treinamento. Assim o conteúdo retém os treinados de forma natural.
Sendo assim, a empresa deve investir em uma Definir uma plataforma de Sistema de Gestão de Aprendizagem ou LMS (Learning Management System) que permita personalização da interface.
Esse investimento será decisivo para a eficiência do curso, visto que o aprendizado e-Learning funciona melhor quando o sistema é intuitivo.
Para uma melhor eficiência do treinamento EAD a empresa precisa:
Ter um plano de ensino para e-learning;
Dividir o conteúdo em blocos;
Criar interações ao final de módulo;
Aplicar questionários sobre o conteúdo;
Criar reuniões de vídeos para corroborar o curso;
Investir em uma boa plataforma LMS (Learning Management System).
Um treinamento online precisa ser criado dentro de um planejamento, tal como ocorre com o treinamento presencial.
Dependendo da atividade da empresa, é possível que aplique um treinamento semipresencial. Sendo assim, a plataforma EAD complementa o treinamento presencial.
A educação disruptiva visa quebrar os padrões enraizados na cultura das empresas para melhorar e ampliar a capacidade cognitiva.
Sendo os novos formatos de aprendizagem parte dessa melhoria. Ao passo que plataformas e-learning estarão cada vez mais presentes nas empresas.
O mundo virtual é uma tendência e não é diferente quando falamos sobre o processo de ensino e assimilação.
Todavia, a implementação dessa realidade precisa ser difundida e planejada.