Educação

Duas universidades brasileiras estão listadas em ranking de reputação internacional

O ranking de reputação global criado pela publicação britânica Times Higher Education (THE), aponta duas universidades brasileiras a figurar entre as melhores do mundo. 

O ranking foi publicado na última quarta-feira (27), e conta com a USP (Universidade de São Paulo) como a brasileira mais bem colocada no levantamento, ao lado de outras instituições internacionais ela figura entre as posições 81 e 90. 

Já a Unicamp (Universidade de Campinas) ficou entre as posições 151 e 175. As duas universidades brasileiras melhoraram o desempenho quando comparado com o mesmo ranking elaborado em 2020. 

A USP subiu dez posições e a Unicamp cinco. Diferentemente dos rankings tradicionais, que classificam as instituições educacionais de acordo com o ambiente de aprendizado, quantidade de pesquisas e citações recebidas pelas universidades e a transferência de tecnologia no ambiente acadêmico. 

O ranking elaborado pela Times Higher Education, considera somente a opinião de acadêmicos a respeito de quais acreditam ser as melhores universidade do planeta nos quesitos ensino e pesquisa. 

Pesquisa

Segundo a pesquisa realizada pela Times Higher Education, foram entrevistados cerca de 10.900 acadêmicos com experiência e com trabalhos publicados em 29 países. 

“É um ranking bastante subjetivo: acadêmicos de prestígio são chamados a citar universidades que achem que estão fazendo um bom trabalho, que tenham visibilidade em conferências, em produção de estudos e na mídia. Mas é uma opinião informada, de pessoas que sabem do que estão falando”, diz Phil Baty, representante da THE à BBC News Brasil.

A representante também afirma que mesmo com a melhora das universidades do Brasil quando comparado o ranking entre 2020 e 2021, elas não se encontram em uma curva crescente. 

 “O ranking de reputação está em sua 11ª edição, e a USP, por exemplo, já chegou a ficar entre as posições 61ª e 70ª”, diz.

Vale destacar que além das duas universidades brasileiras, USP e Unicamp, a única latino-americano a fazer parte do ranking é a Universidade Nacional Autônoma do México, entre as posições 176 e 200.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial 2021: 7ª parcela do benefício está em andamento – confira as datas oficiais