Para aqueles que almejam uma carreira no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM-MG), esta é a oportunidade. Através de uma retificação recente, as inscrições para o concurso público foram prorrogadas até amanhã, 30 de agosto de 2024. Portanto, este é o momento ideal para os candidatos que desejam ingressar nesta área, realizarem as suas inscrições antes que o prazo termine.
Com a organização confiada ao Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), este concurso oferece um total de 303 vagas distribuídas em diversas áreas.
O concurso CBM-MG contempla diversas funções, atendendo às necessidades operacionais e administrativas da corporação. Diante disso, dentre as vagas ofertadas, destacam-se:
Cada função exige habilidades e competências específicas, oferecendo aos candidatos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em áreas estratégicas para o funcionamento eficiente do Corpo de Bombeiros.
Antes de se inscrever neste concurso, é fundamental conhecer os requisitos básicos estabelecidos pelo CBM-MG. Portanto, veja a seguir os critérios fundamentais:
Ao atender a esses critérios, você poderá concorrer a uma das vagas e integrar essa corporação.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais oferece uma remuneração e um pacote de benefícios abrangente. Desse modo, durante o período do curso de formação, o salário inicial de um Soldado de 2ª classe é de R$ 4.360,83, valor que aumenta para R$ 5.097,11 após a conclusão do treinamento e promoção a Soldado de 1ª classe.
Complementando a remuneração, os profissionais do CBM-MG têm direito a benefícios adicionais, como abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme previsto na legislação vigente.
Para aqueles que atendem aos requisitos e estão determinados a ingressar no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o processo de inscrição é simples e acessível. Sendo assim, siga estas etapas:
Lembre-se de conferir todas as informações fornecidas antes de finalizar o processo.
O concurso CBM-MG é composto por diversas etapas eliminatórias e classificatórias. Portanto, prepare-se para enfrentar os seguintes fases:
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no dia 29 de setembro de 2024, das 13h às 17h, em cidades estratégicas de Minas Gerais, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Divinópolis, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Uberlândia, Uberaba e Varginha. Ademais, os locais específicos serão divulgados em 20 de setembro de 2024.
Esta etapa abrangerá diversas disciplinas, variando de acordo com a função pretendida. Portanto, para os cargos de Soldado e Especialistas (exceto Mecânico em Aeronaves), as questões abordarão temas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, Noções de Direitos Humanos e Legislação, Ciências Naturais, Ciências Humanas, Proteção e Defesa Civil, além de Conhecimentos Específicos para os Especialistas.
Já para o cargo de Especialista em Mecânica de Aeronaves, a prova objetiva contemplará Língua Portuguesa, Inglês Básico e Técnico, Raciocínio Lógico e Matemático, Noções de Direitos Humanos e Legislação, e Conhecimentos Específicos.
Além da avaliação teórica, o concurso também incluirá um Teste de Capacitação Física, de caráter eliminatório e classificatório. Desse modo, esta etapa visa avaliar a aptidão física dos candidatos, essencial para o desempenho das atividades operacionais exigidas pela profissão.
Dependendo da função pretendida, os candidatos também poderão enfrentar uma Prova de Títulos, de caráter classificatório, ou uma Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, como é o caso dos candidatos à vaga de Especialista Músico.
Aqueles que forem aprovados nas etapas anteriores terão a oportunidade de ingressar no Curso de Formação de Soldados (CFSd), coordenado pela Academia de Bombeiros Militar (ABM). Este curso intensivo, com duração mínima de oito meses, está programado para iniciar em 23 de junho de 2025 e será realizado na região metropolitana de Belo Horizonte.
Durante o CFSd, os futuros bombeiros militares serão submetidos a um regime de dedicação exclusiva, com atividades escolares e extraclasses após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Portanto, esta imersão completa visa prepará-los para exercer a profissão.
Enfrentar um concurso público como o do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais requer dedicação, preparo e estratégia. Diante disso, algumas dicas para aumentar suas chances: